2023-3-15

NEGÓCIOS

Advertorial

Município de Castelo Branco implementa data centers ModSecur

O Município de Castelo Branco escolheu a marca ModSecur engineered by Maxiglobal, para modernizar a sua infraestrutura tecnológica. Após a implementação dos dois data centers, o Município conta com uma estrutura totalmente redundante e resiliente

Município de Castelo Branco implementa data centers ModSecur

O desafio

Antes da implementação dos dois data centers ModSecur, o Município de Castelo Branco tinha três salas “onde se encontrava o equipamento disperso”, conta-nos a equipa de TI do município. O equipamento de climatização existente era do estilo “doméstico” e os níveis de segurança eram reduzidos, tanto a nível de controlo de acessos como a nível da deteção e extinção de incêndios. Sentiu-se a necessidade de modernizar a infraestrutura tecnológica, aumentando a segurança física, monitorizando os equipamentos e criando redundância. “Pretendíamos uma estrutura totalmente redundante a possíveis falhas, de forma que um dos data centers conseguisse assumir todo os serviços da outra área técnica”, acrescenta a equipa de TI do Município. 

A solução

A escolha recaiu sobre o ModSecur IT Room, tendo sido implementado um data center no edifício da Câmara Municipal e outro no CATAA - Centro de Apoio Tecnológico AgroAlimentar. A Maxiglobal foi a empresa escolhida para desenhar e implementar a solução. “Quisemos que este projeto fosse implementado por uma entidade com elevado conhecimento e com equipamentos robustos e resilientes, por ser uma área crítica onde toda a infraestrutura do Município de Castelo Branco assenta”, refere a equipa de TI do Município.

As soluções de data center implementadas foram desenhadas para cumprir Tier2, com alguns componentes com redundância n+1, como é o caso dos sistemas de energia socorrida (UPS) e de climatização. O ModSecur IT Room garante proteção contra fogo EI 120 minutos, água, poeiras, humidade e vandalismo. Tratando-se de uma solução redundante, qualquer equipamento é, por si só, suficiente para assegurar o funcionamento do data center. 

ModSecur MMS e sistema de contentorização AXIS

As duas infraestruturas encontram-se equipadas com a plataforma ModSecur MMS, plataforma de monitorização e gestão integrada, que permite uma gestão eficaz e eficiente de todos os componentes críticos ao funcionamento da infraestrutura. Para o Município, poder monitorizar os equipamentos em tempo real é uma mais-valia. “Saber sempre o estado de ambos os data centers, incluindo pormenores que de outra forma passariam despercebidos, como por exemplo o estado dos grupos geradores, o nível de temperatura e de humidade, entre outros”, diz a equipa de TI do Município.

Soluções de elevada eficiência energética: PUE 1.3

As soluções de elevada eficiência energética das UPS, e dos sistemas de climatização, aliados com a contentorização do frio através dos módulos ModSecur 3aXis, permitem otimizar a capacidade de frio em mais 35% e atingir níveis de PUE de 1.3.

Continuidade das operações em todos os cenários

A área de TI, atualmente, precisa de estar operacional 24/7. Por esse motivo, além de cada um dos data centers implementados funcionar como data center principal, também funcionam como sites “disaster recovery” em caso de eventos disruptivos. Neste sentido, cada instalação permite recuperar e restaurar a infraestrutura tecnológica e operacional em caso de falha.

“Um dos nossos objetivos principais era ter uma estrutura redundante que fosse capaz de restaurar as operações de TI em caso de desastre, seja natural ou causado por ação humana. Consideramos que é imprescindível ter um plano de recuperação de desastres de modo a minimizar o impacto de eventuais interrupções e a retomar as operações rapidamente. O nosso objetivo foi amplamente alcançado”, refere a equipa de TI do Município.

Projeto concluído com profissionalismo

O projeto de implementação dos dois data centers correu conforme o previsto e o Município está muito satisfeito com o resultado. “O desempenho da Maxiglobal foi excelente, quer a nível de projeto, quer a nível do surgimento de alterações pertinentes que não tinham sido planeadas numa fase inicial do projeto. Destacamos a qualidade demonstrada pelas diversas equipas intervenientes que conseguiram concluir este projeto em tempo recorde com imenso profissionalismo”, conclui a equipa de TI do Município. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Maxiglobal

TAGS

Maxiglobal

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.