2016-8-29

BIZ

Instituto Politécnico de Santarém otimiza custos com solução atual de MPS

A Beltrão Coelho instalou no Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) uma solução que permitiu otimizar toda a infraestrutura de cópia e impressão da instituição, com recurso a hardware e software da Xerox

Instituto Politécnico de Santarém otimiza custos com solução atual de MPS

O IPSantarém é uma instituição de ensino superior politécnico público criada na década de 70, que conta com 4000 alunos e 500 colaboradores, integrando atualmente cinco Escolas Superiores: quatro em Santarém e uma em Rio Maior.

 

O Desafio

A instituição procurava uma solução moderna de Managed Print Services (MPS) que lhe permitisse solucionar os problemas que vinha a enfrentar na gestão de hardware/software de impressão e gestão e documentos. O objetivo era conseguir um maior controlo de custos financeiros e reduzir os custos operacionais. A Beltrão Coelho começou por realizar uma análise exaustiva do cenário: identificar a localização de todos os equipamentos de impressão existentes e dos utilizadores, correlacionando aos departamentos afetos; contagem do volume de impressão através de RMS (Remote Management System); análise detalhada dos custos. A Beltrão Coelho identificou cinco situações a melhorar. O IPSantarém já tinha o Equitrac instalado, que não comunicava, no entanto, com o sistema de gestão documental existente. Assim, os alunos não conseguiam acompanhar a evolução do seu plafond em tempo real (acesso via senha), o que ocasionava sobrecarga na secretaria e erros frequentes, já que as atualizações dos saldos eram feitas manualmente. Por outro lado, os alunos e colaboradores pretendiam imprimir via dispositivos móveis e não tinham essa possibilidade. Outro problema prendia-se com o facto dos alunos terem de aceder à rede do IPSantarém para imprimir ficheiros partilhados, o que implicava utilizar os PCs da instituição. Os outros dois desafios eram de ordem mais técnica: falta de conexão, incompatibilidade de drivers, encravamentos, entre outros, que dificultavam a intervenção do IT do IPSantarém. Verificava-se, ainda, um elevado stock de consumíveis, que exigia muito tempo do departamento administrativo.

 

A Solução

A Beltrão Coelho desenhou com o IPSantarém a melhor solução para otimizar toda a infraestrutura de cópia e impressão. Tendo em vista a sua uniformização, foram implementados 11 MFPs Xerox 3655, 23 MFPs 7220, nove MFPs 7830 e quatro MFPs 7855, todos com tecnologia Xerox ConnectKey. Em todos foi instalada uma solução NFC (Near Filed Connection), o que permitiu a impressão através de dispositivos móveis Android e iOS. Foi ainda instalado o software Equitrac (com a função follow me) para gerir fluxos através do AD e gestão e definição de políticas de utilizadores. A Beltrão Coelho criou uma API de integração entre o Equitrac e o sistema de Gestão Documental do IPSantarém. Foi, assim, criado um web service no Equitrac que permitiu enviar para esse sistema o saldo de cópias e plafond dos utilizadores, o que possibilitou a alteração automática dos plafonds através do sistemas de gestão documental. O Equitrac foi instalado num único print server, localizado no centro de informática do IPSantarém. O software foi configurado para uma gestão hierárquica das 5 diferentes unidades orgânicas, havendo um administrador de topo com acesso à totalidade dos dados. A Beltrão Coelho criou também a loja myapps, através da Xerox App Studio. A myapps simplificou a forma como administrativos e alunos do IPSantarém passaram a interagir com as impressoras. As aplicações instaladas foram a Print from Dropbox, Print from Office 365 e Print from URL. Com estas foi possível aos alunos navegar pelas pastas do Sharepoint online, Dropbox e pastas do servidor web do IPSantarém e imprimir os seus ficheiros diretamente do multifuncional, sem precisar entrar na rede do IPSantarém. Foi ainda instalado o sistema Remote Control Panel da Xerox que permitiu à equipa de TI do IPSantarém visualizar os painéis táteis dos multifuncionais instalados sem que estivessem na presença dos mesmos.

 

O Resultado

Para uma eficiente gestão do contrato, foi instalado o software YAWPrint, um RMS (remote management system) criado pela Beltrão Coelho, que deste modo passou a recolher automaticamente a contagem dos equipamentos e a receber alertas de futuras necessidades de consumíveis, o que permitiu dinamizar o serviço prestado através da monitorização on-time e proativa dos equipamentos. Com o design e instalação de todas estas soluções, o IPSantarém foi libertado da gestão do seu parque de impressão. Registou-se um aumento do tempo de disponibilidade dos equipamentos e a eliminação dos processos redundantes e sem valor acrescentado outrora realizados pelo departamento administrativo. Houve, também, uma libertação dos recursos de logística e a eliminação da necessidade de stock e armazenamento.

Recomendado pelos leitores

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência
BIZ

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência

LER MAIS

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos
BIZ

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos

LER MAIS

Mercado mundial de smartphones começa 2024 com forte crescimento
BIZ

Mercado mundial de smartphones começa 2024 com forte crescimento

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.