2015-7-31

NEGÓCIOS

Mais de 90% das empresas reconhecem que o Big Data melhora a sua competitividade

Um estudo da CA Technologies demonstra que a maioria das empresas reconhecem os benefícios da adoção de ferramentas de Big Data e que estes superam as dificuldades iniciais associadas à adoção desta tecnologia

Mais de 90% das empresas reconhecem que o Big Data melhora a sua competitividade

O estudo permitiu perceber que as empresas já veem o Big Data como uma tecnologia importante na transformação digital dos seus processos de negócio.

O estudo, intitulado The State of Big Data Infrastructure: Benchmarking Global Big Data Users to Drive Future Performance, que inquiriu mil gestores de TI em 11 países (de sectores como o retalho, finanças, banca, telecomunicações e seguros, entre outros), indica que para 84% das grandes empresas já têm ou planeiam vir a ter um projeto de Big Data no próximo ano. E apesar de 92% encontrarem dificuldades ao nível do desenvolvimento deste tipo de projetos, 88% observam ou estimam que o recurso a ferramentas deste género estão ou vão melhorar as suas receitas.

Assim, 60% das empresas inquiridas realçaram a melhoria da experiência do cliente como fatores mais determinante na adoção de projetos de Big Data. A angariação de novos clientes (54%) e a competitividade da própria empresa (41%) surgem logo a seguir.

Nove em cada dez empresas já fizeram ou pretendem fazer campanhas de marketing e vendas mais eficazes, pelo facto de as estratégias assentes em Big Data se demonstraram benéficas.

O estudo permitiu perceber que as empresas já veem o Big Data como uma tecnologia importante na transformação digital dos seus processos de negócio, na economia das aplicações: 88% dos entrevistados esperam um aumento das receitas; 92% têm a perspetiva de que haja uma melhoria da sua competitividade; 94% preveem que as ferramentas de Big Data aumentem a capacidade de proporcionar novos produtos e serviços; e 90% estimam que lhes permitam desenvolver campanhas de marketing dirigidas mais eficazes.

A esmagadora maioria (98%) também reconhece que tudo isto implica necessariamente maiores investimentos em Big Data. Os principais obstáculos a ultrapassar, em nome de uma implementação bem-sucedida de um projeto de Big Data, segundo as empresas inquiridas, dizem respeito a infraestruturas insuficientes (32%), à complexidade da empresa (27%), à segurança (26%), à falta de orçamento e recursos financeiros (25%) e à falta de visibilidade sobre os dados e processos (25%).

Ainda assim, mais de 56% consideram que é prioritário ampliar os seus projetos de Big Data existentes para incorporar mais fontes de dados. O estudo permitiu concluir ainda que uma em cada cinco empresas tem um projeto de Big Data dirigido limitado a um único departamento.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.