2021-9-23

NEGÓCIOS

Mercado global de bens tecnológicos de consumo atinge novos números recorde

Com o aliviar das restrições, o crescimento do retalho tradicional de tecnologia tem vindo a crescer, contudo, as vendas online também continuam a prosperar em 32%, uma quota de 35% no primeiro semestre

Mercado global de bens tecnológicos de consumo atinge novos números recorde

À medida que as restrições são levantadas, o retalho tradicional de tecnologia volta a apresentar números promissores. O valor do mercado global de bens tecnológicos de consumo, excluindo a América do Norte, cresceu 26% no primeiro semestre de 2021, atingindo um volume recorde de receitas de 433 mil milhões de dólares. Contudo, as vendas online cresceram 32%, atingindo uma quota de 35% no primeiro semestre de 2021.

Segundo a GfK no Consumer Insights Engine, é de esperar um abrandamento do crescimento na segunda metade do ano, pelo que o nível de vendas do segundo semestre de 2020 deverão ser difíceis de igualar. Para 2021, a GfK prevê que as vendas de bens tecnológicos de consumo ascendam a 1,4 mil milhões de dólares, incluindo a América do Norte, o que representa um aumento de 12%. O maior tempo em casa continua a ser o principal motor do crescimento, com a procura de soluções tecnológicas para a continuidade do trabalho, educação, entre outros. 

Os setores de IT e de pequenos eletrodomésticos superaram as vendas em comparação com o período anterior à pandemia, crescendo 27% e 25%, respetivamente. Também a eletrónica de consumo (18%), as telecomunicações (30%) e os grandes setores (26%) também voltaram a crescer. Contudo, é de notar que diferentes restrições e taxas de infeção e vacinação causaram níveis diferentes de crescimento no mundo, com a Europa, por exemplo a chegar a 24% e a China a 32%. 

O estudo da GfK nota ainda que 17% dos inquiridos continuam a comprar produtos tecnológicos de consumo rapidamente, o que poderá estar relacionado com a existência de necessidades urgentes, com a antecipação da escassez de matérias-primas e de constrangimentos na cadeira de fornecimento. O aumento da procura também poderá estar relacionado com a transição dos consumidores para segmentos premium, impulsionados pelo desejo de produtos de confiança e de longa durabilidade, de marcas em que confiam. 

A crescente procura está ainda a levar ao aumento de preços e Nevin Francis, especialista da GfK, afirma que "estamos a assistir a um aumento médio de preços de 26% em todos os produtos de bens tecnológicos de consumo nos primeiros seis meses de 2021". 

ARTIGOS RELACIONADOS

Marcas mais digitalizadas inspiram confiança nos consumidores
NEGÓCIOS

Marcas mais digitalizadas inspiram confiança nos consumidores

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.