2015-2-20

NEGÓCIOS

Nova plataforma de recrutamento e formação para as TI chega a Portugal

O Academy Cube, plataforma de emprego e formação online para o sector das Tecnologias de Informação (TI) que visa responder às necessidades de competências da Quarta Revolução Industrial (Industry 4.0), foi apresentada na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em Lisboa, num evento sobre a Internet das Coisas (Internet of Things, IoT, em Inglês) sob o tema “New Skills in a Digitalized Economy"

A Academy Cube foi apresentada pela Comissária Europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes e por Jim Snabe, ex-CEO da SAP SE.

A plataforma veio a público pela primeira vez em 2013, na CeBIT, tendo sido apresentada pela Comissária Europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes e por Jim Snabe, ex-CEO da SAP SE, e conta agora com cerca de 11550 talentos registados, mais de 500 ofertas de emprego e mais de 100 cursos online, maioritariamente gratuitos. Os cursos são disponibilizados pelas empresas e organizações de formação associadas, como é o caso da Festo, do Hasso-Plattner-Institut, da Microsoft, openSAP, SAP, Software AG e cobrem as áreas de "Big Data Management, Business, Business Analytics, Business Process Management, Engineering, Enterprise Resource Planning, Information Technology Manufacturing, Quality Management, Security" e de "Software Engineering". Com base na avaliação dos currículos e dos conhecimentos dos candidatos, a plataforma identifica e recomenda cursos específicos para obter as qualificações necessárias à função pretendida.

Se por um lado esta plataforma pan-europeia tem por objetivo reduzir o desemprego na Europa, por outro pretende combater a carência de quadros técnicos especializados que a economia digital exige.

"Esta parceria surge de um contacto direto da SAP (ainda no início do projeto) a um conjunto de entidades nacionais, desde empresas, associações e faculdades. A Câmara participou no projeto desde o seu desenvolvimento ainda sem a figura de National Office, trabalhando diretamente com a equipa de projeto da SAP na Alemanha e depois com o PDA Group. Mais tarde, quando surgiu a hipótese de se tornar National Office, foi escolhida como elemento para representar esta plataforma a nível nacional", explica ao IT Channel Bruno Mourão Martins, diretor da CCIP e Head of National Office do Academy Cube para Portugal.

"A Câmara de Comércio tem na sua linha de ação a dinamização do tecido empresarial, sendo um dos pontos a que dá muita atenção o combate ao desemprego nas suas várias vertentes (jovem, sénior, etc.). Nesse sentido, trabalha muito em proximidade com as empresas, Estado e universidades para cumprir essa função. Sendo o Academy Cube uma plataforma abrangente que toca em vários destes grupos, a atração de empresas e faculdades para a plataforma vai ser um
dos pontos a que vamos dar muita atenção este ano. Vai-se concretizar não só através da apresentação às faculdades e às empresas, mas também através de eventos e ações de divulgação mais específicos na vertente do emprego", acrescenta o diretor.

Crédito Foto: CCIP (Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa).

Recomendado pelos leitores

“Hoje, existe a certeza de que a segurança não é um custo, mas sim um investimento”
NEGÓCIOS

“Hoje, existe a certeza de que a segurança não é um custo, mas sim um investimento”

LER MAIS

Primavera destaca-se pela relação transparente com os seus Parceiros
NEGÓCIOS

Primavera destaca-se pela relação transparente com os seus Parceiros

LER MAIS

Distribuição cresceu 11,6%
NEGÓCIOS

Distribuição cresceu 11,6%

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.