2021-2-10

NEGÓCIOS

Novo supercomputador em Portugal está mais perto

O novo supercomputador de dez petaflops vai ser gerido pelo Minho Advanced Computer Center (MACC) e vai permitir o suporte de investigação científica avançada e a criação de novas Parcerias tecnológica

Novo supercomputador em Portugal está mais perto

A Fujitsu foi selecionada para fornecer um novo supercomputador no âmbito da iniciativa da União Europeia e do governo português para desenvolver capacidades de computação de elevado desempenho (HPC) de nível mundial para investigadores académicos e empresariais.

O novo sistema chama-se Deucalion, nome baseado na mitologia grega, e será instalado no MACC – Minho Advanced Computing Center em Portugal. O financiamento vem da iniciativa EuroHPC Joint Undertaking e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa EuroHPC pretende impulsionar a inovação e a competitividade na UE com a disponibilização a nível europeu de supercomputação à escala petascale – definida como a capacidade de um computador executar mais de um Petaflop, ou mil biliões de cálculos por segundo.

O supercomputador irá dar suporte a investigação científica avançada em aplicações do sector público e empresarial, incluindo medicina, bioengenharia, previsão meteorológica, combate às alterações climáticas e descoberta de novos materiais e medicamentos. Esta tecnologia robusta e líder do sector irá também contribuir nos campos da Inteligência Artificial e da utilização de Big Data, desempenhando um papel vital na digitalização de Portugal e da Europa como um todo.

Num contrato avaliado em 20 milhões de euros, a Fujitsu fornecerá ao MACC o seu supercomputador Fujitsu PRIMEHPC FX700, que incorpora o novo processador Fujitsu A64FX baseado em ARM. Este processador está a possibilitar novas investigações em áreas vitais e utiliza a mesma tecnologia central do supercomputador Fugaku, desenvolvido em conjunto pelo instituto de investigação japonês RIKEN e pela Fujitsu. O Fugaku obteve recentemente a primeira posição na lista TOP500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo. O processador Fujitsu A64FX oferece uma eficiência energética excepcional ao mesmo tempo que mantém a conformidade com o Arm v8.2-A Scalable Vector Extension (SVE), o conjunto de instruções ARM para servidores de elevado desempenho.

Em concurso público, a EuroHPC e a FCT seleccionaram a Fujitsu devido à sua liderança na tecnologia HPC, consultoria especializada e serviços de aconselhamento para clientes HPC, bem como à sua capacidade comprovada de trabalhar no ecossistema de fornecedores necessário para o sucesso dos projectos HPC. A Fujitsu estabeleceu Parcerias com outras marcas líderes para fornecer a solução total, incluindo a ATOS (sistemas x86), a DDN (armazenamento) e a Mellanox (interconectidade). A Fujitsu e os Fujitsu Laboratories vão tirar partido de décadas de experiência no domínio HPC para construir e integrar este sistema.

Para Portugal, ter disponivel um sistema HPC Petascale  é o primeiro e mais importante passo rumo à colaboração com Parceiros tecnológicos chave. O objectivo é criar um novo ecossistema de conhecimento para as equipas portuguesas de investigação académica e industrial. O MACC irá desempenhar um papel central no panorama nacional de investigação, sendo este supercomputador a sua peça principal.

Helena Pereira, Presidente da FCT, afirma que “além de uma plataforma x86, queríamos alargar os limites da investigação usando os processadores eficientes Arm. O Fujitsu A64FX é uma excelente escolha e é o primeiro processador ARM genuinamente preparado para HPC com a capacidade SVE. Ter um supercomputador Petascale em Portugal transformará a capacidade de os investigadores acederem ao poder de computação de que necessitam para levar as suas investigações mais longe. Com a tecnologia do supercomputador Fujitsu PRIMEHPC FX700, estaremos na linha da frente da capacidade de computação global para projectos de investigação. Embora a potência e a velocidade sejam importantes, levar a cabo um projecto tecnológico desta envergadura também requer confiança em todos os Parceiros. A Fujitsu investiu tempo a trabalhar connosco, a construir relações e a compreender os nossos requisitos concretos”.

Carlos Barros, Director Geral da Fujitsu Portugal, comenta que “a nova plataforma Fujitsu A64FX oferece aos clientes uma experiência de computação de elevado desempenho excepcional combinada com condições ambientais e operacionais ideais. Temos o prazer de ter o MACC entre os nossos primeiros clientes europeus a experimentarem as vantagens que esta plataforma traz. O projecto pretende disponibilizar computação de classe verdadeiramente mundial aos investigadores em Portugal, e a Fujitsu, a par dos seus Parceiros, está muito entusiasmada por trabalhar em colaboração estreita com o MACC neste projecto que visa alargar o acesso à HPC de mais alto nível na União Europeia".

A computação de elevado desempenho é uma das melhores experiências colectivas, e o sucesso depende da formação de Parcerias fortes. A este respeito, a Fujitsu trabalha incansavelmente na criação de uma cultura em que as Parcerias são compreendidas e valorizadas. Como tal, temos um longo histórico de colaboração que coloca a co-criação no topo da agenda. O projecto do MACC é a mais recente história de sucesso que envolve esta mentalidade colaborativa".

O novo supercomputador é um dos oito a ser financiado pela União Europeia no âmbito da EuroHPC JU. O objectivo do programa é promover melhor ciência e melhorar a inovação na Europa através do fornecimento de acesso a infra-estruturas e serviços HPC de vanguarda a um conjunto alargado de utilizadores da comunidade científica e de investigação e dos sectores público e industrial. Visa equipar, até 2021, a União Europeia com uma infraestrutura de petaescala e precursores de supercomputadores de exaescala, bem como desenvolver as tecnologias e as aplicações necessárias para alcançar capacidades totais HexaScale necessárias até 2022/2023.

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.