2014-2-10

NEGÓCIOS

Aquisição

Sony vende a divisão Vaio

Os problemas com o gigante japonês Sony parecem estar longe de acabar, com prejuízos estimados de 800 milhões de euros para o atual ano fiscal que termina em 31 de Março, realizar liquidez e conter percas parece ser a prioridade.

Sony vende a divisão Vaio

O impecável design Vaio é uma imagem de marca.

Um fundo de Investimento japonês, Japan Industrial Partners (JIP) , adquiriu o negócio de portáteis Vaio da Sony por um valor não revelado, embora fontes próximas do processo estimem em aproximadamente 300 milhões de euros.

Os Vaio foram uma grande aposta da Sony com o lançamento em 1996, o seu desenho estetizado foi uma imagem de marca do Vaio até hoje, mas na verdade a quota de vendas da Sony no mercado dos portáteis nunca foi muito relevante, independentemente da qualidade, design e inovação amplamente reconhecidas.

Com a descida da venda de portáteis em todo o mundo, justificada em parte pela subida dos Tablet, a Sony afirma que vai concentrar o seu negócio nesse segmento a par dos smartphones onde o gigante japonês superou as suas expectativas no último trimestre de 2013.

Os Vaio vão ser agora produzidos por uma nova empresa da qual a Sony tem 5% do capital , e desconhecesse de momento os canais de distribuição da futura empresa.

A Sony está presente em múltiplos mercados como Smartphones,Tablets e PCs, dos jogos a edição discográfica , distribuição de conteúdos audiovisuais, áudio e vídeo domestico, equipamentos profissionais para cinema digital e estações de televisão , mas foi o mercado de televisores domésticos que fez o atual império que facturou no global das divisões em 2012 algo como 6.8 triliões de yen (49 mil milhões de euros)

E é neste mercado da divisão de televisores que a Sony continua a enfrentar sérios problemas, com a concorrência de empresas como a Samsung e a LG. A empresa anunciou recentemente que vai despedir 5.000 trabalhadores , maioritariamente fora do Japão, plano este que acumula com a reestruturação anterior que visava 10.000 trabalhadores. Estes números tem de ser vistos em perspectiva, porque o grupo emprega aproximadamente 146.000 pessoas.

A saúde financeira do gigante japonês , que apresenta prejuízos quase contínuos desde 2008 é uma preocupação no mercado, Sony constituiu uma verdadeira legião de consumidores leais a marca, que num entanto claramente não são suficientes para o equilíbrio da operação.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.