2022-8-29

NEGÓCIOS

Possível recessão preocupa líderes da cadeia de valor

A Gartner indica que a ameaça latente de uma recessão ainda em 2022 e em 2023 levou os líderes da cadeia de valor a procurarem uma estratégia que assegure que a cadeia está preparada para controlar os custos

Possível recessão preocupa líderes da cadeia de valor

Em conversas recentes com COO e CSCO, a Gartner concluiu que há uma grande incerteza em relação à economia global e ao negócio das organizações nos próximos tempos. Em causa, está um volátil ambiente global de riscos ou uma inflação crescente, que indiciam uma futura recessão.

Assim, a ameaça latente de uma recessão ainda em 2022 e em 2023 levou os líderes da cadeia de valor a procurar uma estratégia que assegure que a cadeia está preparada para controlar os custos, enquanto está, simultaneamente, pronta para um retorno acentuado da procura e para um período contínuo de volatilidade. Nesse sentido, de acordo com a Gartner, os líderes devem considerar algumas diferenças críticas entre a situação presente e os períodos que antecederam as passadas recessões. 

Os especialistas indicam que uma primeira diferença diz respeito aos baixos níveis de preparação para os riscos. Nos últimos anos, o volume de riscos associados à cadeia de valor e a sua frequência têm aumentado e preocupam os responsáveis acerca da continuidade de, pelo menos, uma parte da cadeia de valor.

O mercado de trabalho tem sido desafiante, pautado por uma lacuna de talento, associado a restrições de transporte como parte da pandemia da COVID-19, e, ainda, a um baixo nível de volume de produto. Todos os fatores alinhados avizinham uma potencial recessão no curto prazo. 

O baixo nível de disponibilidade de produto cria outra importante diferença. Os mercados impulsionados pela demanda recessões anteriores versus a dinâmica de mercado atual, restrita à oferta. No passado, os CSCO entraram em recessões com níveis de stock adequados para atender à demanda e, consequentemente, enfrentaram a ameaça de ter demasiada oferta e custos associados a uma queda repentina e considerável na demanda. 

Em contrapartida, o mercado que integra a maior parte das cadeia de valor hoje tem constrangimentos de fornecimento, com exceção do retalho. A recessão representa, aqui, uma oportunidade para a cadeia de valor voltar a equilibrar a procura e a oferta e se prepararem para a contínua disrupção. Assim, as duas diferenças críticas na cadeia de valor mudam as estratégias que os líderes devem desenvolver como preparação para a potencial recessão. 

No caso da recessão em 2022 e 2023, muitas cadeias de valor vão continuar a enfrentar inventários e talento insuficientes para ir de encontro à demanda antes da queda. Nesse caso, a Gartner indica que um declínio acentuado na demanda assistiria a cadeia e valor em rebalancear a demanda e o fornecimento. 

Para traçar o caminho certo, os CSCO devem atrasar as mudanças estratégicas que se baseiam numa avaliação preliminar da duração, gravidade e recuperação da recessão. Em vez disso, os especialistas aconselham os líderes a, primeiro, identificarem os constrangimentos nos recursos críticos e utilizá-los para guiar a estratégia de redução de custos, reavaliarem os riscos e adaptarem a sua estratégia ao ambiente atual, e só depois de a cadeia de valor atingir o volume pretendido, precisarão os líderes de tomar decisões baseadas em projeções de recuperação da recessão. 

Os analistas acreditam que num cenário mais provável, as cadeias de valor vão ter de mudar constantemente entre uma postura “demand-driven” e “supply-constrained”. A próxima recessão deverá ser diferente das anteriores e os líderes poderão pensar, calcular e tomar decisões de cabeça fria, afirma a Gartner. Assim, os líderes da cadeia de valor poderão aproveitar a baixa demanda para reequilibrar o desequilíbrio entre a procura e a oferta vivenciado e preparar a cadeia para tempos de volatilidade. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Executivos consideram recessão macroeconómica maior risco emergente para organizações
NEGÓCIOS

Executivos consideram recessão macroeconómica maior risco emergente para organizações

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.