2020-9-15

NEGÓCIOS

Advertorial

O novo Rainbow™

A solução de comunicação empresarial, baseada na cloud, tem um novo interface, mais funcionalidades e maior controle de gestão e administração da solução

A Alcatel-Lucent Enterprise, líder global em comunicações empresariais e soluções de colaboração, atualizou a sua plataforma de vídeo e comunicações Rainbow ™, baseada na cloud, para levar a experiência do utilizador a um novo nível e facilitar interações avançadas entre grupos maiores de participantes.

Novo interface

Seja na versão Windows ou simplesmente em modo browser, as alterações e melhorias estéticas são rapidamente percecionadas. A nova barra lateral de icons, cria um ambiente profissional ideal e mais intuitivo para qualquer contexto de trabalho. Outra melhoria óbvia é que com o novo layout, a interface parece consideravelmente mais espaçosa, ao mesmo tempo que inclui mais informações essenciais.

A barra lateral de navegação simplificada e mais acessível permite que o utilizador instantaneamente se junte, agende ou inicie interações com outros utilizadores e convidados do Rainbow com maior facilidade. Foram adicionados botões de ação rápida de forma a agilizar o tempo para concluir determinadas ações.

O novo Dark Mode promove mais conforto, forçando menos os olhos do utilizador ao usar a aplicação durante a noite ou em ambiente mais escuro, mas também economiza bateria. Uma maior customização da interface, incluindo o tamanho da letra, permite ao utilizador uma melhor experiência de utilização.

Sendo uma ferramenta global, o Rainbow permite ajustar o layout da direita para a esquerda, para utilizadores em certas regiões, como no Médio Oriente.

A criação e gestão das Bubbles (grupos) também têm novidades. A nova estética torna muito mais fácil pesquisar, arquivar, excluir e gerir as Bubbles. Na criação de uma Bubble, podemos agora definir que todos os participantes numa conferência de áudio ou vídeo entrem em modo silencioso. O organizador pode também, durante uma conferência, promover outros utilizadores a organizadores e, se precisar, abandonar a conferência sem que a comunicação tenha qualquer interrupção.

Videoconferências

Nos últimos meses, devido à pandemia da Covid-19, a vida como a conhecíamos, mudou. A maneira de viver, trabalhar e comunicar com os nossos colegas e clientes, mudou. A participação em videoconferências foi uma das grandes alterações para muita gente. Por este motivo, esta foi uma das áreas em que as equipas de desenvolvimento do Rainbow mais trabalharam e inovaram.

Algumas das principais melhorias envolvem novos modos de exibição para videoconferência, incluindo visualizações de active speaker, active gallery e active grid/mosaic, bem como um maior número de participantes de áudio e vídeo.

Do ponto de vista da qualidade de imagem, uma das principais melhorias foi a integração de uma tecnologia chamada “Simulcast”. Basicamente, o Simulcast é a possibilidade de enviar um vídeo multi-formato. Ao participar numa videoconferência, são disponibilizados múltiplos streams com diferentes qualidades de vídeo, para que cada utilizador possa escolher o que melhor corresponde às suas necessidades atuais. Esta técnica permite economizar largura de banda, aumentar a qualidade e estabilidade de vídeo e processar mais fluxos de vídeo em simultâneo. Além disso, permite adaptar a qualidade do vídeo com base na condição atual da rede de cada utilizador e continuar a fornecer a melhor qualidade possível, mesmo quando a rede não está estável.

Outra funcionalidade interessante é a capacidade de trocar de dispositivo durante uma conferência de forma simples, alternando, por exemplo, de um dispositivo móvel para um PC facilmente.

Gestão do tempo 

Quando falamos de produtividade, a gestão do tempo é fundamental. Outras duas novas funcionalidades são o Bubble Meeting Scheduler e o Time Tracking. A primeira permite ver, através de integração com o O365, a disponibilidade e agendar os horários das conferências com base nos calendários dos participantes. Ao verificar automaticamente o calendário e a disponibilidade de todos, o Rainbow permite que os utilizadores gastem menos tempo.

O Time Tracking permite monitorizar e controlar o tempo de intervenção dos participantes na conferência. Esta estatística pode ser partilhada com os participantes durante a conferência, permitindo uma participação mais distribuída, ou utilizada posteriormente no planeamento das próximas conferências e lista de participantes.

Próximas novidades

O Rainbow é uma ferramenta muito dinâmica em que a sua arquitetura cloud permite uma rápida e simples evolução. Nas próximas versões estão em estudo a inclusão de mais funcionalidades, tais como customização do layout baseado em temas, alinhamento das funcionalidades com as plataformas mobile e Rainbow Room, possibilidade de o administrador da empresa restringir as funcionalidades disponíveis para os seus colaboradores, e ainda o novo modo de webinar.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise

Recomendado pelos leitores

PRIMAVERA lança novas soluções para apoiar e-Commerce das organizações
NEGÓCIOS

PRIMAVERA lança novas soluções para apoiar e-Commerce das organizações

LER MAIS

O Futuro do Trabalho - Um novo imperativo de negócios
NEGÓCIOS

O Futuro do Trabalho - Um novo imperativo de negócios

LER MAIS

Depois da pandemia, os decisores preparam-se para o workplace do futuro
NEGÓCIOS

Depois da pandemia, os decisores preparam-se para o workplace do futuro

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.