2014-2-03

BIZ

Observatório Toshiba

Mercado em 2013 e tendências para 2014

A venda de computadores portáteis em Portugal no ano passado atingiu as 548 mil unidades, o que equivale a um decréscimo de 8,5% face a 2012. Analisando por canal de distribuição, o segmento de consumo caiu 6%,e o segmento empresarial -9%, consequência da forte retração sentida ao longo de todo o ano.

Mercado em 2013 e tendências para 2014

Estas são algumas das conclusões da Toshiba relativamente a 2013, na oitava edição do seu Observatório, uma iniciativa que analisa a evolução do mercado tecnológico e aponta tendências para os próximos anos.
O Observatório Toshiba realça ainda que os primeiros 9 meses de 2013 foram instáveis mas que a procura por estes equipamentos tecnológicos voltou a ganhar força depois do verão. O clima de confiança e os indicadores económicos positivos divulgados no final do ano, contribuíram para o aumento, procura reforçada pelo lançamento do Windows 8.1, no segmento consumo, e pela renovação dos parques instalados no sector empresarial.
Excluindo netbooks, os portáteis registaram um crescimento de 3%, o que reforça o posicionamento da ultramobilidade, que já representa 21% dos portáteis vendidos em 2013. Os portáteis com ecrã táctil continuam a ganhar peso, representando 5% das vendas.
Relativamente ao mercado dos tablets, em 2013 venderam-se 760 mil unidades, o que equivale a um crescimento de 134% face ao ano anterior. A quantidade de tablets vendidos ultrapassou os portáteis, situação que se inverte quando analisamos o peso em valor de cada segmento – em que os portáteis representam mais de 70%. O crescimento dos tablets resulta essencialmente do seu baixo preço, tendo preço médio 3x inferior aos portáteis.
O Observatório Toshiba conclui ainda que o mercado consolidado de portáteis + tablets continua a crescer. Em 2013 foram adquiridos 1.3 milhões de unidades, +42% que em 2012, prevendo-se que em 2014 se ultrapassem os 1.5 milhões de unidades.
Para a Toshiba Portugal, 2013 foi um ano de reforço do seu posicionamento no mercado dos portáteis. Em 2013 a Toshiba Portugal registou um volume de vendas de 118.000 portáteis, atingido uma quota de mercado de 22% .

www.toshiba.pt

Recomendado pelos leitores

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa
BIZ

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa

LER MAIS

Trump suspende tarifas: mas há luz para além da dor?
BIZ

Trump suspende tarifas: mas há luz para além da dor?

LER MAIS

Segurança, formação e qualidade: Negócio da Quantinfor “mantém foco estratégico no mercado nacional”
BIZ

Segurança, formação e qualidade: Negócio da Quantinfor “mantém foco estratégico no mercado nacional”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.