2014-2-03

NEGÓCIOS

Observatório Toshiba

Mercado em 2013 e tendências para 2014

A venda de computadores portáteis em Portugal no ano passado atingiu as 548 mil unidades, o que equivale a um decréscimo de 8,5% face a 2012. Analisando por canal de distribuição, o segmento de consumo caiu 6%,e o segmento empresarial -9%, consequência da forte retração sentida ao longo de todo o ano.

Mercado em 2013 e tendências para 2014

Estas são algumas das conclusões da Toshiba relativamente a 2013, na oitava edição do seu Observatório, uma iniciativa que analisa a evolução do mercado tecnológico e aponta tendências para os próximos anos.
O Observatório Toshiba realça ainda que os primeiros 9 meses de 2013 foram instáveis mas que a procura por estes equipamentos tecnológicos voltou a ganhar força depois do verão. O clima de confiança e os indicadores económicos positivos divulgados no final do ano, contribuíram para o aumento, procura reforçada pelo lançamento do Windows 8.1, no segmento consumo, e pela renovação dos parques instalados no sector empresarial.
Excluindo netbooks, os portáteis registaram um crescimento de 3%, o que reforça o posicionamento da ultramobilidade, que já representa 21% dos portáteis vendidos em 2013. Os portáteis com ecrã táctil continuam a ganhar peso, representando 5% das vendas.
Relativamente ao mercado dos tablets, em 2013 venderam-se 760 mil unidades, o que equivale a um crescimento de 134% face ao ano anterior. A quantidade de tablets vendidos ultrapassou os portáteis, situação que se inverte quando analisamos o peso em valor de cada segmento – em que os portáteis representam mais de 70%. O crescimento dos tablets resulta essencialmente do seu baixo preço, tendo preço médio 3x inferior aos portáteis.
O Observatório Toshiba conclui ainda que o mercado consolidado de portáteis + tablets continua a crescer. Em 2013 foram adquiridos 1.3 milhões de unidades, +42% que em 2012, prevendo-se que em 2014 se ultrapassem os 1.5 milhões de unidades.
Para a Toshiba Portugal, 2013 foi um ano de reforço do seu posicionamento no mercado dos portáteis. Em 2013 a Toshiba Portugal registou um volume de vendas de 118.000 portáteis, atingido uma quota de mercado de 22% .

www.toshiba.pt

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.