2014-10-10

NEGÓCIOS

PMEs: 42% prevê aumento do volume de negócios no próximo ano

Apenas 42% das pequenas e médias empresas portuguesas preveem que o seu volume de negócios cresça no próximo ano e mais de um quarto (29%) prevê que o seu número de funcionários aumente, de acordo com um inquérito divulgado pelo Grupo Sage.

PMEs: 42% prevê aumento do volume de negócios no próximo ano

Os empresários portugueses consideram que o maior desafio a ultrapassar em termos de crescimento diz respeito à burocracia governamental e à legislação.

Os dados foram apurados no estudo anual da Sage (Sage Business Index), que inquiriu em Portugal 1018 pequenas e medias empresas, perto de 14 mil em 18 países de todo o mundo, entre em julho e agosto deste ano.

As empresas portuguesas estão cada vez mais confiantes relativamente às suas próprias perspectivas, embora continuem pessimistas quanto à economia nacional, europeia e mundial. A nível mundial, a confiança das empresas atingiu o valor máximo registado nos últimos 4 anos, prevendo a maioria das empresas o crescimento do volume de negócios e do número de colaboradores nos próximos 12 meses.

Em Portugal somente 42% das empresas prevêem que o seu volume de negócios irá crescer no próximo ano, em comparação com 58% a nível mundial, enquanto 30% prevê que o volume de negócios irá diminuir. Em média, as empresas portuguesas prevêem que o volume de negócios diminua 0,6% nos próximos 12 meses. Apesar disso, mais de um quarto das empresas (29%) prevê que o seu número de colaboradores irá aumentar, em média, 0,6% no mesmo período de tempo, enquanto apenas 7% declararam ter planos para reduzir o número de colaboradores.

Níveis de confiança
As empresas portuguesas mantêm-se confiantes quanto às suas próprias perspetivas, tendo a confiança subido 5,07 pontos para 57,94 nos últimos 12 meses. Contudo, e apesar de uma subida significativa de 7,34 pontos para 44,70, a confiança na economia nacional continua 6,93 pontos abaixo da média global. De igual modo, e apesar de a confiança na economia mundial ter subido 5,79 pontos para 48,18 nos últimos 12 meses, continua 3,5 pontos abaixo da média mundial.

Burocracia é barreira ao crescimento
A nível nacional, os empresários consideram que o maior desafio a ultrapassar por parte das empresas em termos de crescimento foi o nível de burocracia governamental e a legislação, tendo 28% declarado considerar isso um obstáculo. As percentagens dos impostos e o agravamento fiscal foram considerados um impedimento por 22%. Consequentemente, 47% das empresas considerou a redução dos impostos como a medida mais importante que o Governo poderia tomar para ajudar as empresas. Segue-se a redução da burocracia e da legislação (20%).
Em termos globais, quase um quarto (23%) das empresas considerou a redução da burocracia empresarial como a medida mais importante que o Governo poderia tomar para ajudar as empresas, tendo mais de um quinto (21%) pedido uma redução dos impostos sobre as empresas.

Empresas exportadoras são as mais confiantes
Entre as empresas mais confiantes estão as que operam para além dos limites do mercado nacional. Quase um terço (36%) das empresas inquiridas declarou ter atividade comercial noutros países que não o seu próprio, indicando que as exportações são responsáveis, em média, por 22% do seu volume de negócios. Com efeito, as empresas exportadoras afirmaram que o ano passado foi um ano bom, tendo 37% registado uma subida no seu nível de exportações, enquanto apenas 14% declararam uma descida. Para além disso, metade dessas empresas (50%) espera vir a ter um aumento nas exportações de cerca de 2,1% no próximo ano.
Contudo, muitas empresas consideram não estar a ser apoiadas nas suas ambições de crescimento das exportações. Apenas 6% declararam ter recebido o apoio de que precisam por parte do Governo, tendo dois quintos das empresas (40%) afirmado que a disponibilização de maiores incentivos financeiros é a principal medida que o Governo deveria tomar para auxiliar o crescimento das suas exportações.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.