2015-3-06

BIZ

Microsoft quer aumentar quota de mercado no mobile e na cloud

Durante o primeiro Winning Together deste ano, evento de vendas e marketing dirigido a parceiros que teve lugar nas cidades de Porto e Lisboa, a 3 e 5 de Março, a Microsoft apresentou a estratégia para o segmento das Pequenas e Médias Empresas (PME), um serviço de CRM online para o canal de distribuição e novas soluções e oportunidades de negócio para cerca de 500 parceiros que estiveram presentes no evento

Microsoft quer aumentar quota de mercado no mobile e na cloud

João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal felicitou a decisão da empresa ter avançado para uma plataforma aberta com o Windows 10.

A Microoft Portugal anunciou ainda novas condições para o Office 365, promoveu novamente a campanha com descontos a partir de 50% nos cursos oficiais Microsoft através do programa de formação Ativar Portugal e apresentou aos parceiros HaloLens, computador holográfico que veio a público no início deste ano em Redmond (E.U.A.) e permitirá ao Win10 funcionar em qualquer terminal.

João Couto, director geral da multinacional em Portugal, sublinhou as mudanças na empresa, uma “nova Microsoft com um foco, uma cultura diferente e o intuito de se afirmar como um challenger. Porque nos tempos que já lá vão, éramos líderes com 90% ou 95% de quota e quando hoje olhamos para o tablet, os smartphones e tudo o que está a acontecer na mobilidade, a Microsoft perde quota, o que não lhe permite ter uma posição de incumbente ou contrariar uma posição inflexível, pesada, lenta”. Motivo pelo qual felicitou a decisão da empresa ter avançado para uma plataforma aberta com o Windows 10, para abraçar outras tecnologias e para que os seus serviços funcionem em qualquer plataforma. “Por isso, fizemos intervenções no Office 365 com a Dropbox, para os clientes poderem guardar e importar documentos no Azure com IBM e open source, e para que todas estas tecnologias possam funcionar de forma certificada”, afirmou. Visão que diz ter sido bastante bem recebida pelo mercado e pelos clientes que queriam tomar decisões tecnológicas.

Upgrade para Windows 10 não será gratuito para empresas
A migração dos sistemas operativos Win7 e Win8 para o Win10, deverá ser facilitada com todos os níveis de segurança e gestão. No consumo, garante João Couto, “todos os clientes podem migrar gratuitamente, mas no empresarial já não, devido a regras de segurança e outras complexidades”.

Mercado das PME cresceu 10% em Portugal
Ana Maria Lopes, diretora executiva da área de parceiros, PME e soluções, reviu e comparou os dados apresentados no Winning Together de Outubro, assinalando a continuação do crescimento no mercado de PME em Portugal: “A nível mundial cresceu 20%, em Portugal 10%, e apesar de todas as vicissitudes que nosso país atravessa, estamos a crescer 15%”.

Office 365 cresce 115%
Neste segmento de mercado, a Microsoft Portugal conta agora com 550 parceiros, mais de 40 mil utilizadores do Office 365, com crescimento na ordem dos 115%, tendo sido “o produto que mais crescimento teve desde sempre em termos empresariais. Valeu no ano anterior 2,5 mil milhões de dólares”. O Office 365 vai passar a integrar o Skype for business e disponibilizar aplicações para Android, iPad, iPhone e Android for business.

Oportunidade está na cloud
Entre as oportunidades de crescimento, Ana Maria Lopes sublinhou a cloud, onde a “Microsoft vai continuar a investir muito” e revelou que a empresa agora detém a certificação da norma ISO 27018, para os prestadores de serviços na cloud pública garantirem toda a protecção e confidencialidade da informação aos seus clientes.

Sónia Gomes da Silva

Recomendado pelos leitores

Gartner prevê gastos recorde em IA
BIZ

Gartner prevê gastos recorde em IA

LER MAIS

Esprinet passa a distribuir Napofix em Portugal
BIZ

Esprinet passa a distribuir Napofix em Portugal

LER MAIS

HPE Networking: “Podem confiar no preço que estão a levar ao cliente”
BIZ

HPE Networking: “Podem confiar no preço que estão a levar ao cliente”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 131 OUTUBRO 2026

IT CHANNEL Nº 131 OUTUBRO 2026

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.