Tiago Monteiro, Consultant da Michael Page em 2023-5-19

NEGÓCIOS

Liderança

O Impacto do ChatGPT nos RH

A área dos Recursos Humanos (RH) tem sofrido uma transformação significativa nos últimos anos, com a tecnologia a desempenhar um papel vital na otimização dos processos de RH. Uma dessas tecnologias é o ChatGPT, um grande modelo linguístico treinado pela OpenAI, que poderá ter um impacto significativo no domínio dos RH de várias formas

O Impacto do ChatGPT nos RH

Em primeiro lugar, o ChatGPT pode automatizar várias tarefas, como responder a perguntas dos empregados, marcar entrevistas, enviar formulários de feedback e auxiliar na escrita de anúncios. Esta automatização pode poupar muito tempo ao pessoal de RH, permitindo-lhes concentrar-se em tarefas mais estratégicas que requerem conhecimentos humanos.

No que diz respeito ao processo de recrutamento, o ChatGPT pode ser uma valiosa ferramenta para a análise de currículos e agendamento de entrevistas. O ChatGPT pode analisar as descrições das funções e os currículos dos candidatos para identificar a melhor opção para uma determinada vaga de emprego. Esta tecnologia dificilmente substituirá um humano numa entrevista, pois não é (ainda) capaz de interpretar sinais não-verbais ou fazer perguntas de follow-up baseadas nas respostas dos candidatos, no entanto é capaz de fazer perguntas pré-determinadas aos candidatos e avaliar as suas respostas. O ChatGPT pode também ajudar a melhorar o onboarding na medida em que será capaz de providenciar suporte em tempo real ou até mesmo enviar lembretes aos novos trabalhadores sobre formações obrigatórias que tenham que realizar. Esta ferramente pode poupar muito tempo e esforço ao pessoal de RH e aumentar a eficiência do processo de recrutamento e onboarding.

Para além disso, o ChatGPT pode ajudar na formação dos funcionários, fornecendo programas de aprendizagem e desenvolvimento personalizados. O ChatGPT pode analisar os dados de desempenho dos funcionários e fornecer programas de formação personalizados para melhorar as suas competências e conhecimentos.

Adicionalmente, estas capacidades podem auxiliar nos processos de gestão de desempenho, fornecendo aos managers orientações sobre a realização de avaliações de desempenho e respondendo a perguntas dos funcionários sobre métricas de desempenho ou feedback. Os profissionais de RH podem obter informações em tempo real sobre o desempenho dos colaboradores e podem definir alertas que vão para a equipa de RH e para os managers individuais.

O ChatGPT pode ainda ajudar no engagement dos funcionários, fornecendo uma plataforma para os funcionários comunicarem entre si e com o pessoal dos RH. O ChatGPT pode fornecer um chatbot que os funcionários podem utilizar para colocar questões, comunicar problemas e fornecer feedback. Esta plataforma pode ajudar os funcionários a sentirem-se mais envolvidos com a organização e melhorar a sua satisfação geral no trabalho.

No entanto, existem também alguns desafios associados à implementação do ChatGPT no domínio dos RH. Um dos desafios é a utilização ética da tecnologia. O ChatGPT pode analisar os dados dos funcionários, incluindo informações pessoais, o que levanta preocupações sobre a privacidade e a segurança dos dados. Os departamentos de RH devem garantir que o ChatGPT é utilizado de forma ética e responsável, com as devidas salvaguardas. Outro desafio é o potencial de parcialidade da tecnologia. Os dados de formação do ChatGPT podem conter preconceitos que se podem reflectir nas suas respostas, levando a consequências não intencionais. Os departamentos de RH devem garantir que os dados de formação do ChatGPT são diversificados e isentos de preconceitos.

Por último, após refletir acerca das potencialidades desta tecnologia na área dos RH, é possível que surjam receios quanto à possibilidade do ChatGPT substituir os humanos. A verdade é que dificilmente substituirá na totalidade, pois não é capaz de criar relações empáticas e genuínas que são a base de qualquer organização focada nas pessoas. Apesar de poder substituir os profissionais de RH em algumas das suas tarefas, o ponto a reter deve ser que o ChatGPT poderá ser uma ferramenta extremamente útil que permitirá que tenham mais tempo para se focarem em tarefas mais exigentes.

Em conclusão, o ChatGPT pode ter um impacto significativo na área dos RH, automatizando tarefas administrativas, melhorando o processo de recrutamento e onboarding, ajudando no desenvolvimento dos trabalhadores e aumentando o seu envolvimento. No entanto, a implementação do ChatGPT no domínio dos RH deve ser feita de forma ética e responsável, com salvaguardas adequadas para garantir a privacidade, a segurança dos dados e a ausência de preconceitos. O ChatGPT tem o potencial de revolucionar o campo dos RH, e a sua implementação bem-sucedida pode levar a uma força de trabalho mais eficiente, produtiva e empenhada.

Tiago Monteiro

Consultant da Michael Page

 

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.