2014-5-07

NEGÓCIOS

Startup Braga lançada em parceria com a Microsoft Portugal e a Microsoft Ventures

A InvestBraga, a nova agência para a dinamização económica de Braga, apresenta hoje o novo acelerador de empresas: Startup Braga. O projeto conta com a assinatura “in partnership with Microsoft Ventures”, um exclusivo de que gozam pouco mais de duas dezenas de aceleradores em todo o mundo e único no universo empresarial português

Startup Braga lançada em parceria com a Microsoft Portugal e a Microsoft Ventures

Com esta parceria, a Startup Braga pode aceder a recursos e know-how da Microsoft, que funcionarão como uma alavanca para o seu desenvolvimento e internacionalização, traduzindo-se em crescimento económico para o País. No lançamento da Startup Braga estiveram presentes o Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho; o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio; o Presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, o Senior Director da Microsoft Ventures, Cliff Reeves; e Caroline Phillips, Diretora de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Microsoft Portugal.

A Startup Braga constitui-se como suporte para o desenvolvimento empresarial e tecnológico de Portugal a partir de Braga, visando contribuir para aprofundar e estimular as valias e o know-how em inovação e tecnologias reconhecidos à região a nível nacional e internacional. O Campus da Startup Braga conta com 4.400m2 no centro da cidade.

As startups, nacionais ou estrangeiras, poderão ter acesso a diferentes programas em função do seu estágio de desenvolvimento. Na aceleração de projetos, o enfoque será nas áreas de inovação em web, mobilidade, e-commerce e internet das coisas. O programa de aceleração visa apoiar startups nacionais de excelência a aumentarem o ritmo de crescimento e internacionalização. Já na área de incubação procuram-se startups em áreas mais alargadas, desde que ambiciosas, inovadoras e com capacidade de internacionalização. As candidaturas já estão abertas, e as startups interessadas podem candidatar-se através do site www.startupbraga.com.

Hoje foi também apresentado um programa de pré-aceleração dirigido a investigadores e estudantes universitários, que pretende apoiar na criação de novas empresas baseadas em conhecimento e tecnologias provindas de centros de investigação.

Com o objetivo de ajudar a Startup Braga a atrair e acelerar startups de elevado potencial que possam vir a ser bem sucedidas no mercado global, a Microsoft Ventures e a Microsoft Portugal proporcionam acesso aos mentores da Microsoft Ventures assim como aos seus programas de aceleração existentes em todo o mundo, e ao App Campus, o programa de aceleração para a criação de aplicações móveis criado pela Microsoft e pela Nokia. Além disso, e como parte do programa BizSpark, estas startups vão beneficiar de acesso a software gratuito. E a Microsoft Portugal irá garantir ainda o acesso a workshops de formação técnicos e nas áreas de gestão, e a serviços baseados na Cloud, assim como a vários dispositivos -telemóveis e tablets - a partir dos quais podem criar novas aplicações e serviços.

Para além da Microsoft, a InvestBraga fez também parcerias com várias empresas, entre as quais a BlueStart da PT, a Startup Lisboa, a PWC, a Edit Value, a Biiz e a Multisector, com vista à oferta de serviços integrados nos programas de aceleração e incubação. Também no apoio jurídico, a incubadora conta com uma parceria com a Startup Telles. No que toca ao registo de patentes, a Startup Braga, em parceria com Patents.pt, vai prestar apoio às startups interessadas.

Para Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, a entidade promotora desta nova startup, “a Startup Braga faz parte da estratégia para o desenvolvimento económico de Braga, neste caso na vertente de inovação e tecnologia, uma área da economia em que a cidade está constantemente a dar cartas”, disse o responsável da Startup Braga, acrescentando que “o facto de podermos contar com uma parceria com a Microsoft Portugal e a Microsoft Ventures demonstra toda a força deste projeto, tendo em conta que esta é uma parceria que apenas alguns, em todo o mundo, conseguiram obter e que nos coloca desde o primeiro dia na rota dos centros mundiais de empreendedorismo e inovação”.


“Estamos encantados por ter a oportunidade de trabalhar em parceria com a Startup Braga e a Microsoft Portugal para ajudar os empreendedores a desenvolver os seus negócios”, afirmou Cliff Reeves, Senior Director da Microsoft Ventures. “Com a correta utilização dos vários recursos, as startups têm aqui uma excelente oportunidade para se internacionalizarem e contribuírem para o crescimento da economia”, acrescentou o mesmo responsável.

A parceria com a Startup Braga é mais um passo que a Microsoft Portugal dá no apoio ao empreendedorismo e à criação de empresas de base tecnológica. Como afirma Caroline Phillips, Diretora de Desenvolvimento Empreendedorismo da Microsoft Portugal, “a Microsoft conta já com um longo historial de apoio a startups desde o lançamento, em novembro de 2008, do BizSpark. Desde então, apoiámos mais de 500 novas startups tecnológicas em Portugal através de um investimento indireto de 3,5 milhões de euros”.

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.