2021-11-03

NEGÓCIOS

Mercado mundial de smartphones diminui no terceiro trimestre

Dados da Canalys mostram que o mercado mundial de smartphones decresceu 6% em relação ao mesmo período de 2020, com a líder Samsung a registar um decréscimo de 13%

Mercado mundial de smartphones diminui no terceiro trimestre

A escassez global de chips fez com que as vendas de smartphones caíssem 6% no terceiro trimestre de 2021. A Samsung foi mais uma vez o fornecedor líder, vendendo 69,4 milhões de unidades e conquistando uma participação de 21%. A Apple voltou a ocupar o segundo lugar com o lançamento do iPhone 13, vendendo 49,2 milhões de smartphones e crescendo 14%. Xiaomi ficou em terceiro lugar, com 44,0 milhões de unidades e uma participação de 14%, enquanto Oppo e Vivo ficaram em quarto e quinto lugar, vendendo 36,7 milhões e 34,2 milhões de unidades, respetivamente.

O iPhone 13 teve um começo forte”, explicou Le Xuan Chiew, analista de pesquisas da Canalys. “As pré-encomendas eram altas e, ao contrário do ano passado, a Apple poderia usar todo o poder das suas lojas de retalho para impulsionar as vendas. Para clientes com um iPhone de dois ou três anos, os dispositivos provaram ser uma atualização atraente, com câmaras melhores, bateria e, claro, 5G. Mas o desempenho da Apple vai muito além do iPhone 13. Por exemplo, manteve o ímpeto do iPhone 12 com descontos na compra por atacado nos bastidores. Está a progredir rapidamente com novas iniciativas de canais B2B em todo o mundo. E continua a conquistar o interesse das operadoras de rede, ajudando a direcionar as suas bases de utilizadores para 5G e priorizando os iPhones nos seus portfólios. Irá enfrentar algumas pressões de fornecimento e suavizou sua meta de produção do iPhone para o quarto trimestre de 2021. Mas a Apple é uma potência de sourcing, os seus dispositivos de última geração a tornam menos exposta do que muitos concorrentes, e a Apple procurará o primeiro lugar no próximo trimestre”.

Vendas e crescimento mundiais de smartphones - Q3 2021

Fabricante Vendas Q3 2021 (milhões) Quota de Mercado Q3 2021 Vendas Q3 2020 (milhões) Quota de Mercado Q3 2020 Crescimento Anual
Samsung 69,4 21% 80,2 23% -13%
Apple 49,2 15% 43,1 12% +14%
Xiaomi 44,0 14% 47,1 14% -7%
Oppo 36,7 11% 31,1 9% +18%
Vivo 34,2 11% 31,8 9% +8%
Outros 91,9 28% 114,6 33% -20%
Total 325,5 100% 348,0 100% -6%

Nota: as percentagens podem não somar 100% devido a arredondamentos.
OnePlus está incluído nas vendas da Oppo
Fonte: Canalys Smartphone Analysis (sell-in shipments), outubro 2021

 

A situação do Android era menos otimista, com as vendas a cair 9%”, refere o analista principal da Canalys, Ben Stanton. “Mas as fortunas dos fornecedores eram mistas. A Samsung teve novamente problemas com o fornecimento dos seus dispositivos da série Galaxy A. A Xiaomi também viu a procura superar a oferta, mas isso deveu-se, em parte, a um desempenho de grande sucesso no trimestre anterior, que esgotou o stock disponível. Em contraste, a Oppo e a Vivo tiveram uma recuperação no terceiro trimestre depois de a COVID destruir os principais mercados no sul da Ásia no trimestre anterior. E alguns outros grandes fornecedores também viram sinais positivos, com a Transsion e a Realme aumentando as vendas durante uma expansão global, e a Lenovo a prosperar nas Américas à medida que o principal concorrente LG desaparece. Dito isso, fora das dez principais marcas, as empresas menores geralmente estão a sofrer”.

As deficiências estão a sugrir agora também no segmento de alta tecnologia, com a falta de um telefone Samsung Galaxy Note este ano”, continuou Stanton. “A Samsung vendeu mais de três milhões dos seus dobráveis, o Galaxy Z Flip3 e Fold3, no terceiro trimestre de 2021, o que é impressionante, mas não o suficiente para preencher a lacuna. Os rivais agora estão a circular nesse vácuo, com novos dispositivos como o Pixel 6 Pro do Google e o 11T Pro da Xiaomi já em jogo. Mas, como a escassez de chips restringe o fornecimento, a oportunidade real não será o volume de alta tecnologia. Em vez disso, a principal oportunidade será estratégica, já que essas marcas serão capazes de construir um sentimento premium e ganhar slots de canal-chave nas carteiras de operadoras”.

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