2017-7-06

BIZZ

PME portuguesas a dar ainda os primeiros passos na adoção do digital

A PSE – Produtos e Serviços de Estatística publicou o 1º Retrato Digital das PME Portuguesas, numa parceria com o IAPMEI. O estudo deixa claro que a maioria das pequenas e médias empresas estão ainda numa fase muito inicial de adoção do digital

PME portuguesas a dar ainda os primeiros passos na adoção do digital

As PME estão a dar os primeiros passos na adoção de tecnologias digitais, segundo o 1º Retrato Digital das PME Portuguesas, estudo realizado pela PSE – Produtos e Serviços de Estatística, que inquiriu online 1132 PME de seis grandes setores de atividade: comércio, serviços, agricultura e pescas, construção e indústria e energia. Cerca de metade da amostra (48%) são PME com menos de 10 colaboradores, 39% têm entre 10 e 49 e 14% têm entre 50 e 249 colaboradores.

Entre as principais conclusões, destaca-se o facto de 71% das PME em Portugal reconhecerem a importância de ter uma estratégia digital. No entanto, a adoção está ainda no início - 78% das empresas encontram-se num estádio de desenvolvimento elementar ou inexistente.

Mais: 25% das PME não têm qualquer estratégia digital; 36% são principiantes e 17% têm uma utilização elementar. Verifica-se ainda uma utilizaçao ineficiente dos canais digitais, com o e-mail a ser predominante, por exemplo, para a realização de campanhas, sem que haja métricas associadas.

As principais dificuldades na transformação digital das PME são, segundo o inquérito, a ausência de recursos humanos e técnicos, competências e capacidades, a utilização ineficiente de canais de comunicação, e a falta de cultura analítica.

O estudo realça que as PME de maior dimensão têm um nível de maturidade superior porque apresentam melhor performance em duas dimensões: recursos humanos e analítica.

Para o desenvolvimento digital das PME, o estudo destaca claramente a necessidade de aposta no desenvolvimento de planos de marketing digital com o envolvimento de especialistas (outsourcing), a formação dos recursos humanos e a criação de pequenas estruturas internas dedicadas ao digital e a definição de métricas e indicadores de negócio para a criação de uma cultura analítica.

O estudo pretende complementar as iniciativas que se encontram em curso em Portugal na área Digital, como a Agenda Portugal Digital, Programa Indústria 4.0, a Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 e outros.

Recomendado pelos leitores

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
BIZZ

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE
BIZZ

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE

LER MAIS

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.