2022-8-04

NEGÓCIOS

iPortalDoc usa Inteligência Artificial como um aliado dos Recursos Humanos

“A Inteligência Artificial é uma mais valia em processos de interação com atendimento automatizado"

iPortalDoc usa Inteligência Artificial como um aliado dos Recursos Humanos

Na versão 7.1 da Solução de Gestão Documental e de Processos, iPortalDoc, que será lançada brevemente, a Inteligência Artificial assume um papel fundamental na classificação automática de documentos, sem intervenção humana nem motores de OCR.

Telma Salgueiro, responsável pela equipa de I&D do iPortalDoc, começa por explicar como será o funcionamento desta nova funcionalidade. Segundo a responsável, “o mecanismo de Inteligência Artificial que vai integrar o iPortalDoc vai permitir que um documento ao dar entrada na Gestão Documental, para além de ser tipicamente classificado com a entidade remetente e destinatário, seja capaz de reconhecer, classificar e associar outras entidades envolvidas em determinado processo”, concluiu.

De que forma? Na receção de um e-mail com um contrato em anexo, por exemplo, o e-mail ao dar entrada no iPortalDoc é automaticamente classificado quanto ao tipo de documento e entidades envolvidas (remetente e destinatário). Simultaneamente, o sistema extrai o anexo que também classifica e guarda na respetiva pasta, mantendo o e-mail associado ao contrato.

No entanto, graças a este mecanismo vai ser também possível ler, classificar e associar, a determinado processo, entidades que sejam mencionadas no corpo de um e-mail/documento ou anexo, e que não são nem o remetente nem o destinatário principal. Esta interpretação é feita com base na informação da entidade existente na base de dados, e é muito útil para utilizar na pesquisa de documentos/processos.

Telma Salgueiro explica ainda que se “trata de uma evolução natural da Solução, como resposta às necessidades do mercado”. Reforçando que “não se trata de usar a tecnologia para substituir pessoas, muito pelo contrário, trata-se de as canalizar para tarefas que requerem, de facto, a sua intervenção”.  A responsável esclarece que a “classificação de documentos é geralmente o primeiro passo de um processo que é muito importante, até porque permite posteriormente uma pesquisa mais assertiva, mas que pode, de facto, ser mais automatizado e até diminuir muito a margem de erros”, terminou.

A Inteligência Artificial é uma mais valia em processos de interação com atendimento automatizado.”

Telma Salgueiro explica ainda que este tipo de classificação automatizada irá funcionar também para a “gravação e arquivo de chamadas recebidas ou efetuadas por assistentes virtuais (Voicebots)”. No seguimento da chamada, com base na informação recolhida, o bot vai à base de dados verificar se esta informação já existe. Caso exista, em vez de o documento depois de dar entrada no iPortalDoc seguir um workflow de classificação, que teria de ser executado manualmente, consegue automaticamente classificá-lo com a informação que recolheu e avança para a próxima etapa do workflow. Tudo isto, num processo completamente automatizado.

Para quem trabalha nesta área da I&D sabe que “este é um caminho que as Empresas têm que percorrer, o de saber usar as suas Soluções para responder às necessidades do mercado, numa ótica de auxilio dos seus Recursos Humanos, que estão constantemente a ser solicitados para a execução de tarefas muito distintas”, terminou.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.