2018-7-25

NEGÓCIOS

Municípios portugueses empenhados no apoio ao empreendedorismo

De acordo com o “everis startup map”, 87% das Câmaras Municipais do país estão a apoiar diretamente uma ou mais incubadoras no seu concelho. Esta aposta nas startups tem como objetivo criar condições de atração para os respetivos concelhos e contribuir para a dinamização da economia local, bem como do próprio país, através da criação de mais postos de trabalho

Municípios portugueses empenhados no apoio ao empreendedorismo

O apoio das Câmaras Municipais às startups acontece de forma bastante diversificada, que vai do apoio institucional à propriedade ou participação no capital da incubadora, passando pela disponibilização de espaço, pelo apoio na gestão ou pela dinamização de atividades empreendedoras (formação, mentoria, programas de aceleração, eventos, etc.). A criação de espaços com rendas controladas e a co-organização de eventos para startups são as mais comuns.

Em média, 30% das Câmaras Municipais têm fundos de apoio a startups ou outros mecanismos de facilitação de investimento que aceleram o crescimento destes negócios e alavancam o desenvolvimento local.

“Os dados recolhidos foram bastante interessantes porque permite-nos identificar a aposta que as diferentes Câmaras Municipais e geografias estão a realizar de acordo com os próprios recursos locais, quer seja através da captação de investimento, capitalização de estratégias locais e/ou atração de pessoas ao concelho", refere Susana Cunha Bandarrinha, Startup Catalyst at everis. "Os municípios estão cada vez mais atentos ao tema do empreendedorismo apostando ativamente em estratégias e políticas de desenvolvimento local”.

Os benefícios das políticas municipais de atração de investimento e desenvolvimento económico já começam a ser sentidos e são das mais variadas ordens, como a dinamização da atividade económica e a captação de investimento, a fixação da população, com retenção de talento e de recursos qualificados, assim como a redução do desemprego e o aumento do poder de compra, mas também a valorização de produtos locais, requalificação do município (parques industriais, zonas históricas e zonas rurais), aumento do turismo e da atratividade do concelho.

As startups reconhecem o papel dos municípios, em especial a disponibilização de espaços físicos (26% não pagam renda e 43% pagam menos de 250 Euros) e a realização de eventos relacionados com empreendedorismo, inovação e tecnologia. O apoio das câmaras municipais à sua promoção e visibilidade é reconhecido mas parte das startups acredita que deve ser reforçado e que é necessário implementar outras iniciativas, designadamente incentivos fiscais e apoio financeiro direto. Estas duas mesmas sugestões são feitas pelas incubadoras, que sublinham ainda a importância de apostar em eventos internacionais.

A qualidade de vida de cada concelho é um fator de posicionamento das Câmaras Municipais que permite aumentar a sua atratividade e captar novas startups. 75% das startups indicaram que o que distingue o Município em que se encontram sediados de outros é a rede de ensino, proximidade de praias e/ou trilhos de montanha, oferta desportiva, equipamentos culturais, custo de vida e acesso a cuidados de saúde.

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