2014-12-10

NEGÓCIOS

Legislação não acompanha ritmo de evolução das TIC, alerta Cionet

A Cionet alerta para o facto de o crescimento acelerado do sector tecnológico não estar a dar uma respostas à altura em termos legais, comprometendo a competitividade do país a nível internacional

Legislação não acompanha ritmo de evolução das TIC, alerta Cionet

Rui Serapicos, managing partner da Cionet, diz que Portugal erá de

A Cionet, comunidade europeia de executivos de TI, alerta para o facto de a falta de ritmo de atualização legislativa poder vir a impactar negativamente a competitividade de Portugal a nível internacional.

Com um valor de mercado de 660 mil milhões de euros anuais, o sector das TIC é directamente responsável por 5% do PIB europeu, mas contribui em muito maior percentagem para o crescimento geral da produtividade (20% diretamente do sector das TIC e 30% dos investimentos nestas tecnologias). Por outro lado, o impacto indireto do sector está associado aos elevados padrões de dinamismo e inovação que lhe são inerentes e à forma como este sector modela a forma de os outros sectores realizarem as suas atividades. “O fosso digital existente entre os vários estados membros é cavado por legislações nacionais obsoletas e desatualizadas, como é o caso da portuguesa”, realça Rui Serapicos, Managing Partner da Cionet. “Portugal deverá acompanhar e corresponder ao esforço europeu de actualizar e desenvolver programas legislativos capazes de dar resposta às exigências que a era digital impõe”, reforça. Neste sentido, o ex-Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, confirmou no programa europeu 2020 Vision, que “a próxima Comissão Europeia vai desenvolver uma Agenda Digital Europeia acompanhada de um programa legislativo”.


A Agenda Digital para a Europa constitui uma das sete iniciativas da estratégia Europa 2020 e visa definir o importante papel que a utilização das TIC terá de desempenhar se a Europa quiser ver as suas ambições para 2020 concretizadas – e a urgência neste, momento, é ver este sector regulamentado com legislação atualizada. Algumas medidas legislativas propostas prendem-se com a harmonização e atualização de normas nacionais em matéria de privacidade e proteção de dados, transferência de dados, direitos de autor, direitos de proteção do consumidor, e-commerce, cybersecurity, acesso a legislação digital, arquivo digital. “Com o atual desenvolvimento das TICS nascem novos serviços, novos contratos e novas prioridades legislativas, pelo que é fundamental que a europa, e em particular Portugal, invista na análise, produção e implementação de novas soluções legislativas, capazes de manter o país ao mesmo nível do mercado digital internacional”, remata Rui Serapicos.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.