2021-9-23
Com o aliviar das restrições, o crescimento do retalho tradicional de tecnologia tem vindo a crescer, contudo, as vendas online também continuam a prosperar em 32%, uma quota de 35% no primeiro semestre
À medida que as restrições são levantadas, o retalho tradicional de tecnologia volta a apresentar números promissores. O valor do mercado global de bens tecnológicos de consumo, excluindo a América do Norte, cresceu 26% no primeiro semestre de 2021, atingindo um volume recorde de receitas de 433 mil milhões de dólares. Contudo, as vendas online cresceram 32%, atingindo uma quota de 35% no primeiro semestre de 2021. Segundo a GfK no Consumer Insights Engine, é de esperar um abrandamento do crescimento na segunda metade do ano, pelo que o nível de vendas do segundo semestre de 2020 deverão ser difíceis de igualar. Para 2021, a GfK prevê que as vendas de bens tecnológicos de consumo ascendam a 1,4 mil milhões de dólares, incluindo a América do Norte, o que representa um aumento de 12%. O maior tempo em casa continua a ser o principal motor do crescimento, com a procura de soluções tecnológicas para a continuidade do trabalho, educação, entre outros. Os setores de IT e de pequenos eletrodomésticos superaram as vendas em comparação com o período anterior à pandemia, crescendo 27% e 25%, respetivamente. Também a eletrónica de consumo (18%), as telecomunicações (30%) e os grandes setores (26%) também voltaram a crescer. Contudo, é de notar que diferentes restrições e taxas de infeção e vacinação causaram níveis diferentes de crescimento no mundo, com a Europa, por exemplo a chegar a 24% e a China a 32%. O estudo da GfK nota ainda que 17% dos inquiridos continuam a comprar produtos tecnológicos de consumo rapidamente, o que poderá estar relacionado com a existência de necessidades urgentes, com a antecipação da escassez de matérias-primas e de constrangimentos na cadeira de fornecimento. O aumento da procura também poderá estar relacionado com a transição dos consumidores para segmentos premium, impulsionados pelo desejo de produtos de confiança e de longa durabilidade, de marcas em que confiam. A crescente procura está ainda a levar ao aumento de preços e Nevin Francis, especialista da GfK, afirma que "estamos a assistir a um aumento médio de preços de 26% em todos os produtos de bens tecnológicos de consumo nos primeiros seis meses de 2021". |