2020-10-19

NEGÓCIOS

Case Study

“Sendo uma solução baseada em serviços cloud, as oportunidades de ascensão são inúmeras”

Tendo como objetivo a monitorização constante da utilização dos recursos, a Liga Portugal escolheu uma solução tecnológica baseada nos serviços cloud da Microsoft, o Microsoft Azure

O desafio

A Liga Portugal, pioneira na migração de sistemas e na sua linha aplicacional, sentiu a necessidade de modernizar a sua infraestrutura e as suas aplicações de suporte à operação, incorporando tecnologias mais recentes que permitissem dar uma melhor experiência ao utilizador, ter uma maior flexibilidade na utilização dos recursos e na otimização dos seus custos e reforçar a segurança dos seus sistemas. “Para atingir os objetivos propostos, a Liga Portugal necessitava de uma solução escalável, com uma capacidade de se ajustar às dinâmicas da utilização e que permitisse uma monitorização constante da utilização dos recursos”, afirma Bruno Oliveira, Gestor de Projetos de Desenvolvimento na Liga Portugal.

Após uma análise à realidade tecnológica e aos processos existentes na Liga Portugal e, atendendo à importância dada pela Liga Portugal à inovação e atualização da infraestrutura e serviços, melhoria de experiência de utilizador, otimização dos custos e visibilidade sobre o parque informático, a equipa da Bizdirect recomendou os serviços cloud da Microsoft, o Microsoft Azure, como sendo a solução mais adequada para dar resposta aos desafios que a Liga Portugal pretendia atingir.

A solução

A solução oferecida pela Bizdirect está em crescente adoção pelo mercado, especialmente quando o objetivo passa pela transformação dos processos de desenvolvimento num modelo de CI/CD (Continuous Integration/Continuous Delivery) que utilizam como plataforma o Microsoft Azure.

“Sendo uma solução baseada em serviços cloud, as oportunidades de ascensão são inúmeras. Esta tecnologia encontra-se em constante evolução e a aposta que a Microsoft está a fazer em soluções open source faz com que seja facilmente escalável e extensível com outras soluções existentes no mercado”, explica José Freire, Cloud Services Manager na Bizdirect. A escolha desta solução partiu da necessidade que a Liga Portugal identificou a nível de melhorar os seus processos de desenvolvimento. Tendo em conta a aposta já realizada pela Liga Portugal na plataforma de cloud da Microsoft, Microsoft Azure, “a nossa recomendação incidiu sobre as tecnologias de Continuous Integration e Continuous Delivery”.

Disponibilizada nativamente para Microsoft Azure, a integração destas tecnologias é direta e ao mesmo tempo permite a gestão centralizada de todos os processos, desde o desenvolvimento à passagem a produção. Posto isto, a implementação desta solução passou por inúmeras etapas:

• Migração para a arquitetura de continuidade do Azure e evolução da infraestrutura com a criação de novos recursos;

• Otimização de custos através da validação de máquinas virtuais e sugestão de melhorias;

• Aumento da segurança através da adição de fontes de dados ao portal de Cloud App Security, aumentado assim a visibilidade sobre o parque informático.

Os resultados 

Através da solução cloud da Microsoft, a Liga Portugal conseguiu uniformizar uma gama de serviços tecnológicos no mesmo ecossistema, permitindo utilizar as diversas plataformas, correlacionando as mesmas.

No que diz respeito ao DevOps, a Liga Portugal pretendeu centralizar toda a gestão do seu desenvolvimento aplicacional (repositórios, gestão de issues e pipelines), utilizando as tecnologias de Continuous Integration e Continuous Delivery.

Na perspetiva do Gestor de Projetos de Desenvolvimento na Liga Portugal, “no final do projeto, iremos conseguir atingir os objetivos pretendidos, conseguindo inclusive reduzir timings no que diz respeito ao deployment de aplicações”.

Para José Freire, “o feedback que recebemos por parte da Liga Portugal com a conclusão da primeira fase do projeto foi extremamente positivo. O know how na área de modernização aplicacional da Bizdirect foi ao encontro das expetativas do nosso cliente, que destacou a proatividade e empenho da nossa equipa na implementação de todos os requisitos definidos e na adequação das necessidades à solução implementada”. 

Recomendado pelos leitores

Confinamento: TIC escapam ao lockdown - Atualizado
NEGÓCIOS

Confinamento: TIC escapam ao lockdown - Atualizado

LER MAIS

Atos em negociações para adquirir DXC Technology
NEGÓCIOS

Atos em negociações para adquirir DXC Technology

LER MAIS

Pontual cria roadmap de transformação digital para apoiar escritório de contabilidade
NEGÓCIOS

Pontual cria roadmap de transformação digital para apoiar escritório de contabilidade

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.