2022-6-29

NEGÓCIOS

Advertorial

Red Hat e V-Valley: uma Parceria de criação e entrega de valor

O distribuidor V-Valley e a Red Hat estabeleceram uma Parceria em maio de 2021. Um ano depois, o acordo deu frutos: gera valor e suprime necessidades em toda a jornada até ao cliente final. Agora, endereçam ao mercado de Parceiros a solução Red Hat OpenShift

Red Hat e V-Valley: uma Parceria  de criação e entrega de valor

Paulo Rodrigues (à esquerda), Head of V-Valley Division, e Rui Reis (à direita), Partner Alliance Manager at Red Hat

 

O IT Channel esteve à conversa com Paulo Rodrigues, Head of V-Valley Division, e Rui Reis, Partner Alliance Manager at Red Hat, sobre a nova solução OpenShift.

Há precisamente um ano a V-Valley e a Red Hat celebraram uma Parceria de distribuição. Que balanço faz deste período e de que forma melhorou a aproximação entre os Parceiros e o fabricante?

Paulo Rodrigues (P.R.) – Enquanto distribuidor na área de valor, procuramos sempre ter no nosso portfólio fabricantes que, efetivamente, estão nesse mesmo segmento. Neste último ano com a Red Hat, à parte de nos ter permitido enriquecer o portfólio, também nos ajudou numa componente – que gosto de pensar que é a nossa componente maior: fazer chegar conhecimento e desafiar os Parceiros de Canal a se formarem em tecnologias que são o futuro e que permitem, efetivamente, adicionar valor para além do que é faturarmos licenças. 

A experiência é positiva e temos lançado desafios aos Parceiros que estão connosco, com outras tecnologias. É um fabricante que requer bastante investimento a nível do que é a aquisição de conhecimento; valoriza muito o empenho dos Parceiros na aquisição desse conhecimento para serem participantes no negócio – uma vez que endereçam, sobretudo, grandes contas a nível de cliente final, quer seja privado ou a administração pública. Tendo em conta que é um fabricante que não fatura diretamente com as entidades, precisamos de Parceiros qualificados para poderem lidar com essas oportunidades.

Estamos a evoluir de ambientes on-premises para ambientes híbridos, multicloud e edge, seja por motivos aplicacionais, de compliance, de latência, de redundância ou de otimização dos custos. Da parte dos vossos Parceiros, como sentem a procura de soluções que os ajudam a gerir esta multiplicidade de ambientes?

P. R. – Passámos de décadas e décadas a trabalhar com licenças on-premises para termos um momento desafiador do que seria deixarmos – e aí eu creio que a grande implicação tinha a ver com a questão económica – de faturar anuidades completas e termos de passar a um modelo de fracionamento. A verdade é que, quando os grandes fabricantes se implicaram neste novo modelo de negócio, nós passámos, sem dúvida nenhuma, a entender qual é realmente o valor do que chamamos o as-a-Service. Isto também nos levou a outro grande desafio – que parecia estranho há uns anos – que era a complementaridade entre fabricantes. Alianças são alianças, acontecem todos os dias, e os fabricantes dominantes neste mundo das clouds complementam-se uns aos outros – são concorrentes e complementam-se.

A Red Hat adiciona o que é o recuperar o mundo do open source. Acho que é uma excelente tecnologia; permite um alcance e uma gestão bastante eficiente. Com as ferramentas, consegue mover-se através destas várias clouds, independentemente de quem é o fornecedor do serviço. É uma solução com muita abrangência e muito regulada a nível de segurança. 

Afinal de contas, aquilo que conhecemos da Red Hat é que o mundo inteiro participa no que é a criação código de open source, no entanto, este fabricante, dadas as suas políticas restritivas relativamente aos desenvolvimentos, aplica toda a questão da privacidade e segurança dos dados no sentido de ter uma garantia de que, efetivamente, esse desenvolvimento do código aporta valor e cumpre os requisitos de segurança – um ponto essencial de qualquer solução. 

Múltiplos ambientes são difíceis de gerir pelo IT. Como é que a Red Hat OpenShift pode entregar uma experiência unificada e mais automatizada sobre essas várias plataformas?

Rui Reis (R.R.) – A Red Hat OpenShift Platform oferece uma única plataforma de cloud híbrida que leva muito mais longe a inovação, possibilitando construir, implementar, executar e gerir aplicações inteligentes com mais segurança e em larga escala. Várias camadas de segurança, capacidade de gestão e automação nativas de Kubernetes funcionam em infraestruturas para fornecer consistência em todo o ciclo de vida da aplicação.

A plataforma Red Hat OpenShift oferece uma experiência excecional e ajuda as equipas de developers a construir de forma rápida, ágil, segura e com total capacidade de escolha e controlo. As equipas de segurança e operações de IT têm a capacidade de oferecer suporte a todos as aplicações e abranger várias infraestruturas e clouds, com segurança abrangente que permite a produtividade do developer e minimiza o risco operacional. 

