Diana Ribeiro Santos em 2021-5-14

NEGÓCIOS

Case Study

“O Webex é sinónimo de comunicação e colaboração”

A Warpcom apoiou o Colégio Sra. Boa Nova a adaptar-se ao ensino à distância através da criação de uma escola virtual baseada na plataforma Webex da Cisco

Professores e alunos viram-se obrigados a mudar para modelos de aprendizagem à distância e híbridos. A aposta em tecnologia de colaboração garantiu a continuidade da aprendizagem, assegurando um futuro inclusivo para todos.

O Colégio Sra. Boa Nova pertence ao Centro Paroquial do Estoril e viu-se forçado a passar para um modelo de ensino à distância. Com um universo de 600 utilizadores, entre professores e alunos, e num curto espaço de tempo, o Colégio procurou uma solução que lhes garantisse a melhor e mais célere resposta ao desafio.

A solução

A solução Cisco Webex implementada pela Warpcom permitiu criar um colégio virtual em tempo record, proporcionando uma experiência intuitiva a todos os intervenientes: alunos, professores, direção e encarregados de educação.

Através desta plataforma colaborativa, a equipa da Warpcom conseguiu transitar a estrutura do Colégio para o plano digital e remoto, o que se traduziu em: espaços virtuais para cada turma e disciplina; espaços de trabalho para alunos e professores; integração do sistema de gestão do Colégio na plataforma; e reuniões de pais remotas.

O Webex fomenta uma experiência personalizada e a colaboração híbrida através de mecanismos de inteligência artificial e machine learning. Desde a sua génese, “o Cisco Webex foi concebido e implementado utilizando exigentes requisitos de segurança e encriptação, por forma a garantir a confidencialidade e privacidade dos dados dos utilizadores”, garante André Rodrigues, Systems Engineer Leader & CTO, Portugal da Cisco.

A Cisco tem como compromisso tornar a experiência Webex dez vezes melhor do que em interações pessoais. Como tal, continuam a desenvolver integrações de características inovadoras, como por exemplo, as traduções em tempo real (a lingua portuguesa já está disponível) ou o noise cancelation (para que o ruído de fundo seja suprimido e deixe de ser uma distração). “Queremos crescer ainda mais com soluções que resolvam os desafios de determinados setores e indústrias, como a educação, governo e saúde, tornando o Webex a plataforma de escolha de todos e para todos”, explica André Rodrigues.

Para Nuno Casanova, Senior Technical Architect Consulting - Collaboration & Customer Experience da Warpcom, a escolha da solução Webex da Cisco deve-se ao facto “de ser uma única plataforma com inúmeras características e funcionalidades de colaboração, entre as quais: alta qualidade e definição do áudio e vídeo; possibilidade de criar salas virtuais para diferentes grupos de trabalho; quadro branco digital, co-edição e sondagens interativas para maior interação professor/ alunos; integração do sistema de gestão de aprendizagem utilizado pela escola; e forte encriptação para garantir os requisitos de segurança”.

Os resultados

O Colégio Sra. Boa Nova tem hoje uma solução preparada para os desafios futuros a nível educativo, numa perspetiva de conciliar aulas à distância com aulas presenciais mesmo no pós-pandemia.

No Inquérito Anual do Colégio, os encarregados de educação fizeram notar a sua satisfação com esta transição para o ensino remoto e a respetiva solução encontrada.

“Ao longo de 14 dias conseguimos montar a estrutura do colégio, tanto no Webex Teams como no Webex Meetings. Tivemos de nos reinventar. Foi avassalador porque tivemos de aprender uma nova forma de dar aulas, literalmente do dia para a noite, ao mesmo tempo que precisámos de aprender a dominar e controlar uma sala de aula. Hoje, a palavra Webex é entendida como a maneira de comunicarmos. É a forma como todos, entre professores e alunos, demos o passo digital. A chave do sucesso foi a disponibilidade da Warpcom, a ajuda constante e o trabalho conjunto de perceber a realidade de um colégio, que é muito diferente de uma empresa”, destaca Cristina Sargento, Diretora Pedagógica do Colégio.

“De uma forma geral, o Webex é, hoje, sinónimo de comunicação e colaboração para qualquer organização, independentemente do setor e da sua dimensão”, garante Nuno Casanova.

Recomendado pelos leitores

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial
NEGÓCIOS

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial

LER MAIS

TP-Link promove dois eventos para os Parceiros nacionais
NEGÓCIOS

TP-Link promove dois eventos para os Parceiros nacionais

LER MAIS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust
NEGÓCIOS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.