2023-3-17

NEGÓCIOS

Schneider Electric, Capgemini e Qualcomm aceleram automação industrial 5G

A Schneider Electric e a Capgemini, com o apoio da Qualcomm, personalizaram uma solução de rede privada 5G de ponta a ponta com o potencial de transformar os sistemas de automação industrial

Schneider Electric, Capgemini e Qualcomm aceleram automação industrial 5G

A Schneider Electric, a Capgemini e a Qualcomm Technologies anunciaram a sua colaboração numa solução de elevação automatizada e preparada para 5G. As empresas uniram esforços na conceção e instalação da solução no laboratório de elevação da Schneider Electric em Grenoble, França.

Substituindo as ligações com fios por ligações sem fios e unificando as atuais ligações sem fios do sistema de automação industrial da Schneider Electric, a solução de rede privada 5G demonstra como pode simplificar e otimizar a implementação da tecnologia digital em grande escala em instalações industriais.

Da aviação e indústria automóvel ao fabrico e transporte marítimo de aço, as aplicações de elevação desempenham um papel fundamental nas operações de fabrico e da cadeia de abastecimento, onde as mercadorias e os materiais pesados são transportados ao longo de, possivelmente, centenas de metros. Estas aplicações de gruas são concebidas para funcionar em ambientes industriais exigentes, por exemplo, sob temperaturas extremas e ao longo de grandes distâncias.

A transformação digital está a ajudar os clientes da Schneider Electric a conseguir avanços significativos em termos de produtividade, eficiência e sustentabilidade, mas nenhuma empresa consegue fazê-lo sozinha”, comentou, em comunicado, Marc Lafont, Vice President, Innovation and Upstream Marketing da Schneider Electric. “A Schneider Electric foi sempre defensora da colaboração e da inovação que a transformação digital permite, e esta inovadora solução de elevação de rede privada 5G de ponta a ponta é um exemplo perfeito do poder do trabalho em equipa; iremos testá-la já este ano em instalações de utilizadores finais. Para além disso, a curto prazo validaremos mais casos de utilização industrial de 5G em diversas aplicações de produção discreta, automação híbrida e automação de processos. A médio prazo, vamos experimentar uma integração mais profunda da tecnologia 5G no nosso equipamento de automação”.

Os sistemas de elevação automatizada aumentam a produtividade, a segurança e o desempenho operacional, mas requerem tempos de reação rápidos, alta precisão e fiabilidade, disponibilidade 24/7 e capacidades manuais e autónomas. Para além disso, é necessário que coexistam na mesma rede vários sistemas com câmaras de vídeo para monitorização e operação remotas, bem como PLC (controladores lógicos programáveis) para diversas funções de controlo, incluindo funções de automação, controlo remoto e segurança. As características nativas de baixa latência do 5G permitem que o sistema substitua os cabos de fibra em operações de controlo remoto, dando resposta à necessidade de simplificar a complexidade da rede, reduzir os fios e proporcionar uma conectividade fiável a longo prazo.

Esta colaboração com a Schneider Electric demonstra a capacidade única da Capgemini de se unir aos clientes para tirar partido de tecnologias para inovar e criar novos casos de utilização para o seu setor. A solução 5G de ponta a ponta personalizada para o sistema de elevação da Schneider Electric é um bom exemplo do valor acrescentado do 5G para a comunicação industrial e ilustra perfeitamente o seu potencial para transformar um segmento da indústria”, afirmou Fotis Karonis, Group Leader of 5G and Edge Computing da Capgemini. “As tecnologias de conectividade avançada, 5G e Edge Computing são fortes facilitadores e aceleradores deste avanço no sentido de uma economia digital e de casos de utilização inovadores. Graças a elas, os clientes industriais são capazes de redesenhar sistemas e processos para os tornar mais eficientes, ágeis e inteligentes”.

A oportunidade de utilizar o 5G para impulsionar a conectividade empresarial é extraordinária, pelo que estamos a investir neste ecossistema emergente ao proporcionar inovações práticas para as redes privadas 5G”, acrescentou Enrico Salvatori, Senior Vice President da Qualcomm Europe, Inc. e Presidente da Qualcomm Europe/MEA. “As nossas tecnologias mais recentes estão a acelerar os inúmeros benefícios que as redes privadas 5G modernas oferecem a parceiros como a Schneider Electric e a Capgemini. Ao permitir uma solução pré-integrada com opção de múltiplos fornecedores, juntamente com a tecnologia de gestão e automação Open RAN para agilizar a implementação, gestão e personalização de redes privadas, estamos a ajudar a reduzir as complexidades e a reduzir o tempo de comercialização a nível mundial”.

A Capgemini trabalhou em estreita colaboração com a Schneider Electric para conceber uma solução 5G de ponta a ponta otimizada e identificar os resultados de negócios no caso de utilização industrial da Schneider Electric. Também ofereceu suporte à integração de sistemas com base nas inovações mais recentes da Qualcomm Technologies e ajudou a Schneider Electric a integrar a rede 5G com os seus casos de utilização, de modo a caracterizar e otimizar o sistema. A experiência da Schneider Electric em automação industrial, combinada com o legado da Qualcomm Technologies em tecnologias sem fios, inovações em IA e computação, e ainda com a experiência prática da Capgemini em implementação de redes e integração de sistemas, melhora o desempenho e elimina complexidades, reduzindo o tempo de colocação no mercado e melhorando os indicadores-chave de desempenho para os clientes de elevação automatizada.

ARTIGOS RELACIONADOS

Schneider Electric tem novo hub leader para a zona Ibérica
NEGÓCIOS

Schneider Electric tem novo hub leader para a zona Ibérica

LER MAIS

Schneider Electric reúne Parceiros portugueses em Madrid
NEGÓCIOS

Schneider Electric reúne Parceiros portugueses em Madrid

LER MAIS

Capgemini Engineering anuncia nova managing director
NEGÓCIOS

Capgemini Engineering anuncia nova managing director

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.