2021-1-23

NEGÓCIOS

Mais de metade das empresas possuem os recursos para realizarem a sua transformação digital

Um estudo da Capgemini indica que 60% das empresas acredita ter os recursos necessários para realizarem com sucesso a sua transformação digital, sendo um crescimento de 24% em relação a 2018

Mais de metade das empresas possuem os recursos para realizarem a sua transformação digital

Cerca de dois terços das empresas inquiridas revelaram possuir os recursos necessários a nível de tecnologia (60%) e de liderança (62%) para serem bem-sucedidas na implementação dos seus programas de transformação digital. Valores que espelham um crescimento de 36% em ambas as áreas no espaço de apenas dois anos, revela o novo estudo Digital Mastery 2020: "How organizations have progressed in their digital transformations over the past two years", do Capgemini Research Institute.

Para avaliar o grau de evolução das competências/recursos digitais, nos últimos dois anos, a Capgemini analisou a média das apreciações dos inquiridos em quatro categorias: talento e organização, operações, inovação de modelos de negócio e experiência do cliente (CX). Comparando os resultados do estudo realizado pela Capgemini em 2020 e em 2018, sobre as competências/recursos digitais das empresas para realizarem com sucesso a transformação digital, conclui-se que, embora todas as empresas tenham evoluído nas suas jornadas de transformação digital em 2020, o fosso entre os digital masters (empresas com elevado nível de competências digitais e de liderança) e as demais empresas se agravou. 

A pandemia da COVID-19 revelou ser um importante acelerador da digitalização, ao colocar uma maior pressão sobre as empresas no que toca à necessidade de mudança. Os níveis de entusiasmo e otimismo das empresas face à maturidade das suas competências e recursos também aumentaram.  Não obstante, desde 2018 verifica-se que as empresas têm demorado a compreender quais os desafios que é necessário superarem para alcançar a transformação digital bem-sucedida. Consequentemente também os investimentos na transformação digital e o foco renovado no talento e na cultura têm tardado a aumentar. 

As grandes empresas, com receitas no valor de 20 mil milhões de dólares ou mais, demonstraram possuir uma clara vantagem na evolução dos seus recursos/competências digitais e de liderança. Cerca de 68% destas empresas que foram inquiridas pelo estudo da Capgemini, afirmaram possuir as competências e os recursos digitais necessários, contra 55% das empresas com receitas no valor de menos de 10 mil milhões de dólares. O mesmo se passa no que diz respeito à liderança: apenas 57% das empresas de menor dimensão afirmaram possuir as capacidades de liderança necessárias para a concretização dos projetos de transformação digital, um valor marginalmente abaixo da média geral - que se situa nos 62%, mas mais distante dos 70% revelado pelas empresas de grande porte. 

O estudo conclui igualmente que todos os setores de atividade registaram uma evolução positiva nas suas competências digitais e de liderança nos últimos dois anos. O setor do retalho destaca-se claramente dos restantes, com 73% das empresas a afirmarem que possuem os recursos digitais necessários para realizarem a transformação – um valor que contrasta claramente com os 37% registados em 2018. Também o setor das telecomunicações sobressai em 2020, com 71% das empresas a dizerem que possuem os recursos necessários para a transformação digital e com os operadores a reformularem as propostas de valor dos consumidores, criando e oferecendo experiências digitais completas. O crescimento das competências é liderado pelo setor automóvel, que passou dos 32% em 2018 para 69% em 2020.

O estudo realizado pela Capgemini em 2018 revelou que as pessoas eram uma barreira significativa à transformação digital, dado que as empresas não estavam a conseguir trazer os seus colaboradores para estas jornadas. Atualmente, as empresas já estão a conseguir envolver mais os seus colaboradores nestas iniciativas, o que provocou uma subida deste rácio de 36% registados em 2018, para 63% em 2020. Apesar deste progresso no que diz respeito ao desenvolvimento das competências, a Capgemini concluiu que menos de metade das empresas (48%) inquiridas estão a investir no desenvolvimento de soft-skills, tais como a inteligência emocional, a adaptabilidade e a colaboração. O estudo da Capgemini revela também que a cultura se mantém de forma sistemática como uma das principais barreiras ao sucesso da transformação digital. Algumas empresas simplesmente possuem culturas que não valorizam as novas ideias e a experimentação.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers
NEGÓCIOS

Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.