2015-2-20

NEGÓCIOS

Nova plataforma de recrutamento e formação para as TI chega a Portugal

O Academy Cube, plataforma de emprego e formação online para o sector das Tecnologias de Informação (TI) que visa responder às necessidades de competências da Quarta Revolução Industrial (Industry 4.0), foi apresentada na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em Lisboa, num evento sobre a Internet das Coisas (Internet of Things, IoT, em Inglês) sob o tema “New Skills in a Digitalized Economy"

A Academy Cube foi apresentada pela Comissária Europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes e por Jim Snabe, ex-CEO da SAP SE.

A plataforma veio a público pela primeira vez em 2013, na CeBIT, tendo sido apresentada pela Comissária Europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes e por Jim Snabe, ex-CEO da SAP SE, e conta agora com cerca de 11550 talentos registados, mais de 500 ofertas de emprego e mais de 100 cursos online, maioritariamente gratuitos. Os cursos são disponibilizados pelas empresas e organizações de formação associadas, como é o caso da Festo, do Hasso-Plattner-Institut, da Microsoft, openSAP, SAP, Software AG e cobrem as áreas de "Big Data Management, Business, Business Analytics, Business Process Management, Engineering, Enterprise Resource Planning, Information Technology Manufacturing, Quality Management, Security" e de "Software Engineering". Com base na avaliação dos currículos e dos conhecimentos dos candidatos, a plataforma identifica e recomenda cursos específicos para obter as qualificações necessárias à função pretendida.

Se por um lado esta plataforma pan-europeia tem por objetivo reduzir o desemprego na Europa, por outro pretende combater a carência de quadros técnicos especializados que a economia digital exige.

"Esta parceria surge de um contacto direto da SAP (ainda no início do projeto) a um conjunto de entidades nacionais, desde empresas, associações e faculdades. A Câmara participou no projeto desde o seu desenvolvimento ainda sem a figura de National Office, trabalhando diretamente com a equipa de projeto da SAP na Alemanha e depois com o PDA Group. Mais tarde, quando surgiu a hipótese de se tornar National Office, foi escolhida como elemento para representar esta plataforma a nível nacional", explica ao IT Channel Bruno Mourão Martins, diretor da CCIP e Head of National Office do Academy Cube para Portugal.

"A Câmara de Comércio tem na sua linha de ação a dinamização do tecido empresarial, sendo um dos pontos a que dá muita atenção o combate ao desemprego nas suas várias vertentes (jovem, sénior, etc.). Nesse sentido, trabalha muito em proximidade com as empresas, Estado e universidades para cumprir essa função. Sendo o Academy Cube uma plataforma abrangente que toca em vários destes grupos, a atração de empresas e faculdades para a plataforma vai ser um
dos pontos a que vamos dar muita atenção este ano. Vai-se concretizar não só através da apresentação às faculdades e às empresas, mas também através de eventos e ações de divulgação mais específicos na vertente do emprego", acrescenta o diretor.

Crédito Foto: CCIP (Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa).

Recomendado pelos leitores

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc
NEGÓCIOS

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc

LER MAIS

Primavera distingue Parceiros do ano
NEGÓCIOS

Primavera distingue Parceiros do ano

LER MAIS

Gfi compra i2S para crescer no setor dos seguros
NEGÓCIOS

Gfi compra i2S para crescer no setor dos seguros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 61 OUTUBRO 2019

IT CHANNEL Nº 61 OUTUBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.