2018-3-26

BIZ

Parceiro do Mês

“Os caminhos de transformação digital têm de equilibrar tecnologias maduras com tecnologias modernas”

Há uma década no mercado português, a InnoWave está a apostar fortemente nas áreas de CRM, Quality Assurance, gamification, Internet of Things e Inteligência Artificial. Com uma equipa de 250 pessoas, a empresa centra os seus esforços em ajudar as empresas a cumprir as suas estratégias de transformação digital

“Os caminhos de transformação digital têm de equilibrar tecnologias maduras com tecnologias modernas”

A celebrar este ano o seu décimo aniversário, a InnoWave atua sob o mote “change lives through innovation”, fornecendo serviços de consultoria estratégica, transformação digital e tecnológica, assim como uma diversificada oferta de serviços e produtos tecnológicos. Com uma equipa composta por 250 colaboradores, a multinacional está baseada em Lisboa e opera ainda a partir de escritórios em Londres, Amsterdão, Bruxelas, Dubai e Miami. A InnoWave tem um ecossistema de parcerias diversificado, onde se incluem Microsoft, SIGMA Systems, Salesforce e Thingworx.

Crescimento e internacionalização marcaram 2017

“Em 2017 cumprimos o objetivo de nos tornarmos numa empresa global, com a abertura de três novos escritórios: em Amesterdão, em Miami e no Dubai”, revela o CEO, Tiago Gonçalves. A internacionalização foi uma das fortes apostas da InnoWave durante o ano passado. A empresa conseguiu um crescimento homólogo estimado de mais de 25%. “Estes números representam uma faturação superior a 11.5 milhões de euros”, esclarece. Entre as áreas onde atua, a de CRM, Quality Assurance e Mobile foram as que mais contribuíram para o crescimento a dois dígitos. Durante o ano passado, a Innowave interveio também na implementação de diversos projetos de transformação digital, bem como de consultoria estratégica e desenvolvimento de soluções à medida.

Empresas procuram ajuda para a transformação digital

“O mercado de IT é um mundo de oportunidades, mas também de grandes desafios”, comenta Tiago Gonçalves. A transformação digital não é um tema puramente tecnológico, mas sim de processos de negócio. No entanto, com a pressão para serem inovadoras e não ficarem para trás em relação à concorrência, as empresas estão a sentir dificuldades em saber para onde voltar-se e em conseguir “tomar decisões que acrescentem valor ao negócio”, explica o CEO. Para Tiago Gonçalves, este tema está já agenda “tanto dos CEO, como dos CIO e CTO”. Porém, “a disrupção através da inovação acrescenta uma camada de complexidade às decisões, pois os investimentos podem ser elevados e o retorno pode aparecer apenas a longo prazo”, acrescenta. Assim, a tecnológica reconhece que, neste panorama competitivo, emerge a oportunidade para a entrega de mais valor e resultados do que nunca. “Aqueles que identificarem e se adaptarem mais rapidamente a esta nova realidade, serão, com certeza, os que terão mais sucesso”, assegura.

Análise de dados exige Parceiros de confiança

Para o CEO da InnoWave, este ano o mercado continuará a pautar-se por inúmeras exigências trazidas pela disrupção digital. O recurso aos dados como uma ferramenta valiosa para ganhar vantagens competitivas será um dos principais desafios das organizações. “A análise de toda a informação recolhida ao longo do tempo permitirá às empresas melhorarem a sua performance e colmatar respetivas ineficiências e restrições”, explica Tiago Gonçalves. Este salto para a análise de dados não é, contudo, intuitivo para a maioria das empresas, que continuam a necessitar de Parceiros de confiança para executar as suas estratégias de negócio. A inovação como pilar de desenvolvimento no seio das organizações será outro dos desafios que as empresas terão em mãos, assim como a falta de talentos no mercado. Legacy vs modern – o dilema do IT As empresas vão debater-se também com a necessidade de encontrar o equilíbrio entre o que é legacy e o que é atual. “Os caminhos de transformação digital têm de equilibrar tecnologias maduras e sólidas com tecnologias modernas. Este equilíbrio é crucial, especialmente no que toca à segurança”, sublinha Tiago Gonçalves. “O nosso objetivo é ajudar as empresas a transformarem o seu negócio, visando a entrega de maior valor através de ferramentas tecnológicas e inovação”, comenta o CEO da InnoWave. A empresa está por isso a apostar particularmente nas áreas de CRM, Quality Assurance, gamification, Internet of Things (IoT) e inteligência artificial. “O foco das empresas assenta hoje em conseguir o melhor diagnóstico e em agir em conformidade com o mesmo, com a melhor relação tempo/investimento possível”, refere. A InnoWave diz ter uma proposta de valor que vai ao encontro destas necessidades e, como tal, espera este ano expandir a sua equipa com a contratação de mais 90 profissionais e atingir os 18 milhões de faturação.

Recomendado pelos leitores

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência
BIZ

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência

LER MAIS

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos
BIZ

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos

LER MAIS

Mercado mundial de smartphones começa 2024 com forte crescimento
BIZ

Mercado mundial de smartphones começa 2024 com forte crescimento

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.