2020-5-30

NEGÓCIOS

O fosso digital e as barreiras existentes

O Cisco Annual Internet Report analisa o fosso digital e propõe ações para superar as barreiras existentes no acesso à Internet

O fosso digital e as barreiras existentes

Segundo o Cisco Annual Internet Report, em 2023 contabilizaremos 5.300 milhões de utilizadores de Internet (66% da população mundial) e 29.300 milhões de dispositivos conectados (50% dos objetos), sendo que a velocidade do 5G será 13 vezes superior à média das ligações móveis. 

No entanto, atualmente, cerca de 3.700 milhões de pessoas (metade da população mundial) ainda não dispõem de acesso à Internet. As consequências desta situação tornaram-se ainda mais evidentes com a pandemia do novo Coronavírus: num cenário de distanciamento social, a rede é fundamental para a telescola, o trabalho remoto, a telemedicina e os serviços públicos

No setor da educação, a pandemia “expulsou” das aulas presenciais mais de 1.500 milhões de estudantes em 188 países (72% do total), dando lugar ao ensino remoto – mas só para quem possui acesso à Internet. 

Melhorar a conectividade também tem um efeito direto no crescimento económico: levar Internet a quem está, atualmente, desconectado representaria um acréscimo de 6.700 milhões de dólares para a economia global e permitiria ainda retirar da pobreza outros 500 milhões de pessoas. 

No seu relatório The Role of Technology in Powering an Inclusive Future, a Cisco revela como a conectividade determina as oportunidades sociais e económicas. Os países com preparação digital escassa sofrem desigualdades que lhes limitam a riqueza, o acesso à educação, o sistema de saúde e outros serviços públicos, para além das oportunidades laborais. 

Para superar este fosso digital e criar um futuro mais inclusivo, o relatório assinala três barreiras principais a ultrapassar: conectividade, acesso económico e competências digitais. Ainda que o acesso à internet seja considerado uma necessidade básica, apenas 35% dos países em desenvolvimento possui acesso generalizado à rede, contra 80% dos países desenvolvidos. Da mesma forma, as mulheres têm até 50% menos probabilidades de estar conectadas à Internet do que os homens. Finalmente, 87,5% do conteúdo online está disponível apenas num em cada dez idiomas. 

Mas a conectividade não significa acesso imediato. A ONU define “Internet acessível” como um custo de 2% sobre as receitas mensais de uma conexão de dados de 1 Gigabyte. Ainda assim, a maioria da população não conectada vive na pobreza e não pode pagar esse valor. 

Muitas das pessoas não conectadas também não sabem utilizar os dispositivos digitais, as aplicações de comunicação e as redes. Ainda que 90% dos postos de trabalho já exijam competências digitais básicas, 23% dos adultos em todo o mundo ainda não sabe ler nem escrever em formato digital, um analfabetismo que é, de resto, quatro vezes mais provável nas mulheres do que nos homens. 

O Relatório da Cisco propõe um quadro de ação para superar estas barreiras e avançar em termos de conectividade, educação e inclusão social; para além disso, apresenta ainda algumas soluções inovadoras que já estão a ser desenvolvidas em vários países.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.