2015-1-13

NEGÓCIOS

Microempresas adotam tecnologias móveis ao mesmo ritmo das grandes companhias

As microempresas com menos de 25 empregados têm quase a mesma taxa de adoção de dispositivos móveis que as grandes empresas (34%-35%), de acordo com um estudo da Kaspersky Lab

Microempresas adotam tecnologias móveis ao mesmo ritmo das grandes companhias

As microempresas obtiveram uma integração móvel superior em 6% em relação às PMEs e em 2% que as grandes empresas.

De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky junto de 3900 trabalhadores de empresas de TI de todo o mundo, 34% das microempresas declararam ter conseguido realizar a integração dos dispositivos móveis dos seus funcionários na sua atividade. A taxa de integração móvel conseguida pelas grandes empresas situou-se, surpreendentemente nos 35%.

Ou seja, os negócios mais pequenos de todo o mundo estão a adotar a tecnologia móvel o mesmo ritmo das grandes companhias com mais de cinco mil trabalhadores. Aliás, as microempresas, na realidade, alcançaram uma taxa de implementação de tecnologias móveis superior à das PMEs (entre 26 e 99 funcionários) e das grandes empresas (entre 1500 e 5000). As microempresas obtiveram uma integração móvel superior em 6% em relação às PMEs e em 2% que as grandes empresas. Ao que parece, está errada a perceção de que as microempresas não investem tanto em novas tecnologias.
A experiência e os recursos são as limitações mais óbvias no caso de uma microempresa, que normalmente não conta dispõe de profissionais de TI responsáveis pela implementação de novas tecnologias. Por exemplo, 34% das microempresas apontaram "segurança em dispositivos móveis/portáteis" como uma das suas três prioridades de segurança TI para os próximos 12 meses. Mas quando questionadas sobre a política BYOD, com os colaboradores a usarem os seus próprios dispositivos móveis para fins profissionais, os resultados revelam uma diferença de perceção de acordo com o tamanho da empresa.

Apenas 28% das microempresas concordam que a política BYOD aumenta o risco de segurança TI do seu negócio. As médias e grandes empresas tiveram uma taxa de respostas afirmativas que é quase o dobro das microempresas, com 52% e 48%, respetivamente, em relação aos riscos que a tendência BYOD representa.

As ameaças mais comuns para os colaboradores proprietários de um dispositivo móvel incluem malware ou aplicações maliciosas que se ligam à rede da empresa através dos dispositivos móveis dos funcionários ou dados corporativos que desaparecem quando o dispositivo é perdido ou roubado.

Passos para a segurança móvel dentro do orçamento
As microempresas carecem de capacidade orçamental, pelo que muitas vezes optam por usar tecnologia móvel através do recurso aos dispositivos dos colaboradores – sem grandes investimentos de tempo ou de dinheiro. Um misto de senso comum e de tecnologia adequada pode representar um longo caminho percorrido em termos de segurança em dispositivos móveis. Assim, e segundo a Kaspersky, os proprietários de uma startup devem:

- Assegurar-se que os colaboradores da empresa sabem que, se os seus smartphones ou tablets contiverem informação profissional, o dispositivo não deve ser objeto de práticas de uso arriscadas (por exemplo, navegar em páginas de reputação questionável) e que, se o dispositivo for perdido ou roubado, devem informar imediatamente a empresa, e não dias mais tarde.

- Contar com software capaz de apagar remotamente os dados de um dispositivo roubado ou perdido. Alguns dispositivos oferecem funções similares já incluídas e existem muitas aplicações de terceiros que podem cumprir essa tarefa.

- Ter consciência de que uma empresa recém-criada com cinco trabalhadores não pode passar horas a comprar, instalar e administrar uma solução de segurança empresarial que não se adapte às suas necessidades. É importante evitar adquirir produtos que excedam as necessidades da empresa e que não esteja em conformidade com as funções básicas da segurança móvel.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.