2017-5-17
O mercado global de serviços de infraestrutura de cloud registou, no primeiro trimestre do ano, um crescimento homólogo de 42%, totalizando 11,4 mil milhões de dólares, segundo dados da Canalys
De acordo com a Canalys, estes resultados foram impulsionados pelos gigantes da cloud pública: Amazon, Google e Microsoft. A AWS manteve a liderança, conseguindo uma quota de mercado global de 31%, seguida pela Microsoft, Google e IBM. Os dados da Canalys apontam para um crescimento de 93% da Microsoft, enquanto a Google conseguiu uma subida de 74% face ao Q1 de 2016, aproximando-se assim cada vez mais da AWS e IBM que apenas conseguiram um crescimento de, respetivamente, 43% e 38%. “A concorrência para o cliente empresarial está a intensificar-se entre os principais providers de serviços de cloud, que estão fortemente a investir na segurança de contas-chave nacionais e globais”, refere Daniel Liu, Canalys Research Analyst.”O timing é crucial, visto que muitas das grandes contas estão a aceder, formular e executar estratégias para migrarem os workloads e infraestruturas existentes para a cloud, e desenvolver novos tipos de workloads como parte de iniciativas de transformação digital”. Os players de cloud pública, diz a Canalys, estão agora a apostar no Canal como forma de expandir o seu alcance, especialmente no que diz respeito às oportunidades no mid-market. “O Canal tornou-se parte integrante para os ganhos das empresas, com os principais players a focarem-se em planos de expansão no Canal”, comenta Jordan De Leon Canalys Senior Analyst. A AWS já está a endereçar esta estratégia e conta com um Programa de Canal que tem vindo a crescer ajudado a empresa a adquirir clientes-chave globais. O grande crescimento alcançado pela Microsoft mostra também as vantagens de ser parceiro de uma base de grande clientes e de os converter para Azure. Parte das principais empresas estão a construir por cima da iniciativa da Microsoft, Azure Stack, que oferece uma solução híbrida aos clientes. A Google renovou também o seu Programa de Canal que, de acordo com Jordan De Leon, “progrediu em relação à tecnologia e requisitos base dos clientes das grandes empresas”. No entanto, para conseguir estar à altura da concorrência, o analista recomenda que a Google aposte na sua agilidade e credibilidade sendo que, para o conseguirem, “é necessário um investimento substancial tanto na tecnologia como no go-to-market”, comenta o Canalys Senior Analyst. “Uma estratégia de go-to-market, incluindo tanto o engagement dos clientes como dos Parceiros de Canal, determinará o sucesso de um fabricante neste segmento”, afirma Jordan De Leon. “As empresas de maior dimensão adotarão uma estratégia multi cloud para distribuição de risco. Em última instância, para conseguirem concorrer com a AWS, os fabricantes necessitarão de altos recursos financeiros para continuarem a ter alguma vantagem”. |