2016-11-16
A aquisição por parte do gigante coreano do maior fabricante mundial de áudio e controlo auto só nos pode deixar a pergunta: porque é que a Google e a Apple não se lembraram primeiro?
A visão da Harman sobre o smart car
Esta semana foi anunciado o processo de aquisição da Harman Internation por parte da Samsung, por 8 mil milhões de dolares.
Harman pode não soar ao ouvido do leitor imediatamente, mas é quase impossível entrar num carro de gama alta, ir a um cinema ou a um espectáculo musical, ficar hospedado num bom hotel ou mesmo simplesmente escutar a sua música favorita sem que, em alguma parte do processo de produção, distribuição e reprodução estivessem produtos do grupo Harman.
Harman, numa analogia livre, está para os americanos como a antiga Philips esteve há décadas atrás para os europeus em termos do audiovisual. Marcas como a JBL, AKG, Soundcraft entre muitas outras, dominam o mercado do som doméstico e auto de média/alta gama, e do som profissional.
A Harman também é a dona da AMX, um dos mais antigos e bem-sucedidos ecossistemas de automação e controlo do audiovisual de instalação, do mercado de luxo ao profissional. Ainda numa analogia livre, a AMX é o primeiro “IoT” aplicado à domótica, e detém a maior quota de mercado no seu setor especifico.
Mas não é essa Harman que motivou o interesse da Samsung. O fabricante americano detém a maior quota de marcado do Infotainment, navegação, conetividade, telemetria e controlo auto: Mercedes, BMW, Jaguar, Land Rover, Porsche, Ferrari ( entre outras marcas aspiracionais) incorporam sistema de Connected Car da Harman, mas progressivamente marcas de segmentos médios como a Toyota ou a Fiat começaram a usar a tecnologia da empresa norte-americana.
![]() A Jaguar é uma das várias marcas de luxo que integram sistemas centrais Harmon. Mesmo tecnologias inteligentes relacionadas com a segurança ativa, como deteção de objetos ou aderência, já fazem parte dos mesmo sistemas fornecidos pela Harman. A Samsung estima que o mercado dos Connected Cars ( Smart Cars) venha a valer 100 mil milhões de dólares já em 2025, e quer a sua parte do "bolo", já que faz todo o sentido aliar a sua tecnologia mobile à da Harman. A Apple e a Google não estão a dormir sobre o automóvel, e ambas tentam fazer vingar os seus sistemas, necessariamente muito mais limitados ao Infotainment e à conetividade. Ambas as empresas são americanas e a pergunta que fica é porque não se lembraram eles de procurar no seu próprio país por quem lidera o mercado mundial? A Samsung foi mais longe e percebeu que a eletrónica automóvel pode estar totalmente integrada, do controlo mecânico e dinâmico à navegação, climatização , segurança e entretenimento e fez a jogada lógica: não tentou inventar a roda, comprou o líder e agora junta-lhe a sua própria tecnologia. |