Marta Quaresma Ferreira em 2024-4-15

NEGÓCIOS

Case Study

Seidor promove maior suporte e controlo ao negócio da Labialfarma com solução SAP

Uma das grandes vantagens da solução implementada é a sua adaptação aos mais variados setores. A SAP S/4HANA permitiu à Labialfarma tomar decisões mais rápidas através da análise e da identificação de tendências

Seidor promove maior suporte e controlo ao negócio da Labialfarma com solução SAP

O setor farmacêutico caracteriza- se por ser uma área crítica, com requisitos e exigências. Perante esta realidade, a Labialfarma procurava garantir um maior controlo e suporte ao seu negócio em crescimento. A gestão de armazéns, organizada com um processo de consequência ao longo de toda a cadeia logística, implicava também a implementação de um sistema de gestão de armazéns integrado e altamente flexível.

A solução escolhida

A empresa analisou a oferta e experiência da SEIDOR, que trabalha a nível mundial com a SAP, e a escolha recaiu sobre a solução SAP S/4HANA por permitir gerir os diferentes processos de negócio. “Sendo uma solução integrada, a partilha de informação sobre os mesmos dados base foi fundamental para aproximar todas as áreas de negócio e obter uma visualização de todas as partes e de como se encaixam no todo”, explica Mário Amaral, Diretor Geral Adjunto da Seidor em Portugal. Da perspetiva do negócio, Miguel Ferraz, Diretor Geral da Labialfarma, considera que “esta foi a solução que ofereceu melhor adesão ao negócio, potencial de evolução e que se adequava ao crescimento da empresa, fornecendo maior controlo sobre os processos”.

Outra das vantagens está relacionada com a experiência de implementações da Seidor na indústria farmacêutica, recorrendo a uma solução que se adapta aos mais diversos setores de atividade.

Impacto no negócio

De acordo com Céu Mendonça, Diretora de Negócio para as Pequenas e Médias Empresas da SAP, a solução SAP S/4HANA “permitiu à Labialfarma deter o controlo sobre o fluxo de informação, bem como agilizar o seu negócio. A experiência de utilização trouxe benefícios à organização que conseguiu, por um lado, “ter os processos nucleares do negócio integrados numa única solução e, por outro, obter um conhecimento do negócio em tempo real, de forma a atuar sobre o mesmo”.

A solução em causa, que já conta com mais de uma década, é um software ERP de última geração capaz de ajudar as empresas a gerirem o seu negócio e os seus processos no atual mundo digital.

“O que verificamos é que o SAP S/4HANA reforça a capacidade das empresas se adaptarem, contínua e agilmente, à natural evolução do mercado e aos novos desafios económicos, como necessidades de expansão e adaptações na cadeia de valor e de distribuição ou mesmo na área de ESG”, acrescenta Céu Mendonça.

A implementação da solução decorreu em plena pandemia, o que não impediu, contudo, o sucesso e a obtenção de resultados positivos, contribuindo para a melhoria dos “processos de negócio da Labialfarma e, em alguns casos, criando formas de seguir o fluxo de negócio com informação em real time”, esclarece Mário Amaral, da Seidor.

Feedback do cliente

A simplificação e eliminação dos processos burocráticos, a maior rastreabilidade e o maior controlo imediato e efetivo sobre os processos são alguns dos principais benefícios da implementação da solução SAP destacados pela Labiafarma. O diretor geral da empresa farmacêutica destaca a capacidade de “olhar para os processos que temos, e para os dados que a solução SAP S/4HANA disponibiliza, com maior confiança e segurança na informação”.

Atualmente, “com a evolução que é esperada da solução implementada pela Seidor, conseguimos reunir as condições necessárias para tirar partido da capacidade de processamento HANA, o que ajuda a organizar, analisar e a identificar tendências, no sentido de podermos tomar decisões mais rápidas e obter melhores resultados”, remata Miguel Ferraz.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.