2018-6-25

NEGÓCIOS

NuMeRu, a proposta da Exclusive Networks para a evolução do data center privado

A solução traz o conceito web scale para o data center privado e promove uma nova filosofia para a sua gestão: aberta, automatizada e flexível. Uma cloud privada on-premises, que promete a flexibilidade da cloud pública

NuMeRu, a proposta da Exclusive Networks para a evolução do data center privado

Nenhuma empresa consegue prever onde estará o seu negócio num prazo de cinco anos. Por este motivo, não é possível continuar a olhar para as infraestruturas da mesma forma. “O problema do IT é a previsibilidade do investimento, que não tem existido em relação à infraestrutura”, defende Alberto Perez Cuesta, director of business development para a ibéria do Exclusive Group. Para o VAD, as empresas não podem continuar a investir em arquiteturas de data center manuais e fechadas, sem capacidade de adaptação às (voláteis) necessidades do negócio. Para terminar com a inflexibilidade das infraestruturas de data center e a imprevisibilidade destes investimentos chega a NuMeRu. “Não se trata de uma nova solução, mas antes de nos concentrarmos em três tecnologias que integram o stack tecnológico da Big Tec, a unidade de negócio de data center”, indica Alberto Perez Cuesta. Para a Exclusive Networks, estamos perante uma nova forma de pensar o data center. “É uma nova filosofia de gestão. A solução entrega os mesmos benefícios da cloud pública no data center on-premises. Porque nem todos os negócios vão mover os seus dados para a cloud pública”.

A solução, destinada a Parceiros de Canal Big Tec, é uma proposta para a edificação de uma cloud privada, on-premises, que combina as ofertas da Nutanix, Mellanox e Rubrik – NuMeRu – reunindo networking, armazenamento, processamento, backup, gestão de dados e proteção de dados. “A NuMeRu diz respeito à forma como o data center tem de começar a ser gerido, para servir a transformação dos negócios. Trata-se de colocar a infraestrutura e a tecnologia ao serviço do negócio”, destaca o responsável ibérico. A NuMeRu segue princípios de ‘open standards’, em nome de interoperabilidade e de uma adaptação dos data centers privados à realidade da cloud híbrida.

 

Conceito web scale no data center privado

Com esta oferta, a Exclusive Networks pretende trazer para o data center privado o conceito web scale, caraterística dos data centers de cloud pública e que é uma evolução do scale out (arquitetura modular que permite crescer, em simultâneo, networking, processamento e armazenamento), adicionando uma camada de definição por software, para maior flexibilidade e possibilidade de adaptação. O web scale, explica Alberto Perez Cuesta, é uma filosofia de IT pela qual é possível aumentar capacidades, de forma linear, “sem dependências e com performance garantida”.

Para as empresas é impreterível que os investimentos que são hoje destinados ao data center consigam acomodar futuramente todos os requisitos necessários à evolução do negócio. “Trata-se de uma abordagem escalável, que se adapta a empresas de todos os tamanhos”, diz Alberto Perez Cuesta, que fala em trazer para a cloud privada os benefícios da cloud pública, nomeadamente “a possibilidade de adquirir recursos step by step”. Esta arquitetura, diz, adapta-se ao orçamento dos clientes, já que pode ser construída pelos Parceiros de Canal tendo em conta as suas exigências. “No futuro, dependendo dos novos projetos e dos novos orçamentos, podemos tentar evoluir e aumentar as capacidades, passo a passo”.

 

IT mais liberto para o apoio ao negócio

Para Alberto Perez Cuesta, mudar a natureza da infraestrutura, “que passa a ser completamente automática e orquestrada, com ferramentas alinhadas com o negócio”, é importante não apenas do ponto de vista de uma evolução em linha com a transformação digital – é igualmente relevante para dar resposta à escassez de recursos humanos de IT. “Em Portugal, contratar um recurso júnior para gerir o data center tem custos muito elevados”, lembra. “O Facebook, por exemplo, só tem sete pessoas a administrar todos os seus data centers, no mundo inteiro. Os profissionais de IT têm de estar focados no negócio e na sua rentabilidade, e não em administrar a infraestrutura”.

 

As tecnologias da NuMeRu

  •  Nutanix (Nu): plataforma de computação, virtualização e armazenamento hiperconvergente.
  • Mellanox (Me): rede em cloud ethernet, baseada em SDN (software-defined networking), para melhorar o desempenho do data center.
  • Rubrik (Ru): solução de gestão de dados em cloud para backup, recuperação, pesquisa e análise instantâneos.

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.