2015-10-28

BIZ

Microsoft e EDP aliam-se em Programa de Inovação para o setor energético

A Microsoft Portugal e a EDP assinaram um Memorando de Entendimento que prevê a criação de um Programa de Inovação conjunto em Portugal, tendo em vista o desenvolvimento de soluções que fomentem uma utilização energética mais eficiente e de novas plataformas interativas relacionadas com a experiência do consumidor

Microsoft e EDP aliam-se em Programa de Inovação para o setor energético

João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal e António Mexia, presidente executivo da EDP.

O acordo foi assinado por João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal, Eric Boustouller, Presidente da Microsoft Europa, e António Mexia, Presidente Executivo da EDP. O objetivo é, também, criar sinergias com uma vasta rede de parceiros e clientes a nível mundial.

 O desenvolvimento de novas ofertas, tanto para o consumidor final como para as empresas, é uma das prioridades do acordo entre as duas companhias. Outra área de aposta são as startups do setor energético, de modo a encorajar o desenvolvimento de produtos e serviços em áreas estratégicas.

Por fim, pretende-se também reforçar cenários de mobilidade no grupo EDP e simplificar todos os processos de negócio, identificando cenários onde o Cloud Computing mais contribui para o sucesso do negócio e eficácia da operação.

O Programa de Inovação deverá recorrer às ferramentas de Cloud da Microsoft para, em conjunto, se desenvolverem provas de conceito que a EDP deverá utilizar para desenhar, testar e construir soluções diferenciadoras e relevantes para o mercado. Da parte da Microsoft Portugal, há o compromisso de partilhar em primeira mão com a EDP todas as novidades sobre os seus produtos e eventos que possam ter impacto no setor da energia, bem como a dar visibilidade aos projetos mais relevantes que daqui resultarem junto dos seus clientes e parceiros. 

De acordo com João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal, “este é mais um importante passo para promover a inovação tecnológica do País e de um setor de extrema importância como o da Energia. Estou certo que esta parceria trará um impacto muito positivo para o setor e, consequentemente, para a economia nacional, criando novas oportunidades de colaboração à escala global, permitindo processos e modelos de negócio mais eficientes e o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que seja também geradoras de mais investimento para o País”.

Recomendado pelos leitores

Sage premeia Parceiros ibéricos
BIZ

Sage premeia Parceiros ibéricos

LER MAIS

Minsait reforça aposta no mercado português com nova liderança em Cibersegurança
BIZ

Minsait reforça aposta no mercado português com nova liderança em Cibersegurança

LER MAIS

HP lança plataforma centrada no colaborador para enfrentar desafios do trabalho híbrido
BIZ

HP lança plataforma centrada no colaborador para enfrentar desafios do trabalho híbrido

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.