2020-9-15

NEGÓCIOS

Advertorial

O novo Rainbow™

A solução de comunicação empresarial, baseada na cloud, tem um novo interface, mais funcionalidades e maior controle de gestão e administração da solução

O novo Rainbow™

A Alcatel-Lucent Enterprise, líder global em comunicações empresariais e soluções de colaboração, atualizou a sua plataforma de vídeo e comunicações Rainbow ™, baseada na cloud, para levar a experiência do utilizador a um novo nível e facilitar interações avançadas entre grupos maiores de participantes.

Novo interface

Seja na versão Windows ou simplesmente em modo browser, as alterações e melhorias estéticas são rapidamente percecionadas. A nova barra lateral de icons, cria um ambiente profissional ideal e mais intuitivo para qualquer contexto de trabalho. Outra melhoria óbvia é que com o novo layout, a interface parece consideravelmente mais espaçosa, ao mesmo tempo que inclui mais informações essenciais.

A barra lateral de navegação simplificada e mais acessível permite que o utilizador instantaneamente se junte, agende ou inicie interações com outros utilizadores e convidados do Rainbow com maior facilidade. Foram adicionados botões de ação rápida de forma a agilizar o tempo para concluir determinadas ações.

O novo Dark Mode promove mais conforto, forçando menos os olhos do utilizador ao usar a aplicação durante a noite ou em ambiente mais escuro, mas também economiza bateria. Uma maior customização da interface, incluindo o tamanho da letra, permite ao utilizador uma melhor experiência de utilização.

Sendo uma ferramenta global, o Rainbow permite ajustar o layout da direita para a esquerda, para utilizadores em certas regiões, como no Médio Oriente.

A criação e gestão das Bubbles (grupos) também têm novidades. A nova estética torna muito mais fácil pesquisar, arquivar, excluir e gerir as Bubbles. Na criação de uma Bubble, podemos agora definir que todos os participantes numa conferência de áudio ou vídeo entrem em modo silencioso. O organizador pode também, durante uma conferência, promover outros utilizadores a organizadores e, se precisar, abandonar a conferência sem que a comunicação tenha qualquer interrupção.

Videoconferências

Nos últimos meses, devido à pandemia da Covid-19, a vida como a conhecíamos, mudou. A maneira de viver, trabalhar e comunicar com os nossos colegas e clientes, mudou. A participação em videoconferências foi uma das grandes alterações para muita gente. Por este motivo, esta foi uma das áreas em que as equipas de desenvolvimento do Rainbow mais trabalharam e inovaram.

Algumas das principais melhorias envolvem novos modos de exibição para videoconferência, incluindo visualizações de active speaker, active gallery e active grid/mosaic, bem como um maior número de participantes de áudio e vídeo.

Do ponto de vista da qualidade de imagem, uma das principais melhorias foi a integração de uma tecnologia chamada “Simulcast”. Basicamente, o Simulcast é a possibilidade de enviar um vídeo multi-formato. Ao participar numa videoconferência, são disponibilizados múltiplos streams com diferentes qualidades de vídeo, para que cada utilizador possa escolher o que melhor corresponde às suas necessidades atuais. Esta técnica permite economizar largura de banda, aumentar a qualidade e estabilidade de vídeo e processar mais fluxos de vídeo em simultâneo. Além disso, permite adaptar a qualidade do vídeo com base na condição atual da rede de cada utilizador e continuar a fornecer a melhor qualidade possível, mesmo quando a rede não está estável.

Outra funcionalidade interessante é a capacidade de trocar de dispositivo durante uma conferência de forma simples, alternando, por exemplo, de um dispositivo móvel para um PC facilmente.

Gestão do tempo 

Quando falamos de produtividade, a gestão do tempo é fundamental. Outras duas novas funcionalidades são o Bubble Meeting Scheduler e o Time Tracking. A primeira permite ver, através de integração com o O365, a disponibilidade e agendar os horários das conferências com base nos calendários dos participantes. Ao verificar automaticamente o calendário e a disponibilidade de todos, o Rainbow permite que os utilizadores gastem menos tempo.

O Time Tracking permite monitorizar e controlar o tempo de intervenção dos participantes na conferência. Esta estatística pode ser partilhada com os participantes durante a conferência, permitindo uma participação mais distribuída, ou utilizada posteriormente no planeamento das próximas conferências e lista de participantes.

Próximas novidades

O Rainbow é uma ferramenta muito dinâmica em que a sua arquitetura cloud permite uma rápida e simples evolução. Nas próximas versões estão em estudo a inclusão de mais funcionalidades, tais como customização do layout baseado em temas, alinhamento das funcionalidades com as plataformas mobile e Rainbow Room, possibilidade de o administrador da empresa restringir as funcionalidades disponíveis para os seus colaboradores, e ainda o novo modo de webinar.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.