2020-3-24

NEGÓCIOS

Primavera lança utilitário para gerir novas medidas governamentais

O surto de COVID-19 fez com que o Governo introduzisse algumas medidas que as empresas devem estar alertas. O utilitário será disponibilizado gratuitamente

O surto de COVID-19 transportou as empresas para uma dimensão de incertezas e desafios diários, sendo a área dos Recursos Humanos aquela que mais alterações tem vindo a sofrer nos seus processos, por força das alterações à legislação emanadas do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março. 

Para apoiar as empresas nesta fase de elevada instabilidade e dinâmica legislativa, a Primavera BSS vai disponibilizar um utilitário que permite aplicar rapidamente as novas regras decretadas pelo Governo, automatizando o cálculo das novas variáveis de processamento salarial e obrigações declarativas à Segurança Social. 

O novo utilitário será disponibilizado gratuitamente aos clientes da tecnológica que estejam a utilizar as versões mais recentes do software (nomeadamente as versões 9 e 10), garantindo-lhes o cumprimento dos artigos 22.º e 23.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, que preveem o apoio excecional aos trabalhadores que se vejam impedidos de exercer funções devido à necessidade de prestar assistência a dependentes, face à suspensão das atividades letivas e equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência. Esta aplicação irá validar os limites mínimos e máximos deste apoio excecional e apurar os valores de contribuição social com taxa reduzida, assim como efetuar a comunicação deste apoio em declaração autónoma para a Segurança Social. 

Atravessamos um período inédito na história e para o superarmos temos de cooperar o mais possível, por isso, estamos a trabalhar para minimizar o impacto das alterações legais na atividade dos nossos clientes. Sabemos que particularmente os escritórios de contabilidade estão a sentir uma enorme pressão com todas as mudanças diárias à legislação, e estamos a trabalhar para que possam responder de forma célere a esta nova dinâmica legal e fiscal”, explica David Afonso, Senior Vice President da empresa.  

O utilitário fica disponível esta semana para que as empresas possam já preparar o processamento salarial de março, cumprindo, sem esforço administrativo, as novas regras. Paralelamente, a tecnológica disponibiliza uma equipa de suporte técnico que irá esclarecer todas as dúvidas sobre a forma de executar as novas regras fiscais através das soluções Primavera, nomeadamente a nova contribuição social com taxa reduzida, a comunicação deste apoio em declaração autónoma para a Segurança Social, assim como as faltas por isolamento profilático ou infeção por COVID-19, e situações de lay-off simplificado.

Recomendado pelos leitores

35 anos de Parcerias estratégicas
NEGÓCIOS

35 anos de Parcerias estratégicas

LER MAIS

“Vamos todos os dias para casa com o sentimento de que a missão ainda não está cumprida”
NEGÓCIOS

“Vamos todos os dias para casa com o sentimento de que a missão ainda não está cumprida”

LER MAIS

Primavera cresce no mercado português
NEGÓCIOS

Primavera cresce no mercado português

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 75 MARÇO 2021

IT CHANNEL Nº 75 MARÇO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.