Diana Ribeiro Santos em 2021-4-14

NEGÓCIOS

Case Study

Metropolitano de Lisboa avança com automatização de processos de RH

A SAP SuccessFactors auxiliou o Metropolitano de Lisboa a automatizar processos de recursos humanos como a formação e a avaliação dos colaboradores

Metropolitano de Lisboa avança com automatização de processos de RH

O Metropolitano de Lisboa sentiu a necessidade de automatizar processos de RH com vista a obter ganhos significativos ao nível da eficiência dos procedimentos, da produtividade, da gestão dos colaboradores e da simplicidade e transparência na gestão do talento.

Todo o processo de avaliação e formação era ainda caracterizada por uma carga administrativa suportada em papel e os processos eram realizados com recurso a ficheiros dispersos e a documentação impressa, obrigando assim a um trabalho mais demorado e suscetível a erros.

A evolução para uma solução digital foi um fator crítico para o sucesso da organização, quer para a execução dos planos de formação e a introdução de novos formatos, quer para a agilização e desmaterialização dos processos e a aplicação efetiva de práticas de gestão e avaliação contínua.

A solução

Dadas as circunstâncias, a escolha recaiu sobre a solução a SAP SuccessFactors com a Arago Consulting, uma solução modular de gestão de talento, assente numa plataforma cloud, que tem a possibilidade de cobrir todos os processos do ciclo de vida de cada colaborador.

“Temos SAP no Metro e, portanto, todos os nossos módulos de contabilidade, de gestão de RH, pagamento e processamento de salários são SAP. É uma ferramenta interessante, e interligar- se-ia mais facilmente com os módulos que já temos. Era muito mais fácil fazer ligação às informações dos trabalhadores. Para além disso, como o SAP Sucess Factors tem mais módulos, no futuro, depois de devidamente testados estes dois, podemos vir a querer evoluir para outros módulos que estão também disponíveis”, explica Paula Martins, diretora de capital humano do Metropolitano de Lisboa.

Além de permitir a gestão de formação, a plataforma cria um histórico, possibilitando ao próprio colaborador consultar todas as ações de formação que tem no seu portfólio sem ter de recorrer aos serviços da direção de capital humano.

“Qualquer um destes módulos tem um histórico acumulado que vai permitir ao colaborador, em qualquer momento, ter acesso a toda a informação sobre a sua avaliação de desempenho e sobre a sua formação, sem necessidade de estar a recorrer, em termos individuais, aos serviços da direção de capital humano a pedir informações sobre aquelas matérias”, refere Paula Martins.

“Outra vantagem da implementação destes módulos é a possibilidade de recolhermos, de uma forma efetiva e rápida, as necessidades de formação identificadas no processo de avaliação de desempenho. Ainda que os módulos não tenham interligação entre si (embora essa possibilidade exista), será possível, através do desenvolvimento de um relatório, recolher essa informação para a utilizarmos no desenvolvimento de ações formativas específicas”, diz.

“A SAP tem uma Parceria de longa data com o Metropolitano de Lisboa, com naturais reflexos numa grande confiança entre as partes. A implementação da solução SAP SuccessFactors revela o esforço significativo que o Metropolitano de Lisboa tem feito na sua jornada de transformação digital, assim como uma aposta clara na inovação dos processos de gestão centrada nas pessoas”, garante Filipe Costa, Diretor Comercial para as Grandes Contas da SAP Portugal.

Os resultados

A implementação dos módulos da SAP SuccessFactors permitiu à organização reduzir o consumo de papel e melhorar significativamente o controlo do processo de gestão e avaliação de desempenho ao mesmo tempo que foi possível identificar um reforço da participação dos diferentes intervenientes e uma melhoria da perceção de transparência e compreensão do processo.

“Foi para nós um prazer trabalhar com as equipas do Metropolitano de Lisboa, cuja dedicação e compromisso com o resultado final permitiram entregar este projeto no prazo previsto e com a máxima qualidade. Esta é uma aposta clara em tecnologia de inovação Cloud, nas suas pessoas, na modernização dos processos e, consequentemente, na melhoria da operacionalidade e qualidade dos serviços prestados aos seus utentes. Ficamos muito felizes por estarmos associados a este importante projeto, com uma empresa tão significativa do setor público e do transporte de passageiros, sobejamente reconhecida e importante para todos nós”, refere Eduardo Lima, Country Manager da Arago Consulting.

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