Rui Damião em 2020-5-28

NEGÓCIOS

Serviços geridos são oportunidade para os Parceiros

Estudo mostra que os Parceiros acreditam que a maioria das suas receitas vai chegar através de serviços geridos, ou managed services, muitos deles relacionados com a cibersegurança

Serviços geridos são oportunidade para os Parceiros

Num mundo cheio de incerteza, uma coisa que é possível garantir é que a procura por soluções por cibersegurança vai aumentar exponencialmente”. É assim que Brian Babineau, SVP & GM da Barracuda MSP, abre o sumário executivo do relatório “The Evolving Landscape of the MSP Business” de 2020, realizado pela CompTIA e pela Barracuda. 

O relatório, que foi publicado já durante a pandemia global provocada pela COVID-19, indica que agora “é a altura para adicionar segurança ao portfólio de serviços” dos Parceiros de Canal que estão na sua jornada enquanto MSP. 

88% dos perto de 300 Parceiros inquiridos indicam que “a procura por serviços de segurança vai aumentar nos próximos 12 meses”. Simultaneamente, 91% planeiam aumentar o número de serviços oferecidos no próximo ano, particularmente no que diz respeito à cibersegurança. 

A procura destes serviços por parte do consumidor final está relacionada, também, com a falta de talento. Com uma dificuldade acrescida em encontrar as competências corretas neste campo, muitas das empresas acabam por se virar para Parceiros de confiança que têm o conhecimento, as competências e a capacidade em termos de tecnologia e serviços para ajudar a proteger a sua organização. 

Managed services como oportunidade 

Por esta altura, o Canal já sabe que os serviços geridos, ou managed services são a grande oportunidade para os Parceiros em todo o mundo. Segundo o estudo da CompTIA e da Barracuda, 69% dos inquiridos indica que esta é a maior oportunidade dentro do Canal para aumentar as vendas e as receitas. Serviços de computação cloud (9%) e hardware (2%) aparecem muito atrás na lista de maior oportunidade para aumentar as receitas. 

No total, 98% dos entrevistados geraram receita com serviços geridos durante o ano de 2019. No entanto, a maioria dos entrevistados opera um modelo de serviços híbridos, com 13% a gerar até 10% dos negócios através de serviços. 

Este ano, quase 40% dos entrevistados gerou metade ou mais dos seus negócios através de managed services, ainda que em diferentes graus. No ano passado, esse número estava em torno de 30%, sinalizando um aumento de 10% no total. 

Os números alteram-se quando questionados sobre quanto é que esperam gerar através de serviços durante o ano de 2020. 

Cerca de 53% dos Parceiros disseram que esperam gerar 51% ou mais dos seus negócios durante este ano através de serviços geridos, com aproximadamente 45% dos entrevistados a esperar gerar até 50% dos seus negócios através de managed services. Os números mostram algo de concreto: os serviços geridos estão a crescer e representam uma fatia cada vez maior na faturação dos Parceiros. 

Mais confiança 

Um dos pontos abordados neste estudo é a confiança. Esta questão é vital num fornecedor de serviços de IT. Os resultados do estudo revelam que 52% dos entrevistados sentiram que a confiança aumentou um pouco entre os fornecedores e os seus clientes. Uma das razões pode-se prender com o facto de que há cada vez mais fornecedores a perceber a importância de cuidar dos clientes durante todo o ano e manter contactos regulares. 

Já os clientes finais esperam que o seu fornecedor de serviços de IT atue como um consultor confiável e os guie pelo caminho certo, oferecendo conselhos e vendendo tecnologia e serviços, porque isso beneficiará os seus negócios em vez de gerar lucro extra. 

Principais serviços geridos 

De acordo com os Parceiros que contam com este tipo de serviços no seu portfólio, estima-se que Backup, Business Continuity e Disaster Recovery (59%) vá ser uma das tecnologias mais promovidas pelo Canal que aposta em managed services, seguido de Network Monitoring and Management (41%), Productivity Apps (38%), Network Security (35%) e Endpoint Security (31%).

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.