2014-6-03

NEGÓCIOS

Aquisições

KPMG investe em Portugal e compra SAFIRA

Com a aquisição da tecnológica portuguesa SAFIRA, a KPMG Portugal reforça o Centro de Excelência a nível mundial de Business Process Management; A SAFIRA deverá facturar 14 milhões de euros em 2014 e conta com um total de 180 colaboradores. Os actuais accionistas da SAFIRA passam a sócios da KPMG Portugal. a KPMG Portugal tem um plano de expansão que prevê a criação de mais de 200 postos de trabalho no mercado português até ao final do ano, dos quais 165 recém-licenciados.

KPMG investe em Portugal  e compra SAFIRA

Pedro Penedo, Partner da SAFIRA; José Alexandre Correia, Partner da SAFIRA; Sikander Sattar, Presidente do Conselho de Administração da KPMG Portugal; Luís António, Partner da SAFIRA

A KPMG Portugal SGPS, S.A, anunciou hoje que assinou um contrato para a aquisição da SAFIRA Consultadoria em Informática, S.A. (“SAFIRA”).

A SAFIRA é uma empresa portuguesa de serviços de tecnologia focada no desenho e implementação de sistemas de informação e optimização de processos de negócio em empresas nacionais e internacionais de grande dimensão, sendo considerada uma das líderes mundiais na implementação de soluções IBM Business Process Management (BPM) e IBM Operational Decision Management (ODM).

Esta aquisição implicará, após a conclusão da transacção prevista para Julho de 2014, a nomeação dos actuais 3 accionistas da referida empresa como sócios na partnership da KPMG em Portugal.
A SAFIRA, que conta com 80% das suas vendas no mercado internacional, facturou 10,9 milhões de euros em 2013 e deve atingir os 14 milhões de euros de facturação em 2014.

A KPMG Portugal tem um plano de expansão que prevê a criação de mais de 200 postos de trabalho. Com esta aquisição, a KPMG integra uma equipa de 180 profissionais e fortalece ainda mais a sua actividade de Consultoria, juntando competências tecnológicas às competências de negócio, para benefício dos seus clientes. Para além deste investimento, nos últimos meses, a KPMG Portugal anunciou a nomeação de 10 novos sócios e o recrutamento de mais de 60 colaboradores com experiência nas áreas de Auditoria, Tax e Advisory.

Além dos profissionais que agora integram o universo KPMG Portugal, por força da aquisição da SAFIRA, até ao final do ano de 2014, a KPMG irá ainda recrutar mais 200 profissionais em Portugal, dos quais 165 recém-licenciados, para fazer face às oportunidades que se lhe colocam, quer no mercado nacional, quer nos mercados internacionais.

KPMG Portugal reforça Centro de Excelência a nível mundial de Business Process Management

Com a aquisição e integração da SAFIRA no Centro de Excelência a nível mundial de BPM da KPMG, a KPMG reforça de forma significativa os seus serviços de “business transformation” onde de forma integrada apoia os seus clientes desde o desenvolvimento das estratégias até à implementação tecnológica e gestão da mudança nas organizações.

O Business Process Management (‘BPM’) é uma abordagem global que promove a eficiência e o controlo dos processos de negócio em paralelo com uma maior inovação, flexibilidade e integração das diferentes tecnologias da organização.

“A integração da SAFIRA na KPMG permite-nos disponibilizar serviços end-to-end nos programas de transformação do negócio dos nossos clientes, da estratégia à implementação”, afirmou Sikander Sattar, Presidente do Conselho de Administração da KPMG Portugal. “A aquisição da SAFIRA garante à KPMG uma capacidade única à escala global de ajudar os clientes a concretizar novas oportunidades de negócio, aumentar as receitas e potenciar inúmeras eficiências e optimização de custos. Estamos muito entusiasmados com a integração desta extraordinária equipa de profissionais da SAFIRA na KPMG.”

A velocidade a que hoje a mudança acontece nas organizações exige tecnologias que possam acelerar a forma como estas se adaptam e transformam, para gerarem mais valor para os seus accionistas, clientes e trabalhadores. A SAFIRA e a KPMG têm vindo a trabalhar em parceria há cerca de 2 anos, tendo a SAFIRA ajudado o Centro de Excelência de BPM da KPMG no Reino Unido a desenvolver uma solução, a ser patenteada nos Estados Unidos, designada BPM-O (Optimizer) e que permite às equipas de negócio transformar as suas organizações e processos de forma iterativa, com o mínimo envolvimento dos departamentos de informática. Com esta solução, a alteração de processos de negócio pode ser conseguida com uma redução de aproximadamente 75% do esforço de desenvolvimentos informáticos. Em conjunto com a SAFIRA, a KPMG ajudou um grande banco do Reino Unido a poupar £500m nos últimos dois anos em resultado da utilização desta tecnologia, moldando políticas, melhorando resultados e introduzindo automatização e eficiências operacionais. Como resultado, a KPMG ficou em segundo lugar nos Prémios EMEA de Excelência BPM da Gartner em 2014.

“Com a combinação das nossas competências e experiência, a KPMG torna-se num dos principais fornecedores BPM do mundo, com know-how de negócio e tecnológico para garantir resultados tangíveis e efetivos aos seus clientes. Juntos estamos posicionados de forma impar para ajudar a acelerar o crescimento dos nossos clientes”, referiu Aidan Brennan, KPMG Global Head of Management Consulting.
Numa fase inicial, a SAFIRA continuará a existir como empresa autónoma dentro da KPMG, mantendo a sua identidade e marca.
“Temos cerca de 50 vagas em aberto e este número deverá multiplicar nos próximos meses”, refere Pedro Penedo, Partner da SAFIRA. “Temos sido reconhecidos publicamente pela IBM e pelo mercado como líderes em BPM e ODM. Esta aquisição pela KPMG e o relevo que a SAFIRA passará a ter nesta organização e na sua estratégia de crescimento a nível mundial vêm potenciar o nosso crescimento pessoal e profissional”.

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.