2021-4-14

NEGÓCIOS

Advertorial

Para o Planeta os computadores não são todos iguais

O computador pessoal tornou-se possivelmente no principal dispositivo digital de trabalho, aprendizagem e lazer

Para o Planeta os computadores não são todos iguais

O computador pessoal

Estima-se que mais de 1.3 biliões de pessoas tenham algum tipo de computador pessoal. A produção e a utilização destes dispositivos nesta escala podem impactar de forma negativa vários domínios da sustentabilidade. A evolução das necessidades e tecnologia configuram um ciclo de vida na maioria dos casos curto, colocando uma elevada pressão na gestão destes resíduos.

O cliente ou consumidor são parte ativa deste ecossistema e os seus atos podem contribuir para a mitigação de muitos destes problemas. A compra com responsabilidade deve ser hoje, um critério crucial na escolha de um computador.

Escolher um modelo para durar

Quanto maior for o ciclo de vida de um produto menor será o impacto criado para o ambiente. Sabemos que a computação que necessitamos tem sido cada vez mais exigente, pelo que é importante adquirir tecnologia que possa manter o computador em uso pelo maior tempo possível, sem nunca prejudicar, entre outras, as necessidades de desempenho. A robustez de um computador pode influenciar a sua durabilidade. Alguns fabricantes têm modelos certificados com normas como o MIL-STD-810G, norma que garante uma robustez e durabilidade superiores.

http://everyspec.com/MIL-STD/MIL-STD-0800-0899/ MIL-STD-810G_12306/

Diferentes modelos podem ser mais ou menos reparáveis. Avaliar a complexidade envolvida na substituição dos componentes principais, possibilidade de fazer upgrades, uso de ferramentas de manutenção e modularidade dos componentes. Uma boa referência é o site ifixit (https://pt.ifixit.com/laptop-repairability), que analisa os produtos neste campo.

Consumo energético

O consumo energético de um computador é influenciado pela tecnologia utilizada por cada um dos fabricantes, e também pela utilização do próprio computador. Diferentes formatos podem ter influência no consumo, tipicamente os computadores fixos têm consumos mais elevados que os portáteis.

Fonte: https://www.it.northwestern.edu/hardware/eco/stats.html

As ECO LABELS são referências, para avaliar a eficiência energética.

- EPEAT. A mais completa avaliação de um computador ou monitor, baseada nos seus atributos ambientais. Avalia os produtos usados na construção do produto, a capacidade de reciclagem, eficiência energética e a composição de materiais reciclados nas embalagens.http://epeat.net

- ENERGY STAR. Focada no consumo energético do produto, mede a eficiência energética em vários modos. www.energystar.gov

- TCO. Garante que algumas categorias de produtos tecnológicos mantêm padrões ecológicos, e são suficientemente ergonómicos para evitar problemas de saúde a longo prazo para os seus utilizadores. https://tcocertified.com/

Garantia do computador

Adquirir serviço de garantia que acompanhe o ciclo de vida expectável do computador ao fabricante, desta forma todo o ecossistema de substituição e reciclagem de peças será efetuado de acordo com as melhores práticas de sustentabilidade.

Reciclagem

De acordo com a Eurostat, na Europa menos de 40% deste lixo é reciclado. A categoria dos computadores pessoais representa 14.1% do total deste lixo. Portugal tem uma percentagem de 43.5% de reciclagem deste tipo de lixo.

Fonte: https://www.europarl.europa.eu/news/en/headlines/society/20201208STO93325/e-waste-in-the-eu-facts-and-figures- infographic

Todos os anos, milhões de computadores velhos e estragados acabam em aterros em países Africanos, China, India, Vietname e Filipinas, poluindo áreas significativas e, consequentemente, contaminando os solos.

Usar os programas disponíveis para assegurar que o produto terá o menor impacto ambiental é crucial. Existem várias entidades que prestam serviços de Gestão de Resíduos, incluindo computadores pessoais. Estando funcional, doar o equipamento a quem possa fazer uso do mesmo.

Soluções de financiamento

Estão disponíveis no mercado várias soluções de financiamento para as empresas, a maioria das quais garantem uma correta reciclagem do computador no final do seu ciclo de vida.

Embalagens

As embalagens têm um impacto enorme no ambiente, não só pelo material utilizado e a sua contribuição para a pegada de carbono, mas também no espaço de armazenagem e processo de transporte. Alguns fabricantes dispõem de serviços avançados de logística para empresas. Mediante alguns pressupostos, é possível colocar vários computadores dentro de uma caixa única, criando uma poupança de dezenas ou até mesmo centenas de caixas. Muitos sistemas destes permitem também uma otimização na captura de dados para inventário, trazendo ganhos no armazenamento, inventário e distribuição.

Escolha de uma marca

Vários estudos dizem que a sustentabilidade é um dos domínios mais poderosos na relação com as marcas, sendo que os fabricantes têm diferentes formas de atuação e compromisso com a sustentabilidade. Conhecer a estratégia e trabalho de cada um deles em relação ao Planeta, às Pessoas e às Comunidades, pode ajudar a que a nossa escolha faça parte de algo maior, na criação de um benefício global.

O ranking CDP avalia as marcas na liderança ambiental, transparência e ação. https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores

Uma das mais prestigiadas classificações, é elaborada pelo prestigiado Instituto Ethisphere, e define as empresas mais Éticas do mundo. https://www.worldsmostethicalcompanies.com/honorees/

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela HP

TAGS

HP

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.