2019-1-10

NEGÓCIOS

Projetos IoT devem proporcionar retorno em menos de três anos

Estudo indica que mais de metade dos líderes empresariais e tecnológicos esperam um retorno sobre o investimento em projeto IoT no espaço de três anos. Há espaço para melhorias entre os fornecedores de serviços e equipamentos IoT

Projetos IoT devem proporcionar retorno em menos de três anos

De acordo com um novo estudo da Fujitsu, a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) alcançou um mainstream antecipado, com os líderes empresariais e tecnológicos a esperarem resultados tangíveis em três anos ou menos – dando assim o sinal de que os dias de testes com projetos IoT faz agora parte do passado.

A Fujitsu solicitou à IDG Connect um estudo para melhor compreender o modo como a tecnologia IoT está a amadurecer nas empresas e para medir as expectativas do setor. Os dados confirmam que a IoT já amadureceu muito mais do que uma tecnologia emergente e sublinham que as empresas estão cada vez mais impacientes no que toca a esperar que a IoT impulsione os seus resultados.

Quase três quartos dos inquiridos (73%) confirmaram que as implementações IoT avançaram muito para lá das fases de teste e educação do mercado, com quase metade delas a proporcionarem resultados. Sublinhando este foco crescente no retorno, o estudo concluiu que quase um terço (31%) espera retorno sobre os investimentos em projetos IoT no prazo de um a dois anos, e 56% espera rentabilidade no prazo de três anos.

Devido à complexidade da IoT, as empresas estão a virar-se para fornecedores de serviços e equipamentos que as auxiliem com as implementações. No entanto, o estudo também indica que os fornecedores não estão a corresponder às expetativas. As grandes preocupações são: a necessidade de um melhor suporte (24%); uma colaboração mais próxima para que as marcas compreendam as necessidades únicas do seu cliente (23%); um apelo à redução dos preços (20%); uma maior flexibilidade contratual (17%); e mais opções as-a-Service prontas a usar (15%).

Yves de Beauregard, Responsável de Soluções de Negócio Digitais da Fujitsu na EMEIA, afirma que “as tecnologias IoT estão a entrar num mainstream precoce num vasto conjunto de setores verticais, como confirma o nosso estudo. Para obter o maior valor da IoT, a Fujitsu está fixada em implementar tecnologias duradouras e robustas que assegurem o máximo retorno para os seus clientes. Estamos a aproveitar a nossa profunda experiência em tecnologia e a combiná-la com o know-how do negócio dos nossos clientes. Os resultados do estudo mostram que é evidente que as empresas já estão a ter retornos sólidos sobre o seu investimento em projectos IoT. Tal deveria constituir um incentivo atrativo para qualquer organização que ainda esteja céptica quanto a experimentar a IoT e a obter valor a partir desta”.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.