2014-5-28

NEGÓCIOS

Microsoft “Ativar Portugal” pretende formar 10 mil em TI

A plataforma “Ativar Portugal” da Microsoft conta com uma rede de 150 parceiros para formar e certificar 10 mil pessoas até final de 2017, contemplando ainda uma bolsa de emprego específica para tecnologia Microsoft. O projecto arranca já com 350 ofertas.

Microsoft “Ativar Portugal” pretende formar 10 mil em TI

A plataforma integra ofertas de formação e de emprego e conta com o apoio de 150 parceiros Microsoft

A Microsoft pretende formar e certificar 10 mil pessoas em TI durante os próximos três anos, até final de 2017, através do Programa de Formação e Valorização para o Emprego “Ativar Portugal”, que conta com o apoio de 150 parceiros, entre os quais o IEFP.

A apresentação da iniciativa contou com a intervenção do Ministro da Economia, António Pires de Lima, que salientou “o impacto relevante” das tecnologias de informação na economia e o “efeito multiplicador” deste programa de formação ao nível da empregabilidade. Até ao fim do ano a Microsoft estima criar dois mil empregos em TI, com base na sua tecnologia, através da plataforma, números que, segundo o Ministro, poderão ascender aos 40 mil por via indirecta, através dos parceiros. Pires de Lima realçou o papel determinante das TI no aumento da competitividade da economia portuguesa e falou no “desafio da produtividade”, que “deverá assentar na incorporação de mais tecnologia e não nos baixos salários”.

O Ativar Portugal materializa-se num portal de conteúdos de aprendizagem, qualificação e certificação em tecnologia Microsoft e dirige-se tanto a pessoas sem experiência em TI como àquelas que pretendam aprofundar conhecimentos na área. João Couto, Director-Geral da Microsoft Portugal revelou que a empresa está disposta a incluir tecnologias que não sejam da Microsoft no “Ativar Portugal”, sublinhando que existirá uma aposta na formação em cloud. O portal contempla ainda a “janela de emprego”, o primeiro mercado de emprego em Portugal dedicado à tecnologia Microsoft.

Para a formação, o “Ativar Portugal” dispõe do apoio de parceiros específicos - Actual Training, Alphappl, Galileu, GTI e Rumos – além de outros parceiros da sua rede, que estão já a recorrer ao portal Ativar Portugal para procurar profissionais certificados.

No arranque da iniciativa são já disponibilizadas 350 ofertas de emprego, nas quais se destacam parceiros como a Accenture, a Agap2, Bee Engineering, GFI, Iten, KCS IT, Quidgest, Randstad e Unisys, por apresentarem um maior número de oportunidades.

As dificuldades que as empresas do sector das TI enfrentam para encontrar profissionais com competências específicas justifica a iniciativa, de acordo com a Microsoft, dado que existem cerca de cinco mil ofertas de emprego por preencher nesta área, duas mil no caso de profissionais especializados em tecnologias Microsoft.

Formação integrará 30 centros de emprego do IEFP

Durante a sessão de apresentação, a Microsoft e o IEFP assinaram um Acordo de Cooperação, com o Ativar Portugal a integrar a oferta disponível nos 30 centros de emprego e formação profissional que compõem a rede do IEFP em todo o país, dando a oportunidade a jovens e adultos de adquirirem ou aprofundarem os seus conhecimentos em TI, e ainda obter formação qualificada e certificação reconhecida à escala mundial.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.