2014-12-22

NEGÓCIOS

Portugueses gastam em média 42 minutos por dia em deslocações para o trabalho

Todos os dias milhões de pessoas acordam, arrastam-se para fora da cama, vestem-se e saem de casa em direção ao trabalho. Este ritual mantém-se à medida que o inverno se instala, altura do ano em que cada dia se torna progressivamente mais difícil de passar devido ao ar frio do inverno, às deprimentes condições meteorológicas e à ameaça de aguaceiros, para além dos constantes incidentes que paralisam os transportes– tudo elementos que fazem com que o trajeto diário se torne numa experiência intimidante e por vezes muito morosa

Portugueses gastam em média 42 minutos por dia em deslocações para o trabalho

Cerca de 61% dos portugueses inquiridos concorda que o acesso a ótimos conteúdos poderia dar um novo ímpeto à sua viagem, fria no inverno

Por dia, os europeus demoram em média pouco menos de 45 minutos na viagem de e para o trabalho, o que significa que gastam anualmente o equivalente a mais de sete dias completos nesse trajeto. No caso dos Portugueses este número é um pouco inferior andando na ordem dos 42 minutos num trajeto sem precalços.

À medida que os dias ficam mais curtos e o clima de inverno começa a fazer-se sentir, dos mais de 40% de passageiros pendulares portugueses que usa regularmente os transportes públicos para as suas deslocações diárias, cerca de 54% procura formas inovadoras para transformar este tempo "improdutivo" em algo que se deseje, que lhes ofereça bastante ação e entretenimento e que permita quebrar o ciclo de tédio e os ajude a sentirem-se motivados para a viagem, ou seja, transformar estas deslocações em períodos produtivos.

Esta investigação encomendada pela Samsung Mobile Europe revela que o tempo médio para este tipo de trajeto pendular varia consideravelmente em toda a Europa, com os belgas a registarem o trajeto diário mais demorado (52 minutos e 48 segundos) e os trabalhadores no Reino Unido a apresentarem o trajeto diário mais rápido (36 minutos e 53 segundos).

Embora a maior parte dos passageiros inquiridos conduza regularmente (61% a nível Europeu e 67% no caso de Portugal), os transportes públicos são uma necessidade para muitos Portugueses sendo que 13% se deslocam de comboio, 9% de metro e 18% de autocarro. Ao nível Europeu estes números são mais elevados e cada vez mais passageiros pendulares recorrem ao transporte público. Os belgas e os italianos revelaram ser os mais propensos a viajar de comboio de e para o trabalho (23%), ao passo que os polacos preferem usar o autocarro (37%).

Para se entreterem durante as suas viagens pendulares entre casa e o trabalho, os europeus recorrem em grande parte à música sendo os Portugueses quem mais ocupa o tempo desta forma (79%). No entanto, uma razoável proporção de trabalhadores desperdiça este tempo precioso, dedicando-se simplesmente à observação de pessoas (23%) ou não fazendo efetivamente nada (10%) durante o período de viagem.

Tiago Flores, Diretor de Marketing de Produto da Samsung Portugal: “Com mais de 150 milhões de europeus a deslocarem-se diariamente entre casa e o trabalho, o número acumulado de ‘dias perdidos’ rapidamente atinge anos de tempo perdido – se tivéssemos de contabilizar todo esse tempo de deslocação desperdiçado na Europa, seria necessário recuarmos 13 mil anos.”

Os trabalhadores pendulares modernos têm demorado algum tempo a adotarem a tecnologia como forma de se manterem entretidos durante as suas viagens, tendo apenas uma mão cheia de pessoas recorrido aos seus tablets (2%) ou computadores portáteis (3%) durante o período de 45 minutos que os separa entre o trabalho e casa.

“Portugal mostra efetivamente ser um país tecnologicamente avançado e aqui vemos uma grande diferença quando 18% dos inquiridos utiliza o seu tablet nas suas deslocações. Hoje, e mais do que nunca, os trabalhadores pendulares podem maximizar os sete dias que gastam por ano na deslocação de e para o trabalho, graças às tecnologias cada vez mais avançadas e que oferecem conteúdos cada vez mais interessantes”, acrescenta Tiago Flores.

A tecnologia pode ser o complemento ideal para qualquer deslocação entre casa e o trabalho durante o frio do inverno, oferecendo aos portugueses o motivo para escaparem para um mundo diferente sempre que viajam de e para o trabalho. Por outro lado, permite-lhes ignorarem os maiores desconfortos nas suas jornadas entre os quais se incluem os atrasos (25%), o som elevado da música ouvida pelos outros passageiros (20%) ou mesmo as pessoas que gostam de falar num tom mais elevado nos transportes públicos (16%)

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.