2022-11-25

NEGÓCIOS

Advertorial

Solução hiperconvergente da Nutanix reduz custos e períodos de manutenção IT da maior produtora de bicicletas na europa

A RTE, fundada em 1983 e agora dedicada à produção de bicicletas, procurou a modernização da sua infraestrutura de data center. A solução foi a plataforma de hiperconvergência da Nutanix

Solução hiperconvergente da Nutanix reduz custos e períodos de manutenção IT da maior produtora de bicicletas na europa

O maior desafio da RTE era a modernização da gestão de sistemas, onde, explica Henrique Valente, Diretor de IT da RTE “o que a RTE tinha era uma organização em silos, mais tradicional, em termos de data center”. 

O desafio para a modernização desta gestão de sistemas nasce porque, apesar de já haver uma virtualização da mesma, esta estava segmentada. Henrique Valente realça que “já tínhamos virtualização na altura, mas era necessário transitar de uma solução que estava segmentada para uma solução de hiperconvergência, onde conseguimos gerir armazenamento, virtualização, etc. tudo numa única plataforma”.

A solução

Após a decisão da modernização da gestão de sistemas, a RTE recorreu a um parceiro que “tem vindo a colaborar com a RTE com projetos de consultoria, no que diz respeito à gestão do Data Center”, como refere o Diretor de IT da RTE, que auxiliou na análise e avaliação de soluções que estão disponíveis no mercado. 

“Analisando a relação custo benefício, a Nutanix acabou por ser a solução mais interessante. A solução de hiperconvergência pareceu a melhor, no que respeita à capacidade de expansão dos data centers”, acrescenta Henrique Valente.

No passado, a RTE já operava com recurso a virtualização. Contudo, as operações estavam segmentadas, o que significa que os colaboradores recorriam a diversas plataformas de gestão de sistemas. Por isso, a RTE contratualizou a solução de hiperconvergência da Nutanix. Henrique Valente, Diretor de IT, refere que “a RTE passou de uma solução segmentada, para uma solução de hiperconvergência, onde é possível gerir o armazenamento, virtualização, etc. numa única plataforma”.

A RTE já detinha virtualização, contudo recorreu também ao Hypervisor de Virtualização para gerir as máquinas virtuais. “A RTE já tinha os serviços aplicacionais de SAP virtualizados e, como havia esta compatibilidade com o Hypervisor de Virtualização da Nutanix, optámos também por esta solução, nesta fase de virtualização”.

O Responsável de IT da RTE destaca ainda que “em termos de escalabilidade, a Nutanix acaba por ter uma solução que permite que tudo seja feito de forma mais direta e fácil. Basta adicionar mais nós para alavancar computação, memória, armazenamento, entre outros. É possível fazer tudo de forma agregada, sem ser necessária a segmentação. Em termos de atualização, o LCM permite que seja feita uma atualização de forma unificada, o que se traduz num ganho maior, com esta utilização de Nutanix”. 

Benefícios

Uma das principais vantagens encontradas na tecnologia da Nutanix por parte da RTE foi a facilidade de gestão de sistemas. “Enquanto, antigamente, os nossos sistemas eram geridos cada um na sua plataforma, hoje conseguimos fazer tudo numa só. Isto acaba por permitir fazer uma centralização de custos, diretos e indiretos, os colaboradores da RTE acabam por ter de gerir apenas uma plataforma, centralizando, assim, o conhecimento e formação dos mesmos. O custo de utilização (TCO) da solução vê-se reduzido a curto e médio prazo”, adianta.

“Em conversa com um dos nossos Parceiros, fiquei a saber que, no passado, a RTE tinha um servidor de nicho, sobre o qual os colaboradores da RTE nunca operaram. Nunca tiveram o conhecimento e nunca valeu muito a pena adquiri-lo, pois eram raras as intervenções, tendo de ser esse parceiro a fazê-lo. Agora, graças à tecnologia Nutanix, isso não acontece, é tudo gerido de forma única, pela RTE”.

Para além dos impactos positivos, a nível interno, o Diretor de IT da RTE reforça que “apesar de a RTE deter alguns elementos físicos separados pelos dois países, onde tem unidades de produção, as soluções da Nutanix foram aplicadas tanto em Portugal como na Polónia. Temos um túnel entre as firewalls, que permite aos nossos colaboradores da polónia aceder aquilo que temos em Portugal e vice- -versa. Conseguimos gerir tudo, a partir de qualquer lugar”.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Nutanix

TAGS

Nutanix

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.