2018-3-26
Há uma década no mercado português, a InnoWave está a apostar fortemente nas áreas de CRM, Quality Assurance, gamification, Internet of Things e Inteligência Artificial. Com uma equipa de 250 pessoas, a empresa centra os seus esforços em ajudar as empresas a cumprir as suas estratégias de transformação digital
A celebrar este ano o seu décimo aniversário, a InnoWave atua sob o mote “change lives through innovation”, fornecendo serviços de consultoria estratégica, transformação digital e tecnológica, assim como uma diversificada oferta de serviços e produtos tecnológicos. Com uma equipa composta por 250 colaboradores, a multinacional está baseada em Lisboa e opera ainda a partir de escritórios em Londres, Amsterdão, Bruxelas, Dubai e Miami. A InnoWave tem um ecossistema de parcerias diversificado, onde se incluem Microsoft, SIGMA Systems, Salesforce e Thingworx. Crescimento e internacionalização marcaram 2017 “Em 2017 cumprimos o objetivo de nos tornarmos numa empresa global, com a abertura de três novos escritórios: em Amesterdão, em Miami e no Dubai”, revela o CEO, Tiago Gonçalves. A internacionalização foi uma das fortes apostas da InnoWave durante o ano passado. A empresa conseguiu um crescimento homólogo estimado de mais de 25%. “Estes números representam uma faturação superior a 11.5 milhões de euros”, esclarece. Entre as áreas onde atua, a de CRM, Quality Assurance e Mobile foram as que mais contribuíram para o crescimento a dois dígitos. Durante o ano passado, a Innowave interveio também na implementação de diversos projetos de transformação digital, bem como de consultoria estratégica e desenvolvimento de soluções à medida. Empresas procuram ajuda para a transformação digital “O mercado de IT é um mundo de oportunidades, mas também de grandes desafios”, comenta Tiago Gonçalves. A transformação digital não é um tema puramente tecnológico, mas sim de processos de negócio. No entanto, com a pressão para serem inovadoras e não ficarem para trás em relação à concorrência, as empresas estão a sentir dificuldades em saber para onde voltar-se e em conseguir “tomar decisões que acrescentem valor ao negócio”, explica o CEO. Para Tiago Gonçalves, este tema está já agenda “tanto dos CEO, como dos CIO e CTO”. Porém, “a disrupção através da inovação acrescenta uma camada de complexidade às decisões, pois os investimentos podem ser elevados e o retorno pode aparecer apenas a longo prazo”, acrescenta. Assim, a tecnológica reconhece que, neste panorama competitivo, emerge a oportunidade para a entrega de mais valor e resultados do que nunca. “Aqueles que identificarem e se adaptarem mais rapidamente a esta nova realidade, serão, com certeza, os que terão mais sucesso”, assegura. Análise de dados exige Parceiros de confiança Para o CEO da InnoWave, este ano o mercado continuará a pautar-se por inúmeras exigências trazidas pela disrupção digital. O recurso aos dados como uma ferramenta valiosa para ganhar vantagens competitivas será um dos principais desafios das organizações. “A análise de toda a informação recolhida ao longo do tempo permitirá às empresas melhorarem a sua performance e colmatar respetivas ineficiências e restrições”, explica Tiago Gonçalves. Este salto para a análise de dados não é, contudo, intuitivo para a maioria das empresas, que continuam a necessitar de Parceiros de confiança para executar as suas estratégias de negócio. A inovação como pilar de desenvolvimento no seio das organizações será outro dos desafios que as empresas terão em mãos, assim como a falta de talentos no mercado. Legacy vs modern – o dilema do IT As empresas vão debater-se também com a necessidade de encontrar o equilíbrio entre o que é legacy e o que é atual. “Os caminhos de transformação digital têm de equilibrar tecnologias maduras e sólidas com tecnologias modernas. Este equilíbrio é crucial, especialmente no que toca à segurança”, sublinha Tiago Gonçalves. “O nosso objetivo é ajudar as empresas a transformarem o seu negócio, visando a entrega de maior valor através de ferramentas tecnológicas e inovação”, comenta o CEO da InnoWave. A empresa está por isso a apostar particularmente nas áreas de CRM, Quality Assurance, gamification, Internet of Things (IoT) e inteligência artificial. “O foco das empresas assenta hoje em conseguir o melhor diagnóstico e em agir em conformidade com o mesmo, com a melhor relação tempo/investimento possível”, refere. A InnoWave diz ter uma proposta de valor que vai ao encontro destas necessidades e, como tal, espera este ano expandir a sua equipa com a contratação de mais 90 profissionais e atingir os 18 milhões de faturação. |