2016-2-05

NEGÓCIOS

Maioria das empresas europeias estão a avançar para o Big Data

A Xerox e a Forrester uniram-se para desenvolver um estudo na Europa Ocidental sobre a gestão de dados e a implementação de iniciativas de Big Data. Maioria das empresas está já a tomar decisões com base em analítica de dados em tempo real.

Maioria das empresas europeias estão a avançar para o Big Data

A análise realizada pelas duas empresas revelou que existem questões significativas a atrasar a adoção e o sucesso das ferramentas de gestão de informação, dentro das empresas. Destacam-se ainda a existência de um conjunto de desafios, entre os quais a falta de formação dos utilizadores, que implicam a implementação de estratégias de Big Data, incluindo segurança, privacidade e qualidade dos dados.

“Os decisores conhecem o potencial da informação e dos dados que têm que gerir, mas o cenário geral que se constata nas organizações ainda apresenta enormes desafios. Apesar disso, a grande maioria das empresas está a avançar com tecnologia para gerir o Big Data em diversas áreas das empresas.” afirma José Esfola, diretor de Marketing da Xerox Portugal.

O estudo da Xerox,em parceria com a Forrester, foi desenvolvido através de um inquérito realizado a 330 executivos de topo na Europa Ocidental.
Segundo os dados desta análise, constata-se que mais de metade das organizações (61 por cento) indicaram que as decisões tomadas durante 2015 iriam ser provavelmente mais baseadas em informação orientada por dados, reforçando assim o valor do Big Data; 70 por cento das empresas ainda encontram dados incorretos nos seus sistemas e 46 por cento acreditam que este facto tem um impacto negativo no negócio, requerendo novo cálculo ou conjuntos de dados totalmente inutilizáveis. Por sua vez, 37 por cento dos inquiridos apontaram a segurança e privacidade como um dos maiores desafios aquando a implementação de estratégias de Big Data.

Da amostra recolhida, 20 por cento dos inquiridos revelam grande competência em trabalhar com grandes volume de dados, definidos como “Datarati”. Cerca de 31 por cento dos participantes foram classificados como “Data-laggards”, por adotarem abordagens mais tradicionais.

Criar parcerias com especialistas externos é uma forma de potenciar os avanços na gestão do Big Data, defende o estudo. O mesmo demonstra que 30 por cento dos inquiridos planeiam parcerias com fornecedores externos para atualizarem os projetos de Big Data nos próximos 12 meses.

ARTIGOS RELACIONADOS

Xerox lança soluções de gestão documental
SOFTWARE

Xerox lança soluções de gestão documental

LER MAIS

Xerox apresenta solução para melhorar rede de transportes na Europa
NEGÓCIOS

Xerox apresenta solução para melhorar rede de transportes na Europa

LER MAIS

Xerox explica como a gestão centrada nas pessoas melhora os processos de decisão
EVENTOS

Xerox explica como a gestão centrada nas pessoas melhora os processos de decisão

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.