2019-10-21

NEGÓCIOS

Advertorial

NetApp para a Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) oferece um elevado potencial no desenvolvimento dos negócios, mas requer uma nova abordagem da arquitetura de dados

A IoT é uma rede de dispositivos e sensores conectados para ajudar a criar sistemas que podem monitorizar, recolher e trocar dados sobre o comportamento de “coisas”, como equipamentos industriais. Podem ser alcançados benefícios operacionais significativos com novos insights derivados da análise dos dados, para orientar ações em tempo real ou para tomar decisões precisas com base em dados históricos.

À medida que o número de dispositivos e sensores conectados e o volume de dados resultante explodem, o cenário está a mudar de um modelo centralizado de Cloud para um modelo de computação distribuída com o surgimento do Edge inteligente dentro da arquitetura Edge to Core to Cloud.

A IoT tem potencial numa ampla gama de mercados, mas os clientes que podem obter os maiores benefícios estão nos segmentos de mercado da indústria, da video vigilância e nos mercados dos veículos autónomos, e especificamente nos seguintes uses cases:

IoT industrial

  • Monitorização em tempo real de todos as fases da produção;
  • Análise de dados para determinar as melhores práticas empresariais;
  • Segurança de dados e instalações, backup e recuperação de dados.

Videovigilância

  • A câmara como gateway de analítica inteligente;
  • Última geração de servidores cloud virtual machine.

Veículos Autónomos

  • Simulação e teste;
  • Mercado de dados de veículos B2B.

Estas indústrias estão a passar por grandes transformações, precipitadas por uma ênfase crescente na eficiência, na necessidade de integração de dados e na digitalização de processos. Os seus clientes veem os benefícios em manutenção inteligente, melhor design de produto, maior satisfação do cliente, aumento de volume de negócios e eficiência operacional. Embora a situação de cada cliente seja única, há alguns temas comuns para os desafios que eles enfrentam:

  • Complexa gestão de dados - grande área de cobertura, controlo e segurança de dados, restringida pela largura de banda e pelos custos associados;
  • Equilibrar investimentos de capital e despesas operacionais, exigindo uma combinação de abordagens on-premises com cloud-based.

A solução NetApp

A abordagem da NetApp para armazenamento e gestão de dados mapeia extremamente bem os novos modelos de arquitetura e processamento de dados na IoT.

A NetApp® ONTAP® é uma solução de gestão de dados que abrange o Edge, o Core e a Cloud e oferece um conjunto abrangente de benefícios:

  • Armazenamento e movimentação de dados, garantindo os dados certos no lugar certo, na hora certa;
  • Definido por software;
  • Proteção de dados - backup, disaster recovery e arquivamento.
  • Gestão de dados;
  • Segurança.

A NetApp possui um portfólio de produtos que podem ser combinados para desenvolver uma solução para o cliente, reconhecendo que as cargas de trabalho da IoT e os resultados desejados podem variar amplamente de acordo com o cliente e o use case.

  • No Edge, o ONTAP e o ONTAP Select ajudam a recolher e agregar dados. Um conjunto de Parceiros certificaram as suas plataformas de computação robustas para a utilização com o ONTAP Select, fornecendo uma solução de dados de Edge capaz de operar em ambientes agressivos;
  • No core, além dos produtos ONTAP, a NetApp oferece produtos de convergência e hiperconvergência que fornecem recursos de computação e armazenamento para executar análises iniciais e computar em conjuntos de dados de IoT. O NPS (NetApp Private Storage) permite que o utilizador mantenha o controlo sobre os seus dados, enquanto permite acesso rápido aos recursos cloud. As ofertas core foram projetadas para interagir com a cloud, atendendo à compliance dos dados e aos requisitos de privacidade da empresa;
  • Na Cloud, a NetApp mantém Parcerias com os principais hyperscalde providers, como Azure, AWS e Google, e oferece soluções para NFS stores, como cloud volumes e produtos de gestão, como o On- Command® Insight;
  • O NetApp Cloud Backup, StorageGRID® Webscale e SnapMirror® oferecem soluções de backup e disaster recovery.

Tudo isto constitui uma plataforma única e integrada com:

  • Desempenho confiável de computação e armazenamento;
  • Integridade, confiabilidade e disponibilidade dos dados;
  • Eficiência de armazenamento e transferência;
  • Segurança de dados end-to-end.

A oportunidade de transformação está nos dados

Empresas líderes na transformação digital estão a investir fortemente no desenvolvimento de uma arquitetura de dados pensada para o IoT.

As empresas que desenvolvem conhecimento em dados podem superar substancialmente os seus concorrentes.

As empresas mais valiosas hoje são empresas orientadas a dados, como Amazon, Google, Facebook e Microsoft.

No entanto, a disponibilidade de dados também altera os modelos de negócios de grandes empresas há muito estabelecidas na indústria, referem o seu aumento de receitas e margens provenientes da criação de serviços, que são comprovadamente mais rentáveis que o modelo baseado apenas em venda de equipamentos. Mercados como o de veículos autónomos e vigilância estão a ser ativas pela grande quantidade de Big Data disponível.

Em todos estes casos, as empresas líderes estão a investir grandes quantidades de recursos no desenvolvimento de arquiteturas de dados para ajudá-las a cumprir a promessa de uma transformação de digitalização e IoT.

A NetApp está posicionada de forma exclusiva para fornecer partes importantes da infraestrutura e gestão de dados para ajudar os nossos clientes a implementar a sua visão de futuro.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a NetApp / Arrow

Recomendado pelos leitores

OutSystems com novas oportunidades de receita para Parceiros
NEGÓCIOS

OutSystems com novas oportunidades de receita para Parceiros

LER MAIS

O que pode trazer um fornecedor europeu
NEGÓCIOS

O que pode trazer um fornecedor europeu

LER MAIS

Schneider Electric lança novos serviços de monitorização e expedição
NEGÓCIOS

Schneider Electric lança novos serviços de monitorização e expedição

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 69 JULHO 2020

IT CHANNEL Nº 69 JULHO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.