2015-10-29

NEGÓCIOS

Inteligência Artificial supera o cérebro humano no reconhecimento de escrita manual

A Fujitsu R&D Center e a Fujitsu Laboratories revelam que desenvolveram a primeira tecnologia de reconhecimento de escrita manual do mundo que utiliza uma Inteligência Artificial (IA) modelada a partir de processos do cérebro humano, que ultrapassa a taxa de reconhecimento de 96,1%, equivalente à humana.

Inteligência Artificial supera o cérebro humano no reconhecimento de escrita manual

A Fujitsu havia anteriormente alcançado um rigor de alto nível neste campo, tal como ficou demonstrado com o 1º lugar alcançado na Conferência Internacional sobre Análise e Reconhecimento de Documentos (ICDAR), com uma taxa de 94,8%, num concurso de reconhecimento de caracteres chineses escritos à mão. No entanto, para aumentar ainda mais o rigor do reconhecimento, era essencial ter um novo mecanismo que estudasse a diversidade de deformações dos caracteres.

Agora, tendo por foco um modelo hierárquico de conexões alargadas entre neurónios, um modelo baseado no cérebro humano que reconhece as características dos caracteres, a Fujitsu desenvolveu uma tecnologia que cria automaticamente vários padrões de deformação de caracteres a partir do padrão base do caractere, “treinando” assim este modelo neural hierárquico. Usando este método, a Fujitsu alcançou um rigor de 96,7%, ultrapassando a taxa humana de reconhecimento de caracteres chineses escritos à mão, equivalente a 96,1%.

A Fujitsu espera que esta tecnologia permita uma automatização ainda maior da inserção e reconhecimento informáticos.

Por norma, embora os humanos consigam reconhecer facilmente caracteres, imagens e sons, os computadores têm dificuldade em fazer este tipo de reconhecimento, devido às muitas variações de forma, brilho e outras características do objecto a ser reconhecido, bem como a existência de objetos similares. Isto tornou-se um problema central na investigação de inteligência artificial.

A Fujitsu iniciou a sua investigação usando inteligência artificial baseada numa aprendizagem profunda do reconhecimento de caracteres em 2010. Em 2013, a tecnologia de reconhecimento de caracteres desenvolvida a partir desta inteligência artificial conquistou o primeiro lugar (taxa de reconhecimento de 94,8%) num concurso de reconhecimento de caracteres chineses escritos à mão realizada numa conferência internacional do mais alto nível no terreno do processamento de imagens de documentos, alcançando o maior rigor na área.

A Fujitsu está a apontar para a aplicação prática desta tecnologia no ano fiscal de 2015, ao mesmo tempo que melhora ainda mais o rigor da tecnologia de reconhecimento de caracteres e alarga o seu uso ao reconhecimento de suportes que não os de caracteres escritos, como as imagens e a voz.

Além disso, a Fujitsu também está a estudar as aplicações desta tecnologia de reconhecimento de caracteres a muitas outras línguas, nomeadamente às línguas baseadas em alfabetos e os números.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.