Marta Quaresma Ferreira em 2023-4-24

NEGÓCIOS

“Motivação e liderança inspiradoras”: Morreu Paulo Ferreira, fundador e diretor-geral da PamafeIT

Formado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, viria a fundar a Pamafe IT em 1998. Contava já com mais de 30 anos de carreira no setor da tecnologia

“Motivação e liderança inspiradoras”: Morreu Paulo Ferreira, fundador e diretor-geral da PamafeIT

O engenheiro Paulo Ferreira, fundador e diretor-geral da Pamafe IT, morreu na passada sexta-feira, 21 de abril, aos 58 anos.

Considerado pelos colegas de profissão como um homem que “influenciou centenas de pessoas no mundo do IT, no setor público e privado”, contava já com mais de 30 anos de carreira no setor da tecnologia, sendo um dos nossos mais relevantes leitores.

Formado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, viria a fundar a Pamafe IT em 1998.

Entre os principais marcos profissionais assinalados, destaque para o ano de 2011, ano que marcaria a Parceria da Pamafe IT com a Multinacional Unisys, que culminou na Parceria de referência com a Dell em Portugal.

Em 2011 o engenheiro Paulo Ferreira foi mentor da criação de um projeto de oferta de cloud pública – a FlexiCloud – para o mercado Nacional. Em 2013 liderou o acordo com a multinacional Unisys para que a empresa se tornasse no seu service provider em Portugal, Parceria essa que se mantém até aos dias de hoje.

Em 2019, lidera de forma visionária o projeto da criação do Brand FlexiSoc, um produto interno para o mercado nacional de uma oferta SOC dimensionada e orientada ao mercado nacional. Com o objetivo de alavancar o negócio nacional, liderou o processo de venda da Pamafe IT à multinacional Ricoh em 2021.

“Mais de 30 anos, mais de metade das nossas vidas de convivência quase diária, com coisas boas, coisas menos boas, mas com um enorme conhecimento um do outro. Uma aprendizagem conjunta. Cedências, partilhas, conselhos, desafios e muitas conquistas. De facto, um homem para quem o trabalho era uma prioridade, perder não fazia parte, comunicador nato, com uma enorme capacidade de adaptação. 30 anos deixam muita história, recordações e deixam obra. Deixam um Projecto que começou pequenino e se tornou num dos maiores integradores nacionais, um Legado”, afirma Paulo Morais, administrador Pamafe IT.

“O engenheiro Paulo Ferreira tinha o sonho de nos tornar o maior Provider Nacional de Serviços e viu nesta compra (e bem) que este seria o caminho. Este foi um processo muito exigente e intenso, mas só alguém com a capacidade fora de série de dedicação à empresa, capacidade de trabalho extraordinária, e capacidade de entusiasmo que o engenheiro Paulo Ferreira conseguia transmitir a todos nós (no meu caso que trabalhava com ele desde o dia 1 da Pamafe, em 1998), só assim foi possível concluir o processo de compra com sucesso”, revela ao IT Channel Pedro Castro, Diretor de Serviços e primeiro funcionário da empresa.

“Com a sua motivação e liderança inspiradoras, sempre se esforçou para trazer o melhor de cada um de nós em prol da Pamafe IT”, acrescenta Pedro Castro, que considerava Paulo Ferreira “um verdadeiro esbanjador de virtudes, cujo legado inspirará gerações futuras de profissionais a tornarem-se os melhores nas suas áreas”.

Pedro Lomba, diretor de Pré-Venda na Pamafe IT, destaca a “simpatia e visão”  do engenheiro, que o levaram até à empresa: “Recordo-me como se fosse ontem, disse-me para não ter medo da mudança e que não me iria arrepender. Enfim, passaram 24 anos e ainda não me arrependi, pois tive o prazer de trabalhar com uma pessoa de energia inesgotável, que nos contagiava com a sua capacidade de trabalho e liderança e nos levava a dar o máximo em tudo que fazíamos. A sua simpatia e o seu sentido de humor eram viciantes, fazendo com que fosse impossível não querermos conviver todos os dias com ele. Foi uma pessoa importantíssima no meu percurso profissional e na minha vida pessoal. Deixou um legado do qual se pode orgulhar, e do qual tenho orgulho em dizer que faço parte dele”.

Isabel Reis, General Manager da Dell Portugal, Parceiro estratégico da Pamafe IT, destaca “o ser humano de qualidades excecionais, sentido de humor único e uma acuidade fora do normal que o levou em conjunto com a equipa que sempre esteve com ele e sempre o apoiou, a deixar um legado de elevada representatividade empresarial, tornando-se um dos maiores e mais representativos Parceiros da Dell Portugal”.

A redação do IT Channel deixa à família, amigos e colaboradores a sentida homenagem.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.