Sara Moutinho Lopes em 2018-6-01

NEGÓCIOS

Análise

Sage reforça estratégia "partner first" para o segmento de enterprise

A Sage reuniu mais de 300 Parceiros no Sage Enterprise Management Partner Summit, em Sevilha, onde deixou evidente uma reforçada aposta no segmento de enterprise e o anúncio do modelo de implementação Fast Start para o Sage Business Cloud Enterprise Management

Sage reforça estratégia "partner first" para o segmento de enterprise

Jennifer Warawa, EVP de Partners, Accountants & Alliances, da Sage.

O Sage Enterprise Management Partner Summit passou por Sevilha, Espanha, de 2 a 4 de maio, e juntou 300 Parceiros de mais de 19 países, entre os quais ISVs e VARs. No evento, o fornecedor de software de gestão enfatizou a estratégia “partner first”, com enfoque na angariação de mais Parceiros e a prioridade de crescer a dois dígitos no enterprise, nos vários mercados onde atua.

Só na Península Ibérica, a Sage tem mais de 3 mil Parceiros e 15 mil clientes neste segmento de mercado, formado por médias e grandes empresas. A Sage pretende distinguir-se pela inovação tecnológica e pelo relacionamento com os Parceiros, apontados como o principal motor de crescimento. “O mercado de enterprise representa um investimento bastante importante para a Sage”, revelou ao IT Channel Luis Pardo, CEO da Sage Iberia. Em Portugal, o fornecedor de software de gestão tem uma maior expressão no mercado de SMB, e pretende agora conquistar mais presença no enterprise, mais concretamente entre as médias e grandes empresas. “O mercado português está a crescer e a Sage, que já tem uma posição bem assente no entry level, quer escalar o seu posicionamento e está a avançar muito rapidamente”, disse-nos Josep María Raventós, country manager da Sage Portugal. Este avanço mais célere, nas grandes contas, até à data, “deve-se a Parceiros extremamente bem preparados e com bastante experiência”.

Cloud ainda é desafio para os Parceiros

Embora pretenda aumentar o número de Parceiros, tanto em Portugal como a nível global, a Sage está, sobretudo, empenhada em ter “o melhor ecossistema de Parceiros”, disse ao IT Channel Jennifer Warawa, EVP de Partners, Accountants & Alliances, da Sage. “Preocupamo-nos em estar ao lado deles, em perceber como está o seu negócio a correr, e em que áreas estão a sentir maiores dificuldades, para os podermos ajudar”, explicou-nos. A Sage aposta num programa de Canal pleno de incentivos financeiros, formações, recursos de marketing e vendas, entre outros recursos. “Se mantivermos a nossa base instalada de Parceiros motivada, será mais fácil atrair novos Parceiros para o nosso ecossistema”, sublinhou a responsável global pelo Canal da Sage.

A cloud é central na estratégia da Sage, que está a evoluir a sua oferta em direção a este modelo de entrega. Porém, para os Parceiros, “a migração para a cloud ainda é um desafio”, segundo Jennifer Warawa, existindo ainda uma fatia destes “que não estão preparados”. A transformação do Canal não será imediata e, para garantir que conseguem manter a compensação financeira perante esta nova forma de comercialização, a Sage estabeleceu um modelo que se adapta às especificidades de cada país onde atua e que visa assegurar que as margens não ficam comprometidas com a cloud. “A maior mudança trazida pela venda de soluções cloud é a alteração para modelos de subscrição. Os Parceiros estavam acostumados a vender produtos e a receber o valor total pela venda de determinado produto. Com a cloud, o valor é diluído mensalmente, o que pode ser uma preocupação para os Parceiros”, explicou-nos. As grandes empresas estão mais recetivas à adoção da cloud – nestas, confirmou Josep María Raventós, a migração para a cloud “está muito avançada”. Para a Sage, porém, já não faz sentido que as empresas, qualquer que seja a sua dimensão, tenham os seus processos totalmente on-premises. “Temos soluções para cloud híbrida e outras cem por cento cloud, que evoluem de acordo com a transformação do negócio dos clientes”. O country manager não deixou margem para dúvidas: o grande objetivo da Sage é “contribuir para uma transformação dos negócios sem disrupção”, de modo a que estes não fiquem em risco.

Fast Start chega à Sage Business Cloud Enterprise Management

Para motivar as empresas a apostarem na cloud, a Sage anunciou que o Sage Business Cloud Enterprise Management terá um modelo de implementação via Canal, o Fast Start, desenhado para permitir que os Parceiros entreguem projetos de uma forma mais rápida. Os clientes que escolhem o Enterprise Management com o Fast Start podem começar a utilizá-lo em apenas dois meses, de acordo com a Sage, beneficiando de redução dos custos iniciais através da adoção de um processo padrão e de uma solução pré-configurada.

Também beneficiam de todas as funcionalidades de produto dos módulos principais do Sage Enterprise Management em menos tempo – com a possibilidade de adicionar novos módulos à medida que a empresa cresce. O Sage Business Cloud Enterprise Management é uma plataforma cloud que reúne, numa única localização, a oferta de soluções e produtos cloud da Sage, desde soluções de administração e gestão financeira a software específico para gestão empresarial, sendo uma das principais apostas da Sage.

Parceiros portugueses privilegiam cultura de proximidade

Durante a sessão de abertura do Sage Enterprise Management Partner Summit, Jennifer Warawa disse que, mais do que partilhar novidades, a Sage pretendia “escutar os Parceiros e conhecer as suas necessidades”. O evento contou com a presença de 25 Parceiros portugueses, entre eles a Procensus, que trabalha com o fornecedor desde 2015. “Encontrámos na Sage uma oportunidade para liderar no mercado nacional, nomeadamente em relação ao segmento das médias e grandes empresas”, revelou-nos André Coutinho, partner da Procensus.

A Procensus valoriza a prioridade que o fornecedor dá aos seus Parceiros. “Temos sentido que existe uma enorme recetividade por parte da Sage para ajudar-nos a atingir os nossos objetivos e a crescer”, referiu. “No ano passado conseguimos alcançar 50% de exportação e queremos este ano manter esta tendência”. Com uma área de negócio totalmente dedicadas a Sage X3, a Procensus desenvolveu a App for Sales, uma web app de autovenda que se integra com o X3 e facilita o registo de processos de venda. “A Sage tem uma plataforma aberta, o que nos deu a oportunidade de desenvolver ad-ons e verticais dentro da mesma, que se adaptem às especificidades dos nossos clientes”, explicou Bruno Marques, head of business development da Procensus. “Por sermos o primeiro Parceiro ISV da Sage, em Portugal, conseguiremos certamente diferenciar a nossa oferta no mercado”, salientou.

João Marçal, executive manager da F5 IT, que trabalha com a Sage há mais de dez anos, disse ao IT Channel que uma das principais vantagens de ser Parceiro Sage é “a relação de proximidade” mantida pelo fornecedor. Além do mais, acrescentou Luís Lopes, executive manager, “a Sage aposta muito na inovação e consegue manter-se na vanguarda”. A F5 IT tem projetos implementados com tecnologia Sage em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Angola e Brasil. Com a Sage, a F5 IT já desenvolveu projetos de mobilidade, como a Sales App, que se integra com o Sage X3.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sage pretende crescer a dois dígitos no enterprise, suportada por uma estratégia "partner first"
EVENTOS

Sage pretende crescer a dois dígitos no enterprise, suportada por uma estratégia "partner first"

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.