2018-12-10

NEGÓCIOS

Schneider Electric distinguida com prémio eCAC40

A Schneider Electric foi mais uma vez reconhecida como uma das empresas com o melhor desempenho na área da Transformação Digital, tendo alcançado o 3º lugar no prémio eCAC40, publicado anualmente pelo jornal económico francês Les Echos

A Schneider Electric obteve a sua maior pontuação no ranking – equivalente a 80,3% - prova do sucesso de ter colocado a área digital no centro da sua estratégia e em benefício dos seus clientes.

 

Schneider Electric é a pioneira digital

A Schneider Electric tem ficado sempre entre os dez primeiros no ranking eCAC40 e foi a primeira classificada em 2014.  A pontuação recorde da empresa de 80,3% nesta edição demonstra que, nesta “competição” cada vez mais difícil, a transformação digital é um imperativo estratégico em todos os setores económicos.

Christel Heydemann, President da Schneider Electric France, que recebeu o troféu, referiu: “O digital está em todo o lado e, para a Schneider Electric, é a chave para uma melhor utilização da energia.”

Adiciona ainda que para uma empresa global como a Schneider Electric, que atua em mercados locais, a transformação digital foi um potenciador da colaboração entre funções. É por isso que a empresa implantou, em 2017, a Schneider Digital, um alicerce destinado a moldar as fundações comuns.

Hervé Coureil, Chief Digital Officer da Schneider Electric, comentou: “A transformação digital é a única forma, em termos organizacionais, de gerar consistência e eficiência, de forma transversal, a um grupo global que está a passar por um forte crescimento externo.”

De facto, a Schneider Electric triplicou o seu tamanho desde 2000, em grande parte através de aquisições. A sua estratégia digital permitiu a otimização dos processos e a implementação de uma estratégia inteiramente centrada no cliente end-to-end em toda a empresa.

 

ADN digital

Em 2009, a Schneider Electric lançou o EcoStruxure, a sua plataforma e arquitetura habilitada para IoT, aberta e interoperável.  Agora impulsionado por serviços digitais e de cloud, o EcoStruxure oferece um valor elevado no que diz respeito a segurança, fiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade.

O EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, sensores, cloud, análise e segurança cibernética, de forma a proporcionar inovação a todos os níveis, desde produtos conectados, edge control, aplicações, analítica e serviços. O EcoStruxure foi implementado em mais de 480.000 instalações, com o suporte de 20.000 integradores de sistemas e developers, conectando mais de 1.6 milhões de ativos geridos através de 40 serviços digitais. Com base no EcoStruxure, 45% das vendas da Schneider Electric foram geradas através da utilização da IoT, em 2017.

Desde 2011, a Schneider Electric adotou progressivamente uma ferramenta de gestão de relações, baseada na cloud para toda a organização. Desde então, tendo como objetivo passar de fabricante de produtos para fornecedora de produtos, soluções e serviços que solucionem os desafios dos clientes, a Schneider tem percebido o retorno que obteve com a sua estratégia digital. O seu indicador "Digital Net Satisfaction Score" subiu 27 pontos desde que foi lançado.

 

Evolução Digital a longo prazo

Apesar das bases da Schneider Electric serem sólidas, a empresa reconhece que há muito a ser feito, nomeadamente para ajudar os seus parceiros e clientes nas suas próprias transformações digitais. Para possibilitar este progresso, a Schneider Electric desenvolveu um Digital Roadmap para 2018 em torno de 6 pilares.

As medidas incluem a estratégia "Digital + Digitize" para explorar novas tecnologias, orientando soluções que se adaptam melhor às necessidades dos clientes, padronizando e melhorando os processos numa procura constante pela excelência operacional.

A empresa também estabeleceu um Comité Digital ao nível dos quadros, tornando a Schneider Electric uma das primeiras empresas do setor a ter uma estrutura de alto nível dedicada a questões como segurança cibernética, experiência digital do cliente e IoT. Outra iniciativa importante foi a criação de um “Barómetro Digital” interno, que mede mensalmente o ritmo da transformação digital da Schneider Electric, garantindo a continuidade da evolução digital, a longo prazo.

Recomendado pelos leitores

“Hoje, existe a certeza de que a segurança não é um custo, mas sim um investimento”
NEGÓCIOS

“Hoje, existe a certeza de que a segurança não é um custo, mas sim um investimento”

LER MAIS

Primavera destaca-se pela relação transparente com os seus Parceiros
NEGÓCIOS

Primavera destaca-se pela relação transparente com os seus Parceiros

LER MAIS

HP diz
NEGÓCIOS

HP diz "não" à Xerox

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.