Segurança é o grande tópico quando as organizações externalizam os seus dados e aplicações, incluindo na fase de desenvolvimento security by design. Como é que a Red Hat OpenShift endereça este tópico?

R. R. – Sabemos que a segurança é uma das principais preocupações das empresas. Com tantas organizações a executar serviços essenciais em containers atualmente, a segurança de containers nunca foi tão relevante.

A segurança para aplicações em containers é mais ampla se adotarmos um conceito em camadas. Isso significa pensar na segurança antes de implementar e executar os containers e continuar a pensar nisso durante todo o ciclo de vida da aplicação e do container.

O Red Hat OpenShift fornece uma plataforma híbrida consistente de Kubernetes empresariais baseada em cloud, com recursos que contribuem para a segurança das aplicações, automatizar as políticas para gerir a segurança da implementação de container e proteger o tempo de execução do conceito em camadas.

Isso significa pensar na segurança antes de implementar e executar os containers e continuar focado nisso durante todo o ciclo de vida da aplicação e do conteiner.

Quão complexa pode ser a introdução do Red Hat OpenShift em ambientes que estão em produção, por vezes com dezenas de microserviços, várias VM e containers, aplicações legacy e outras cloud-native? 

R. R. – A Red Hat OpenShift já ajudou milhares de clientes a reduzir o tempo de desenvolvimento de novas aplicações de meses para algumas semanas, e reduzir implementações de plataformas para horas e cortar até 60% os custos de compilação de aplicações.

Hoje, escala e complexidade são inerentes às aplicações. Adotar uma plataforma de aplicações em container ajuda o Parceiro a acompanhar os requisitos de complexidade e escala. Ainda assim, não se pode passar todo o seu tempo a gerir as complexidades dela. A Red Hat OpenShift foi criada para facilitar a implementação e gestão de plataformas de container. Com upgrades e operações de manutenção automatizadas e integradas à plataforma de monitorização, a Red Hat OpenShift é a plataforma de aplicações em container baseada em Kubernetes que simplifica a implementação e a gestão.

O Red Hat OpenShift pode ser instalado sobre o ambiente que já se possui para oferecer o suporte a aplicações em containers que o Parceiro precisa.

O modelo de entrega do Red Hat OpenShift é cloud-enabled Platformas-a-Service (PaaS). Como é que um Parceiro se pode iniciar neste modelo e como é que a V-Valley o pode apoiar nesta jornada?

P. R. – Nós temos recursos internos e fomentamos tanto o uso da academia e do portal de certificações do fabricante, como, nós próprios, promovemos ações de formação para que os Parceiros estejam mais preparados no momento de obterem as certificações. Acho que é um ponto importante os Parceiros serem cada vez mais conhecedores da tecnologia, porque é a única forma efetiva de conseguirmos entregar valor – tanto nós próprios, como os Parceiros, que, estando preparados, entregam soluções potentes ao cliente final.

Depois, temos este novo surgimento – que eu vejo com muito bons olhos – das startups modernas, onde a nossa implicação é realmente um grande investimento a nível de formação e divulgação das soluções, uma vez que as empresas nascem com determinadas necessidades. Economicamente, não somos um país muito simpático a vários níveis para as empresas. Se nós, no início da formação da nossa companhia, temos a necessidade de dispor de tecnologia de ponta para que cresça de forma acelerada ou, pelo menos, ao nível do crescimento do mercado, nada como este modelo de usar a tecnologia e pagar efetivamente o que necessitamos. 

Aqui, a Red Hat oferece duas opções. Uma é a opção do licenciamento clássico onde se compra a nível aplicacional e depois se faz a renovação das manutenções do que foi comprado. Temos, também, o modelo de CSP ou modelo de subscrição. Subscrevemos por períodos e por necessidades e, em algum momento, vamos ajustando a utilização e o consumo da tecnologia à medida de crescimento de recursos ou de necessidades, ou por necessidades específicas de projetos. Creio que aqui, em Portugal, temos startups muito bem preparadas e documentadas relativamente a este tipo de necessidades.

Neste âmbito, creio que o open source tem uma participação muito importante, muitas vezes em projetos que temos de entregar a empresas que acabam de nascer com muito potencial, com recursos muito valiosos, mas, muitas vezes, com poucos recursos financeiros para poder aceder à tecnologia de ponta. Aqui, a Red Hat pode ser realmente uma solução muito interessante para se fazerem a entrega dos projetos e para escalarmos as nossas startups a nível internacional. Os recursos temos e com qualidade – está mais do que comprovado – muitas vezes temos é limitações económicas. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Red Hat e pela V-Valley 

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.