2023-9-15

BIZ

Sete desafios para o mercado dos data centers nos próximos anos

O crescimento, as soluções sustentáveis, a perturbação da cadeia de abastecimento e a falta de recursos especializados são alguns dos futuros desafios para a indústria dos data centers

Sete desafios para o mercado dos data centers nos próximos anos

Descritos como a “quinta utility”, é cada vez mais difícil sobrevivermos nas esferas pessoal e profissional sem os data centers. No entanto, o constante crescimento do setor é acompanhado pela emergência de desafios que deverão ser enfrentados para assegurar a competitividade dos data centers, o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade e a flexibilidade, escalabilidade e qualidade de serviço esperada pelos clientes.

Neste sentido, a Eaton identifica os sete principais desafios que os players do mercado dos data centers enfrentarão nos próximos anos. Apesar do rápido crescimento da indústria mundial de data centers, avaliado em 466 mil milhões de dólares em 2020 e previsto para atingir 948 mil milhões em 2030, existem desafios subjacentes. A eletricidade necessária para a gestão de dados – com um volume estimado de 175 zettabytes para a próxima década – aumentará em 400% até 2030, algo preocupante, tendo em conta que os data centers já são responsáveis por 1% a 4% do consumo de eletricidade numa escala global, segundo vários relatórios.

Isto tem um custo ambiental associado. Um estudo recente prevê que sejam emitidas 25 toneladas de CO2 para treinar um modelo de Inteligência Artificial (IA) e outras 25 para produzir o equipamento necessário para desenvolver, treinar e operar esse modelo – o que equivale coletivamente a 60 voos entre Londres e Nova Iorque.

Para além da regulamentação governamental estipulada, como a Diretiva de Eficiência Energética da União Europeia, os operadores de data centers estão ativamente à procura de práticas mais sustentáveis para diminuir a sua pegada de carbono. Em janeiro de 2021, mais de 40 organizações comerciais do setor formaram o Climate Neutral Data Centre Pact, sediado na Europa, com o objetivo de tornar os data centers neutros a nível climático até 2030.

Os data centers atualmente podem oferecer uma maior eficiência energética através da incorporação de soluções mais sustentáveis desde o início, diz a Eaton. Com a integração de uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) interativa à rede, o sistema de energia de reserva poderá fornecer serviços auxiliares de energia à rede quando necessário. Ao colocar o controlo total da sua energia nos data centers, isto permite aos operadores escolherem a capacidade a oferecer e quando, bem como o preço, gerando receitas e contribuindo ainda para as energias renováveis. A utilização eficiente do software DCIM, por sua vez, pode ajudar estes profissionais a medir, monitorizar e modelar o seu desempenho energético para evitar desperdícios.

No período pós-pandemia, surgiram desafios como a atual crise geopolítica, que aumentou os custos e a incerteza da segurança do aprovisionamento energético na indústria, agravando também os problemas na cadeia de abastecimento, como o fornecimento de matérias-primas e matérias finais para operações de data centers. A crise sanitária global e os incidentes na Europa de Leste intensificaram estas cadeiras de abastecimento, especialmente de semicondutores e de metais de base essenciais para a construção de data centers.

Relativamente à expansão do território, os data centers estão a afastar-se cada vez mais dos clusters tradicionais onde estão sediadas as principais empresas, como Frankfurt, Londres, Amsterdão, Paris e Dublin, para cidades secundárias das nações económicas e nas capitais de nações económicas mais pequenas. No entanto, encontrar locais adequados, energia e mão de obra de engenharia nessas áreas pode ser desafiante, uma vez que estes países podem não ter a experiência e o pessoal necessários para projetar, construir e operar um novo data center. Uma solução para este desafio é o conceito de data center modular.

A industrialização ou modularização dos data centers possibilita a construção de data centers com uma maior capacidade, mas menos custos, complexidade e tempo. Perante a falta de recursos especializados, os data centers modulares, uma solução “plug and play”, são pré-fabricados por fornecedores experientes e cada unidade modular inclui eletricidade, arrefecimento, controlos e requisitos de segurança para oferecer um sistema tudo-em-um. As vantagens incluem a utilização de pré-fabrico, a integração e os testes fora do local, permitindo uma construção mais rápida e eficiente, não sendo necessário dividir materiais e mão de obra por vários lugares, o que é importante em tempos de perturbação na cadeia de abastecimento.

A construção de data centers em áreas urbanas mais caras, onde muitos clientes estão localizados, pode ser difícil e dispendiosa. A abordagem modular permite economizar custos significativos, sendo que os operadores podem expandir e adaptar facilmente os locais existentes em vez de procurar novos terrenos. Assim, os edifícios subutilizados ou não tradicionais podem ser readaptados para atender à crescente procura de armazenamento e processamento de dados, mantendo os operadores competitivos num mercado concorrido e assegurando o retorno do investimento. A previsibilidade do CapEX é fundamental e, desta forma, todas as especificações são definidas antes da entrega das unidades modulares, eliminando surpresas e tornando as economias do modelo totalmente previsíveis.

ARTIGOS RELACIONADOS

As soluções para o data center
CHANNEL ON

As soluções para o data center

LER MAIS

Colt expande recursos com ligação a novo data centre e estação de amarração de cabos submarinos nos EUA
REDES

Colt expande recursos com ligação a novo data centre e estação de amarração de cabos submarinos nos EUA

LER MAIS

Infraestrutura hiperconvergente: um catalisador para a modernização do data center
OPINIÃO

Infraestrutura hiperconvergente: um catalisador para a modernização do data center

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência
BIZ

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência

LER MAIS

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos
BIZ

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos

LER MAIS

HP lança solução para a indústria de construção em Portugal
BIZ

HP lança solução para a indústria de construção em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.