Sara Moutinho Lopes em 2018-12-27

NEGÓCIOS

Scandit quer tornar RA no retalho uma realidade em Portugal

A Scandit é responsável por uma tecnologia que recorre à Realidade Aumentada para a leitura de código de barras 1D e 2D através de smartphones ou tablets. A empresa decidiu entrar no mercado português e está cem por cento comprometida em trabalhar com integradores e Parceiros ISV para tornar a utilização de RA no retalho português uma realidade

Scandit quer tornar RA no retalho uma realidade em Portugal

A tecnologia de visão artificial e de realidade aumentada da Scandit permite captar qualquer código de barras 1D ou 2D com o recurso a qualquer tipo de dispositivo de consumo, smartphone ou tablet, sem comprometer a qualidade profissional. De acordo com Jose Luis Rico, country sales manager para Portugal e Espanha da Scandit, “não são necessários dispositivos específicos para a digitalização de códigos em ambientes industriais”.

Recentemente, a empresa decidiu trazer a sua proposta de valor até ao mercado português, por considerá- lo interessante sobretudo nos setores de distribuição, comércio, logística e saúde.

“A tecnologia da Scandit para visão artificial e realidade aumentada ajuda os clientes destes setores – que recorrem a múltiplos processos na captura de códigos de barras – a economizarem nos custos, ao utilizarem dispositivos como o smartphone em vez de equipamentos específicos dispendiosos, e na simplificação dos processos de operação utilizando a Realidade Aumentada”, explica Jose Luis Rico.

Além disso, acrescenta, o recurso à RA no retalho permite “proporcionar informação de valor em tempo real, no ecrã do dispositivo utilizado, associada aos diversos códigos de barras que estão a ser capturados”, tornando-se uma mais valia não só para o setor do retalho, mas também na logística, saúde, transporte, produção, entre outras áreas.

 

Digitalização do retalho e customer experience: uma relação de proximidade

A transformação digital já está presente em todos os setores, e o retalho não é exceção. Além de simplificar os processos dos gestores de loja, a digitalização do retalho consegue proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.

Para as empresas, é fundamental conseguir oferecer a melhor experiência possível, sobretudo nos dias de hoje, em que o consumidor está mais informado e, consequentemente, mais exigente.

A digitalização dos processos de atenção ao cliente em loja, da mobilidade e da gestão de armazéns estão a gerar “diversas oportunidades”, identifica Jose Luis Rico. Para o country sales manager, também a “omnicalidade” está a “proporcionar diversas oportunidades de negócio”.

Assim, a implementação de RA no retalho para a digitalização de códigos de barras desempenha um importante papel para o setor, ajudando a implementar “processos de procura de pedidos, de entregas e de receção de produtos, de gestão do inventário na loja e no armazém”, entre outros, frisa Jose Luis Rico.

 

Parcerias rumo ao crescimento

A Scandit está empenhada em revolucionar o setor com a sua tecnologia e já tem um conjunto de clientes com a sua solução implementada.

A empresa “conta com clientes da área do transporte de mercadorias, retalho alimentar e encontra-se neste momento em fase piloto com clientes da indústria não alimentar, bem como em serviços aeroportuários”, revela Jose Luis Rico.

Para conseguir chegar a mais mercado, é fundamental para a empresa trabalhar com um ecossistema de integradores e Parceiros ISV.

O objetivo, afirma o country sales manager, “é trabalhar com três a quatro integradores e ISVs”. A prioridade da Scandit, neste momento, é formar parcerias com “integradores de sistemas e fornecedores de software independentes dos setores de retalho, transporte e logística”, afiança Jose Luis Rico.

A penetrar no mercado português cem por centro através do Canal, a Scandit necessita de integradores para implementarem os seus produtos nas aplicações dos clientes ou de fabricantes de software com soluções verticais, onde a captura de códigos de barras “é parte integrante de alguns processos”.

“A Scandit proporciona esta tecnologia e os integradores e fornecedores de software independentes devem integrá-la nos seus produtos”, explica Jose Luis Rico.

TAGS

Scandit

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.