Maria Beatriz Fernandes em 2022-9-26

NEGÓCIOS

Case Study

Solução de BI auxilia negócio da Algeco: “o nosso objetivo é ter todos os dados da empresa nesta versão única da verdade”

Coube à BI4All o desenvolvimento de uma solução de data analytics para a Algeco, empresa especialista em construção modular que procurava uma consultora em BI com forte especialização em tecnologia Microsoft, tendo em vista consolidar a informação do Grupo num único sistema

Solução de BI auxilia negócio da Algeco: “o nosso objetivo é ter todos os dados da empresa nesta versão única da verdade”

O projeto que liga a BI4All e a Algeco viu a luz do dia em 2018, sob a mão de Carlos Cruz, Diretor de IT ENSE, que procurava uma empresa de consultoria em Business Intelligence (BI) com uma forte especialização em tecnologia Microsoft. Foi quando o projeto passou de escala de unidade de negócio para de Grupo, que a BI4All “foi capaz de demonstrar a sua capacidade e flexibilidade para fornecer rapidamente recursos qualificados, apoiados por uma estrutura forte”, diz Jean-Marc Varnet, IT Director Europe da Algeco.

Desafio

A Algeco já tinha serviços de BI em plataformas com proprietários diferentes e em diversos países, o que “originava dispersão de dados e pouca eficiência”, explica José Oliveira, CEO da BI4All. Mais, pretendia “alterar a forma de pensar de colaboradores de algumas funções, que até à data estavam a produzir relatórios em vez de estarem focados na análise de negócio”.

O desafio era “envolver todos os países e construir uma solução que pudesse garantir o mesmo nível de satisfação e resposta às necessidades que tinham com as diferentes plataformas de BI”, reitera o responsável da Algeco. Conta que havia 11 países na unidade de negócios ENSE com sistemas diferentes, pelo que “o contexto era muito diverso” e “havia falta de harmonização entre os sistemas e os processos de negócio”. Foi, então, importante “consolidar os dados de vários países num novo data warehouse” criado para essa unidade estratégica.

Solução

“Estas questões foram rapidamente ultrapassadas com a implementação do iAnalytics, solução que veio consolidar a informação do Grupo num único sistema, proporcionando uma visão ampla do negócio que vem suportar a melhoria na tomada de decisões, tornando-as mais ágeis e assertivas” a nível global, afirma o CEO da BIAll.

A solução desenvolvida pela Microsoft e aconselhada pela BI4All à Algeco permitiu integrar num só local os diferentes dados transacionais de vários ERP da Algeco. “É uma vantagem competitiva real poder calcular e usar as informações dos vários sistemas transacionais: tal permite-nos conhecer uma tendência de mercado, avaliar o desempenho geral das vendas e conseguir monitorizar a penetração dos produtos no mercado”, reflete o responsável da Algeco.

Para os decisores do grupo da Algeco era, ainda, muito importante obter a informação dos principais KPI das novas empresas adquiridas, e “foi aí que esta solução fez a diferença”, conta José Oliveira. Alguns meses após a aquisição, a solução é capaz de fornecer informação relevante aos decisores, já alinhada com o universo do Grupo.

Resultados

“O iAnalytics veio proporcionar à Algeco uma visão 360º do negócio, o que agilizou a tomada de decisão, permitiu identificar os problemas, e encontrar as ações corretivas necessárias rapidamente”, continua o CEO da BI4All. Da mesma forma, com a solução, o Grupo foi “capaz de aumentar a eficiência da força de vendas e o valor acrescentado de Produtos & Serviços”.

O CEO da BI4All acredita que todas as empresas têm a ganhar com soluções de analytics adaptadas às suas necessidades. “Obter de forma simples e rápida insights relevantes para o negócio traz competitividade, flexibilidade e maiores resultados”, afiança. Tendo em vista ter “todos os dados da nossa empresa nesta versão única da verdade, a nossa plataforma iAnalytics”, a Algeco está, continuamente, a melhorar o iAnalytics.

O IT Director Europe da Algeco conta que a empresa quer integrar dados de outras organizações recém-adquiridas, alargar o data warehouse do grupo, e incorporar nova informação. “Até agora o iAnalytics é uma história de sucesso; o caminho ainda não chegou ao fim, mas estamos confiantes que a BI4All nos irá dar suporte por muito tempo”, conclui Jean-Marc Varnet.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.