2018-12-10

NEGÓCIOS

Schneider Electric distinguida com prémio eCAC40

A Schneider Electric foi mais uma vez reconhecida como uma das empresas com o melhor desempenho na área da Transformação Digital, tendo alcançado o 3º lugar no prémio eCAC40, publicado anualmente pelo jornal económico francês Les Echos

A Schneider Electric obteve a sua maior pontuação no ranking – equivalente a 80,3% - prova do sucesso de ter colocado a área digital no centro da sua estratégia e em benefício dos seus clientes.

 

Schneider Electric é a pioneira digital

A Schneider Electric tem ficado sempre entre os dez primeiros no ranking eCAC40 e foi a primeira classificada em 2014.  A pontuação recorde da empresa de 80,3% nesta edição demonstra que, nesta “competição” cada vez mais difícil, a transformação digital é um imperativo estratégico em todos os setores económicos.

Christel Heydemann, President da Schneider Electric France, que recebeu o troféu, referiu: “O digital está em todo o lado e, para a Schneider Electric, é a chave para uma melhor utilização da energia.”

Adiciona ainda que para uma empresa global como a Schneider Electric, que atua em mercados locais, a transformação digital foi um potenciador da colaboração entre funções. É por isso que a empresa implantou, em 2017, a Schneider Digital, um alicerce destinado a moldar as fundações comuns.

Hervé Coureil, Chief Digital Officer da Schneider Electric, comentou: “A transformação digital é a única forma, em termos organizacionais, de gerar consistência e eficiência, de forma transversal, a um grupo global que está a passar por um forte crescimento externo.”

De facto, a Schneider Electric triplicou o seu tamanho desde 2000, em grande parte através de aquisições. A sua estratégia digital permitiu a otimização dos processos e a implementação de uma estratégia inteiramente centrada no cliente end-to-end em toda a empresa.

 

ADN digital

Em 2009, a Schneider Electric lançou o EcoStruxure, a sua plataforma e arquitetura habilitada para IoT, aberta e interoperável.  Agora impulsionado por serviços digitais e de cloud, o EcoStruxure oferece um valor elevado no que diz respeito a segurança, fiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade.

O EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, sensores, cloud, análise e segurança cibernética, de forma a proporcionar inovação a todos os níveis, desde produtos conectados, edge control, aplicações, analítica e serviços. O EcoStruxure foi implementado em mais de 480.000 instalações, com o suporte de 20.000 integradores de sistemas e developers, conectando mais de 1.6 milhões de ativos geridos através de 40 serviços digitais. Com base no EcoStruxure, 45% das vendas da Schneider Electric foram geradas através da utilização da IoT, em 2017.

Desde 2011, a Schneider Electric adotou progressivamente uma ferramenta de gestão de relações, baseada na cloud para toda a organização. Desde então, tendo como objetivo passar de fabricante de produtos para fornecedora de produtos, soluções e serviços que solucionem os desafios dos clientes, a Schneider tem percebido o retorno que obteve com a sua estratégia digital. O seu indicador "Digital Net Satisfaction Score" subiu 27 pontos desde que foi lançado.

 

Evolução Digital a longo prazo

Apesar das bases da Schneider Electric serem sólidas, a empresa reconhece que há muito a ser feito, nomeadamente para ajudar os seus parceiros e clientes nas suas próprias transformações digitais. Para possibilitar este progresso, a Schneider Electric desenvolveu um Digital Roadmap para 2018 em torno de 6 pilares.

As medidas incluem a estratégia "Digital + Digitize" para explorar novas tecnologias, orientando soluções que se adaptam melhor às necessidades dos clientes, padronizando e melhorando os processos numa procura constante pela excelência operacional.

A empresa também estabeleceu um Comité Digital ao nível dos quadros, tornando a Schneider Electric uma das primeiras empresas do setor a ter uma estrutura de alto nível dedicada a questões como segurança cibernética, experiência digital do cliente e IoT. Outra iniciativa importante foi a criação de um “Barómetro Digital” interno, que mede mensalmente o ritmo da transformação digital da Schneider Electric, garantindo a continuidade da evolução digital, a longo prazo.

Recomendado pelos leitores

Tech Data Portugal tem novo Country Manager
NEGÓCIOS

Tech Data Portugal tem novo Country Manager

LER MAIS

Dell Technologies: os resultados do país “que afinal não é assim tão pequeno”
NEGÓCIOS

Dell Technologies: os resultados do país “que afinal não é assim tão pequeno”

LER MAIS

Ricoh adquire empresa para ampliar portfólio de serviços IT
NEGÓCIOS

Ricoh adquire empresa para ampliar portfólio de serviços IT

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.